Interreg Sudoe

Octávio Pinto

Está aberta a segunda convocatória do Programa Interreg Sudoe, para o período 2014-2020 e com um orçamento FEDER de 25 milhões de euros, para duas prioridades temáticas: Investigação e Inovação (16 milhões) e Meio Ambiente e Eficiência de Recursos (9 milhões).

Durante a convocatória, os promotores de projeto deverão apresentar a sua candidatura até dia 31 de março de 2017 às 12h00 (hora local de Santander), através da aplicação informática eSudoe, onde encontrarão todos os formulários oficiais a apresentar, entre eles:

• A “proposta de projeto”, apresentada unicamente através de eSudoe;
  • A Declaração de Responsabilidade e de Compromisso do Beneficiário Principal cuja versão papel devidamente assinada e carimbada pelo representante legal da entidade (unicamente no idioma do Beneficiário Principal) deverá ser enviada por carta registada, até ao dia 31 de março de 2017, sendo válida a data dos correios e;
  • As Declarações de Interesse dos beneficiários apresentadas nos seus respectivos idiomas.

Pode consultar todos estes documentos no kit de candidatura.

Estas candidaturas serão co-instruídas pelas Autoridades Nacionais e pelo Secretariado Conjunto, sendo objeto de uma primeira seleção realizada pelo Comité de Programação com base nos critérios de admissibilidade e de seleção da primeira fase, pormenorizados na Ficha n.º 6 do Guia Sudoe.

Durante a primeira fase, os projetos serão classificados como:

• Proposta de projeto autorizada a passar à segunda fase;
  • Proposta de projeto não autorizada a passar à segunda fase e;
  • Projeto inelegível.

Cursos Avançados cE3c 2017/2018

This is a mostly practical course offering an overview on different community ecology and macroecological methods and software.

Ada-Europe 2018 - 23rd International Conference on Reliable Software Technologies

The conference will provide an international forum for researchers, developers and users of reliable software technologies all over the world.

Curso livre, a decorrer de 18 a 22 de junho, organizado ao abrigo do protocolo de colaboração entre a Academia das Ciências de Lisboa e a Universidade de Lisboa.

Afonso Manuel Lohmann da Silva Rodrigues apresenta o relatório de estágio "Análise de clusters espácio-temporais de anomalias congénitas em Portugal".

Isabel Francisca Sota Machado Barradas defende a dissertação "New methods for the investigation of dynamics of functional magnetic resonance imaging data".

Impulsiona o teu potencial de empregabilidade!

Sabias que podes ter uma experiência profissional internacional com uma bolsa Erasmus+?

Por Ivan Beschastnikh (University of British Columbia).

Por António Bento (Max-Plank- Institut fuer Physik / Departamento de Física de Universidade de Coimbra).

Por Giovanni de Lellis (University of Naples Federico II).

Por Luísa Canto e Castro Loura (Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal).

A Escola de Verão de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa é dedicada a todos os alunos do primeiro ciclo, ou início do segundo, que têm um gosto especial pela matemática e que pretendem decidir a continuação dos seus estudos.

Francisco Ferreira Cunha defende a dissertação "Desenvolvimento de um Software para Alinhamento Virtual de Lâminas Integralmente Digitalizadas de Anatomia Patológica".

Conferências CIUHCT "Um museu dos plásticos? Para quem?"

No âmbito do projeto “O Triunfo da Baquelite - Contribuições para uma História dos Plásticos em Portugal” (Ref .: PTDC / IVC-HFC / 5174/2014), desenvolvido no Centro Interuniversitário de História das Ciê

A iniciativa conta com a participação de vários membros da Faculdade de Ciências da ULisboa: Ana Cristina Figueiredo, José Barroso, Elsa Gonçalves e Catarina Leal.

Seminário Permanente de Astronomia Antiga - 21 junho 2018

Este novo seminário, organizado pelo CIUHCT e pelo Departamento de História e Filosofia das Ciências (FCUL), é dedicado à história da astronomia antiga, estendendo o conceito aos aspectos históricos da disciplina, ou de outras que com ela se relacionaram, até ao século XIX.

Por Ana Cristina Reis (PhD student, cE3c).

Candidaturas ao Programa de Estágios de Verão FCUL

A Faculdade de Ciências vai implementar este ano, pela primeira vez, um programa de estágios de verão.

The Workshop in Integrative Approaches in Neurodegeneration is organized in the frame of the FlySMALS consortium, funded by the 2013 JPND Transnational call for “European research projects for Cross-Disease Analysis of Pathways related to Neurodegenerative Diseases”, which come

Gestão e Ecologia do Fogo: uma solução Contra os Incêndios?

O Fogo é apresentado nas suas vertentes menos conhecidas. As espécies florestais portuguesas e as suas adaptações ecológicas ao fogo. Será o Fogo uma surpresa para os nossos ecossistemas? O Pinheiro, o Eucalipto e o Sobreiro. O que conhecemos da sua ecologia?

Logótipo da redeAGRO

As alterações climáticas são um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta.

Ângela Duarte Henriques apresenta o trabalho de projeto "Cash Back Program".

Cursos Avançados cE3c 2017/2018

This course offers an overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets.

Oficina Ciência e Império na Era da Descolonização

O Ciência e Império de 2017-2018 irá concluir com um dia inteiro de conferências e debates, no ICS. Para participar, inscreva-se através do e-mail cienciaimperio@gmail.com.

Diogo Loureiro Caetano defende a dissertação "Linear stability for differential equations with infinite delay via semigroup theory".

Por Vinicius Bastazini (Post doctoral research fellow at CNRS Theoretical and Experimental Ecology Station, Moulis, France).