Interreg Sudoe

Octávio Pinto

Está aberta a segunda convocatória do Programa Interreg Sudoe, para o período 2014-2020 e com um orçamento FEDER de 25 milhões de euros, para duas prioridades temáticas: Investigação e Inovação (16 milhões) e Meio Ambiente e Eficiência de Recursos (9 milhões).

Durante a convocatória, os promotores de projeto deverão apresentar a sua candidatura até dia 31 de março de 2017 às 12h00 (hora local de Santander), através da aplicação informática eSudoe, onde encontrarão todos os formulários oficiais a apresentar, entre eles:

• A “proposta de projeto”, apresentada unicamente através de eSudoe;
  • A Declaração de Responsabilidade e de Compromisso do Beneficiário Principal cuja versão papel devidamente assinada e carimbada pelo representante legal da entidade (unicamente no idioma do Beneficiário Principal) deverá ser enviada por carta registada, até ao dia 31 de março de 2017, sendo válida a data dos correios e;
  • As Declarações de Interesse dos beneficiários apresentadas nos seus respectivos idiomas.

Pode consultar todos estes documentos no kit de candidatura.

Estas candidaturas serão co-instruídas pelas Autoridades Nacionais e pelo Secretariado Conjunto, sendo objeto de uma primeira seleção realizada pelo Comité de Programação com base nos critérios de admissibilidade e de seleção da primeira fase, pormenorizados na Ficha n.º 6 do Guia Sudoe.

Durante a primeira fase, os projetos serão classificados como:

• Proposta de projeto autorizada a passar à segunda fase;
  • Proposta de projeto não autorizada a passar à segunda fase e;
  • Projeto inelegível.

Mais informações

Estudantes de Ciências elaboram respostas para os desafios de saúde europeus - ler notícia.

Por Léonard Monsaigeon (Grupo de Física Matemática - Universidade de Lisboa).

Este workshop é uma oportunidade para que possas explorar os teus interesses vocacionais.

BIODECON é um projeto de investigação da FCUL que pretende, entre outros objetivos, saber o que o público em geral pensa a respeito da natureza, conservação e ambiente.

Por Antonio Córdoba (Universidad Autónoma de Madrid).

Hernâni Filipe Pereira de Abreu defende a dissertação "Eficiência e Efeitos Térmicos de um Laser de Microchip".

Por Laurentiu Leustean (University of Bucharest and Simion Stoilow Institute of Mathematics of the Romanian Academy).

A iniciativa, que conta com a participação de José Francisco Rodrigues (Departamento de Matemática da FCUL), está integrada no FOLIO - Festival Internacional de

Por Pedro Machado (Investigador do IA e da Faculdade de Ciências da Universidade Lisboa).

Estes cursos breves, dirigidos aos alunos de licenciatura (e mestrado) em Biologia da FCUL, têm como objetivo complementar o seu plano curricular e a oferta já existente para este público-alvo, e decorrem sobretudo aos fins de semana e feriados para evitar sobreposição com

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento até 22 de outubro de 2017.

Mais informações disponíveis na página do Programa Doutoral.

Por Jan Beirlant (Catholic University of Leuven - Belgium).

There are thousands of totally sequenced genomes freely available in the Internet. The number keeps on growing as at least one genome sequence is released every day.

No âmbito do projeto Europeu ALTHOUR, a FCUL, em conjunto os seus parceiros da ULisboa e as Universidades de Maastricht, Leuven e Macerata, está a organizar um curso de outono em empreendedorismo, coordenado pelo professor Dominik Mahr da Universidade de Maastricht.

A sessão contará com apresentações de Miguel Tavares da Silva (IST), Paulo Fernandes (IST), Mónica Oliveira (IST) e Vera Moniz-Pereira (FMH).

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento a decorrer até 24 de outubro de 2017.

O Tec Labs é o epicentro do empreendedorismo em Ciências e faz parte da Startup Europe University Network, que, todos os anos, promove uma semana de eventos pela europa fora!

Por Simão Herdade (Yahoo, São Francisco, EUA).

The Joint Programming Initiative Healthy and Productive Seas and Oceans (JPI Oceans) is a coordinating platform, established in 2011, open to all EU Member States and Associated Countries.

A sessão, moderada por Luísa Schmidt (ICS), conta com a participação de Cláudia Monge (FD), Susana Fonseca (ICS/Associação Zero), Francisco Jaime Quesado (ESPAP) e Beatriz Oliveira (Ordem dos N