Interreg Sudoe

Octávio Pinto

Está aberta a segunda convocatória do Programa Interreg Sudoe, para o período 2014-2020 e com um orçamento FEDER de 25 milhões de euros, para duas prioridades temáticas: Investigação e Inovação (16 milhões) e Meio Ambiente e Eficiência de Recursos (9 milhões).

Durante a convocatória, os promotores de projeto deverão apresentar a sua candidatura até dia 31 de março de 2017 às 12h00 (hora local de Santander), através da aplicação informática eSudoe, onde encontrarão todos os formulários oficiais a apresentar, entre eles:

• A “proposta de projeto”, apresentada unicamente através de eSudoe;
  • A Declaração de Responsabilidade e de Compromisso do Beneficiário Principal cuja versão papel devidamente assinada e carimbada pelo representante legal da entidade (unicamente no idioma do Beneficiário Principal) deverá ser enviada por carta registada, até ao dia 31 de março de 2017, sendo válida a data dos correios e;
  • As Declarações de Interesse dos beneficiários apresentadas nos seus respectivos idiomas.

Pode consultar todos estes documentos no kit de candidatura.

Estas candidaturas serão co-instruídas pelas Autoridades Nacionais e pelo Secretariado Conjunto, sendo objeto de uma primeira seleção realizada pelo Comité de Programação com base nos critérios de admissibilidade e de seleção da primeira fase, pormenorizados na Ficha n.º 6 do Guia Sudoe.

Durante a primeira fase, os projetos serão classificados como:

• Proposta de projeto autorizada a passar à segunda fase;
  • Proposta de projeto não autorizada a passar à segunda fase e;
  • Projeto inelegível.

Mais informações

Por Carina Silva (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa).

Inês da Silva Pinto Campos defende a dissertação "Trigonometria: encantos e recantos de uma abordagem didática".

Raquel Maria Vicente Filipe defende a dissertação "Coupled Wiener processes: from single to collective dynamics of active particles".

Joana Correia Pinto defende a dissertação "Desenvolvimento Aplicacional CRM em Modelo Cloud".

Por Gabriela Gomes (Liverpool School of Tropical Medicine, UK / Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade do Porto).

Por Nuno Peres (Universidade do Minho).

Pode a matemática ajudar a resolver os problemas do Turismo?

Ana Rita da Silva Ferreira defende a dissertação “Otimização dos serviços de cuidados de saúde: planeamento de cirurgias eletivas em hospitais públicos".

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizados anualmente pelo CIUHCT sobre assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

Por Nuno M. Pedroso (Post-doc researcher CENA/São Paulo University and cE3c collaborator - Conservation Ecology group).

Por Henrique Leitão e Joaquim Alves Gaspar (FCUL).

Esta sessão conta com a participação de Cristina Branquinho (Ce3c, FCUL),  Luísa Nogueira (CCDR-LVT), Jorge Maia Alves (FCUL), André Borges (aluno FCUL) e moderados por Ricardo Trigo (IDL, FCUL).

Por Imme Van Den Berg (Universidade de Évora).

O concerto conta com a presença da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, do Coro da Universidade de Lisboa, do Coro de Câmara do Instituto Gregoriano de Lisboa e do Coro Essence Voices.

Por César Rodrigo (Academia Militar, CMAF-CIO, CINAMIL).

Por Fernando Buitrago (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço).

Criado no seguimento do ciclo de oficinas Leguminosas no Ponto!, este livro  representa o culminar de um ano de consciencialização coordenado pelo MUHNAC-ULisboa para os benefícios e potencialidades das leguminosas secas em Portugal e no mundo.

André Lourenço Gonçalves defende a dissertação "Inclusion of biology in treatment planning for proton therapy".

Marta Carrilho defende a dissertação "Development of an Exoskeleton Model in a Neurorehabilitation Perspective".

Por Bruno Sousa (University of Cincinnati).

Catarina Pereira Rodrigues da Venda defende a dissertação “Análise da presença de variáveis mediadoras”.

Por Jean-Éric Pin (Institut de Recherche en Informatique Fondamentale, CNRS et University Paris-Diderot).