Formação de apoio à gestão e monitorização do ambiente marinho

Projeto SOPHIA

>> Abertura de pré-inscrições <<

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), entidade responsável pela implementação da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM), identificou várias áreas de conhecimento sobre o ambiente marinho sob soberania de Portugal que exigem a consolidação de saberes e o aumento de massa crítica de técnicos qualificados para a boa execução dos Programas de Monitorização e de Medidas da DQEM.

O Projeto SOPHIA - Conhecimento para a gestão do ambiente marinho resulta de uma parceria entre a DGRM, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a Escola Superior de Comunicação Social, sendo suportado financeiramente pelas EEA Grants. Este projeto conta com a participação do  Instituto Dom Luiz (IDL) e do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

O projeto responde a algumas das necessidades identificadas, contribuindo para a formação profissional e a qualificação académica em 5 áreas temáticas. O público-alvo tem em conta a aplicação da DQEM.

Módulos de formação Calendário da Formação
  2015 2016
Proteção do Ambiente Marinho, Direito Internacional do Mar e Legislação Europeia Julho Janeiro/Fevereiro
Interpretação de Imagens de Satélite relativas ao Mar Junho/Julho Janeiro/Fevereiro
Sistemas de Informação Geográfica para o Mar Setembro Janeiro/Fevereiro
Ecossistemas da Plataforma Continental   Janeiro/Fevereiro
Ecossistemas do Mar Profundo   Janeiro/Fevereiro

>> Mais informações sobre os módulos de formação <<

Os candidatos a participar nas ações de formação deverão apresentar a sua pré-inscrição para o e-mail sophia-dqem@dgrm.mam.gov.pt.

Mais informações disponíveis no sítio da DGRM.

This course will teach how to apply the SWAT eco-hydrological model to assess the impacts of climate and associated changes on water-soil-plant interactions, and consequences to water resources, soil erosion and nutrient cycles.

Mathematical Logic Webinar, por Anton Freund (Technische Universität Darmstadt).

Geometry Webinar, por Pierre Schapira (Professor emeritus Sorbonne University).

Mapa de Portugal e informações sobre os Censos 2021

Os Censos 2021 estão aí! Esteja atento à sua caixa de correio.

Imagem ilustrativa da ação de formação

Formação de Comunicação em Ciência(s), por Rita Ferreira (InnovPlantProtect, Gestora de Comunicação / NOVA FCSH-ITQB NOVA, Mestranda / Rede SciComPt, sócia).

This course aims to provide students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R

This course aims to provide students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyze and visualize biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Logótipo da iniciativa

"Património e divulgação em Paleontologia" é o tema escolhido para esta edição do EJIP.

A mostly practical course, offering an overview on different community ecology and macroecological methods and software.

Logótipo da conferência, sobre um fundo branco

THE meeting place for Mobility Management practitioners and experts all over Europe.

An overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets.

Título e data do evento

An overview of recent developments and applications of the algebraic and analytic theory of D-modules.

This course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

How to predict the three-dimensional structure of nucleic acid and proteins from their sequence and use the acquired knowledge to improve or create new methodologies in molecular biology research and diagnostics?

Representação da cidade de Lisboa, acompanhada do título da conferência

The 22nd in the series of triennial conferences which bring together the Particle and Nuclear Physics communities.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Welcome to an unique silicon for photovoltaics event in Lisbon!

Logótipo da Unite!

Summer School no âmbito da Rede UNITE! (University Network for Innovation, Technology and Engineering), de que faz parte a ULisboa, com inscrições a decorrer até 15 de maio de 2021.