Encontro Portugal Digital

Como potenciar velhos negócios nas novas plataformas? (sem antagonizar a audiência)

Anfiteatro 6.1.36, do edifício C6
A Internet apresentou-se aos consumidores, nos últimos 15 anos de forma, crescentemente atraente. Desde o início da implantação da banda larga em Portugal temos progressivamente vindo a ter acesso a ofertas de crescente velocidade, fiabilidade e mobilidade. Muito dificilmente alguém dos nossos dias sentirá saudades dos modems de 28kps, do telefone “impedido” pela Internet e do tempo em que WWW significava World Wide Wait.
 
A maior parte das indústrias percebeu o fenómeno a adaptou-se a tempo. É por isso que na Internet se transaccionam, hoje em dia, quase todo o tipo de mercadorias desde bilhetes de avião a livros (novos e usados), passando por dispositivos electrónicos, software as a service e muitas coisas mais. De facto, o comércio online está perfeitamente estabelecido e permite não só a aquisição dos produtos habituais, que ficaram disponíveis neste novo canal, mas também a aquisição de produtos muito especializados que dificilmente se encontrariam de outra forma em mercados pequenos, como tradicionalmente é o do nosso país.
 
Há no entanto um subconjunto da indústria que acordou tarde para esta realidade, se é que acordou de facto, e pretende rebater os efeitos colaterais de sua própria inacção - o discurso é o mesmo de há 15 anos - com novos impostos sobre a população, por via da taxação de diversos tipos de dispositivos electrónicos.
 
A propósito da tão contestada proposta de Lei da Cópia Privada (PL/246), a FCUL disponibiliza espaço para um debate sobre o futuro dos conteúdos digitais, a necessária mercantilização de que os consumidores têm estado anos à espera e a re-credibilização de uma indústria que pouco mais tem feito do que antagonizar os seus próprios clientes.
 
Trata-se de um encontro pró-digital, pró-Internet e pró-modernidade para o qual está confirmada a presença das seguintes individualidades:
 
Mário Jorge Silva - professor universitário no IST
Pedro Ramalho Carlos - empreendedor e ex-gestor de operador de comunicações
José Valverde - presidente da AGEFE
Maria João Nogueira - blogger, comunicadora
José Magalhães - deputado
Michael Seufert - deputado
Gustavo Homem - empreendedor e ex-dirigente associativo do sector das TIC
Rui Seabra - presidente da ANSOL
 
A discussão estará centrada nas soluções para um mercado de conteúdos moderno, soluções que permitam a aquisição prática e flexível de conteúdos protegidos por direito de autor, sem onerar dispositivos de armazenamento que em muitos casos alojam apenas dados de trabalho ou simplesmente dado pertencentes ao seu proprietário.
 
Este evento não se tratará, em hipótese alguma, de uma repetição de anteriores debates sobre o PL/246 cujos duvidosos fundamentos são sobejamente conhecidos do público. O evento pretende apontar
soluções para sustentabilidade do mercado digital compatíveis com o respeito pelos consumidores.
 
A moderação do evento ficará a cargo de Pedro Veiga, docente na FCUL e ex-presidente da FCCN. 
 

Keywords: internet, streaming, mp3, audio, video, cópia privada, pl/246

18h - 20h
Prof. Pedro Veiga; pmveiga@ciencias.ulisboa.pt
Imagem ilustrativa do evento, acompanhada das datas de realização e de outras informações relevantes

Um curso dedicado a todos aqueles que se interessam pelo conhecimento.

Através de 4 módulos e com recurso ao software R, aprenda a organizar e analisar dados com foco na obtenção de soluções orientadas para a resolução de problemas.

Solid Earth Seminar, por Ane de Celis (Grupo de Biología Evolutiva, UNED).

Fotografia de palestra a decorrer nas instalações de Ciências ULisboa

Encontro de Comunicação de Ciência(s), por Amelia Ortiz-Gil (Universidad de Valencia), Francesca Primas (European Southern Observatory) e Jake Noel-Storr (University of Groningen).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Halim Kusumaatmaja.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Jonathan Hollar (LIP).

Sessão da Classe de Ciências da Academia das Ciências de Lisboa, por Maria Ivette Gomes (Ciências ULisboa).

Lisbon Webinar in Analysis in Differential Equations, por Charles Collot (Cergy Paris Université).

Geometry Webinar, por André Oliveira (CMUP).

This course is conceived to give an integrated view of the living component of soils, and its key role on ecosystem functions and processes.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por José Ferreirós (Universidade de Sevilha).

Sessão de esclarecimento e divulgação da Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FCT.

Título da iniciativa, sobre uma imagem estilizada de Lisboa (Praça do Comércio)

Candidaturas a decorrer até 30 de janeiro de 2021.

Sessão de esclarecimento e divulgação das Bolsas do Programa Fulbright para Estudantes e Professores Portugueses.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada da data de realização

Evento final do projeto europeu PROSEU - PROSumers of the Energy Union: mainstreaming active participation of citizens in the energy transition.

Fotografia de pessoas, acompanhada do título da iniciativa

A ULisboa promove o Dia Aberto M23, um evento que pretende aproximar o público adulto do meio universitário.

Imagem ilustrativa do concurso, acompanhada do respetivo logótipo

Candidaturas para a 2.ª edição do Campus 2030 a decorrer até 07 de fevereiro de 2021 - uma oportunidade para estudantes, professores e investigadores converterem o seu campus num modelo global de sustentabilidade.

This course promotes a multidisciplinary approach presenting the most recent findings on the topic and challenging the traditional way of considering symbiotic associations as exceptions and not as the rule.

Imagem ilustrativa da iniciativa (ameaças à vida marinha)

O projeto visa apresentar soluções que contribuam para o desafio atual da sustentabilidade dos Oceanos - candidaturas até 15 de fevereiro de 2021.

The goal of this course is to provide to the participants with current and practical knowledge on urban ecology, including ecological and social aspects.

Feixes luminosos

Ação de formação dirigida aos docentes e investigadores de Ciências ULisboa, pela formadora Sofia Sá.

Geometry Webinar, por Thomas Krämer (Humboldt Universität zu Berlin).

A disseminação da SARS-CoV 2 faz centrar na vacinação a melhor expectativa para suster a pandemia, e retoma a reflexão sobre os valores que a sua administração põe em confronto.

Imagem ilustrativa do prémio

Um prémio dirigido aos jovens investigadores a trabalhar em Portugal com objetivos de investigação centrados no Atlântico, com candidaturas entre 01 e 28 de fevereiro de 2021.

This course aims to explore ways of communicating science to non-specialized audiences, such as policy makers, industry, general public (including students and teachers), and media professionals, through their engagement and participation in citizen science activities.

Páginas