Rumo ao sucesso académico - Iniciativas de apoio ao estudante adulto

Workshop "Otimizar práticas"

Reitoria da ULisboa

A agenda da União Europeia para a modernização do ensino superior e a meta traçada na estratégia «Europa 2020» para a educação lançam novos desafios às universidades. A massificação do ensino superior e a sua frequência por parte de um público cada vez mais heterogéneo exigem o desenvolvimento de universidades mais inclusivas e reativas. Atender à diversidade deste público exige um (re)pensar das condições didático-pedagógicas que possam contribuir para o seu sucesso académico. A abertura do acesso ao ensino superior não pode ser pensada à margem da criação de condições que lhe permita concluir com êxito o ciclo de estudos em que ingressaram.

Promover a adaptação dos estudantes, nomeadamente, dos estudantes adultos, tomando medidas concretas que permitam melhorar o seu desempenho é nossa responsabilidade.  É neste contexto que promovemos um conjunto de iniciativas. Fundamentalmente dirigidas aos estudantes adultos do 1.º ano, estas iniciativas podem ser um auxiliar estratégico para superar as dificuldades sentidas por parte dos estudantes no ano da sua transição para o ensino superior.

Destinatários: Estudantes da Universidade de Lisboa

A participação em cada ação de formação tem o custo associado de 8 €.

Inscrições até 12 de novembro.

Mais informações.

Núcleo de Formação ao Longo da Vida - Departamento de Assuntos Académicos da ULisboa

This course will teach how to apply the SWAT eco-hydrological model to assess the impacts of climate and associated changes on water-soil-plant interactions, and consequences to water resources, soil erosion and nutrient cycles.

Mathematical Logic Webinar, por Anton Freund (Technische Universität Darmstadt).

Encontro Scientia, por William Carvalho (Professor Convidado - Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul).

Geometry Webinar, por Pierre Schapira (Professor emeritus Sorbonne University).

Mapa de Portugal e informações sobre os Censos 2021

Os Censos 2021 estão aí! Esteja atento à sua caixa de correio.

Imagem ilustrativa da ação de formação

Formação de Comunicação em Ciência(s), por Rita Ferreira (InnovPlantProtect, Gestora de Comunicação / NOVA FCSH-ITQB NOVA, Mestranda / Rede SciComPt, sócia).

This course aims to provide students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R

This course aims to provide students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyze and visualize biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Logótipo da iniciativa

"Património e divulgação em Paleontologia" é o tema escolhido para esta edição do EJIP.

A mostly practical course, offering an overview on different community ecology and macroecological methods and software.

Logótipo da conferência, sobre um fundo branco

THE meeting place for Mobility Management practitioners and experts all over Europe.

An overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets.

Título e data do evento

An overview of recent developments and applications of the algebraic and analytic theory of D-modules.

This course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

How to predict the three-dimensional structure of nucleic acid and proteins from their sequence and use the acquired knowledge to improve or create new methodologies in molecular biology research and diagnostics?

Representação da cidade de Lisboa, acompanhada do título da conferência

The 22nd in the series of triennial conferences which bring together the Particle and Nuclear Physics communities.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Welcome to an unique silicon for photovoltaics event in Lisbon!

Logótipo da Unite!

Summer School no âmbito da Rede UNITE! (University Network for Innovation, Technology and Engineering), de que faz parte a ULisboa, com inscrições a decorrer até 15 de maio de 2021.