Cursos avançados cE3c 2020/2021

Urban Ecology: the green within the city

Ciências ULisboa

Objectives: The goal of this course is to provide to the participants with current and practical knowledge on urban ecology, including ecological and social aspects. It aims at providing an integrated approach on urban socio-ecological systems. The focus of the course will extend to understand cities as a social-ecological system, analyse its main challenges, understand the role of the urban green infrastructure and nature-based solution, learn how to assess ecosystem services, use ecological indicators to evaluate the status and trends of the environment, as well as, analyse people’s perceptions and knowledge regarding biodiversity and ecosystem services. Additionally, participants will gain knowledge of concepts, methods, and tools through presentation of key findings from recent projects carried out in multiple case studies in European cities, as well as, presentations from practitioners.

More information available here.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Francesco Sciortino (Università di Roma "La Sapienza", Italy).

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada da data de realização e outras informações importantes

Evento no âmbito da iniciativa Building the Future.

Encontro Scientia, por Noriaki Ohara (Associate professor, Civil and Architectural Engineering , University of Wyoming, USA).

Sessão de esclarecimento e divulgação da Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FCT.

Lisbon Webinar in Analysis in Differential Equations, por Enrico Serra (Politecnico di Torino).

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada da data de realização e outras informações relevantes

Data Science Talk @ CMUPortugal, por Jamie Callan (Professor and Interim Director - CMU Language Technologies Institute).

Sessão de esclarecimento EU Careers.

Feixes luminosos

Ação de formação dirigida aos docentes e investigadores de Ciências ULisboa, pela formadora Sofia Sá.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada da data e hora de realização

60 Minutos de Ciência, por Henrique Oliveira (Professor de Matemática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa).

Imagem ilustrativa do evento (céu escuro), acompanhada de várias informações (título, data e hora do evento; orador; logótipos das entidades organizadoras)

Ao olharmos para o céu escuro, poderemos pensar que se tivéssemos um telescópio conseguiríamos ver aí muitas coisas belas e surpreendentes. Com um telescópio maior veríamos ainda mais, mas qual será o limite?

Título da iniciativa, sobre uma imagem estilizada de Lisboa (Praça do Comércio)

Candidaturas a decorrer até 30 de janeiro de 2021.

Ação de Formação Pedagógica para Docentes.

Mathematical Logic Webinar, por Matteo Manighetti (Inria Saclay & LIX, École Polytechnique, Palaiseau, France).

Logótipo do programa Horizonte Europa

Sessão online a decorrer no contexto da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada da data de realização

Evento final do projeto europeu PROSEU - PROSumers of the Energy Union: mainstreaming active participation of citizens in the energy transition.

Sessão de esclarecimento e divulgação das Bolsas do Programa Fulbright para Estudantes e Professores Portugueses.

Ação de Formação Pedagógica para Docentes.

Fotografia de pessoas, acompanhada do título da iniciativa

A ULisboa promove o Dia Aberto M23, um evento que pretende aproximar o público adulto do meio universitário.

Ação de Formação Pedagógica para Docentes.

Imagem ilustrativa do concurso, acompanhada do respetivo logótipo

Candidaturas para a 2.ª edição do Campus 2030 a decorrer até 07 de fevereiro de 2021 - uma oportunidade para estudantes, professores e investigadores converterem o seu campus num modelo global de sustentabilidade.

This course promotes a multidisciplinary approach presenting the most recent findings on the topic and challenging the traditional way of considering symbiotic associations as exceptions and not as the rule.