Seminário de Análise e Equações Diferenciais

Strichartz estimates in strictly convex domains

Gilles Lebeau (Université de Nice Sophia-Antipolis, France)

Instituto para a Investigação Interdisciplinar da UL, Sala B3-01

Abstract:

Optimal Strichartz estimates for solutions of linear wave equations are well known in the free space.
These estimates have far reaching applications in the study of non linear waves and harmonic analysis.
For linear waves inside a general bounded domain, the first results have been obtained by Smith and Sogge (Acta-Math 2007). In the case of the interior of a strictly convex domain, better estimates have been proved by Ivanovici-Lebeau-Planchon (Annals of Math, 2014).
In this talk, I will present recent results improving all the previous results, obtained in collaboration with Ivanovici, Lascar and Planchon.

13h30

Por Mariana Aparício
(Mestre em Bioestatística, FCUL)

Wilson Miguel Ferreira Pontes Cardoso defende o trabalho de projeto "Automatic Calculation of: Cost, distance and duration of international road freight transportation".

André Simões Sintra defende a dissertação "Métodos para Estimação dos Parâmetros da Distribuição de Pareto Generalizada: novas contribuições".

Jean-Yves Béziau
University of Brazil, Rio de Janeiro
École Normale Supérieure, Paris

Por Pedro Marques (Universidade de Évora).

Num país que arde todos os anos, em que a propriedade florestal se encontra fragmentada, mal cadastrada e mal gerida, em que as doenças das árvores se multiplicam, em que a produção nacional só consegue suprir 80% das necessidades da indústria, enquanto milhões de hectares estão ao abandono e em

Miguel Torres Santanadefende a dissertação "Enhancing reprogramming and transdifferentation through long non-coding RNAs".

Unidade curricular opcional de 2.º semestre, na qual se podem inscrever alunos de licenciatura, mestrado ou mestrado integrado de Ciências, e que surge de uma parceria entre a FCUL e o ISCTE-IUL.

Tipo de Evento Palestras/Conferências/Colóquios

Público Estudantes universitários

De 20  a 26 de novembro, instituições científicas, universidades, escolas e museus abrem as portas, proporcionando ao público oportunidades de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento.

Adilson Gracindo Cardoso Delgado defende o trabalho de projecto "Efeito antioxidante das framboesas – um estudo longitudinal".

Evolutionary theory provides a framework for understanding all living systems. Nevertheless, throughout the 20th century, with a few exceptions, evolutionary biologists have “avoided” using evolution to address problems related to our own species.

O principal objetivo desta iniciativa é a promoção da vertente internacional da FCUL através da divulgação dos Programas de Mobilidade internacional junto da comunidade discente.

Há mais de 3800 anos que a Matemática fornece ferramentas que eventualmente permitiram descobrir a forma do mundo em que vivemos, que ajudaram a explorar outros mundos do nosso sistema solar e, mais recentemente, mundos noutros sistemas planetários.

As inscrições nos workshops são efetuadas em http://oficinaenergias.eventbrite.com/.

Pedro Guilherme Antunes Lopes da Silva Nicolau defende a dissertação "Estimating the spatio-temporal variation of bird phenology using citizen science data".

Tipo de Evento Passeios Científicos

Público Alvo Público em Geral

Tipo de Evento Portas abertas/Visitas a laboratórios

Público Alvo Estudantes do ensino básico e secundário

Durante o mês de novembro, o GAPsi vai organizar o ciclo Palestras no Outono, disponibilizando palestras com temáticas na área das Competências Transversais.

esde 1987, o programa Erasmus já permitiu a mobilidade de mais de quatro milhões de estudantes do Ensino Superior, dos 33 países envolvidos neste programa. Alguns alunos do Departamento de Matemática vêm contar-nos como este programa mudou a sua vida.

Por M. Tasinkevych (CFTC / FCUL).

As inscrições nos workshops são efetuadas em http://oficinaenergias.eventbrite.com/.

André Filipe da Costa Marques defende a dissertação "Desafios na previsão de séries temporais financeiras: o caso da taxa de câmbio EUR/USD".

O GPPQ vai organizar na tarde do dia 22 de novembro em Lisboa uma sessão de informação e debate para a divulgação das oportunidades de financiamento de I&I nos concursos 2018-2020 do Desafio Societal da Bioeconomia (DS2).

Páginas