Encontro Ciência 2020

Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal

Centro de Congressos de Lisboa
Logótipo do Encontro Ciência 2020, sobre um fundo branco

O Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal terá a sua próxima edição nos dias 2, 3 e 4 de novembro de 2020. Esta edição do encontro anual de investigadores portugueses visa promover um amplo debate sobre os principais tópicos e desafios da agenda científica além do mundo da investigação científica. O objetivo principal do encontro é estimular não apenas a participação, mas também a interação entre investigadores, o setor empresarial e o público em geral.

O Encontro Ciência é promovido pela Fundação de Ciência e Tecnologia em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, e conta com o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Logótipo dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa / Caixa Geral de Depósitos

Considerando a evolução recente da pandemia de COVID-19 e a resolução do Conselho de Ministros n.º 88-A/2020, de 14 de outubro, o evento foi adiado.

Evento de comemoração do Dia Mundial da Estatística - WSD2020, promovido pela REVSTAT - Statistical Journal, com apoio do CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa, da SPE - Sociedade Portuguesa de Estatística e do INE - Instituto Nacional de Estatística.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada dos títulos, datas e horários das sessões

Pretende-se com estes webinars que os alunos adquiram alguns conhecimentos e desenvolvam competências como proatividade, falar em público, gestão de tempo e liderança, para que ao longo do ano letivo integrem associações, núcleos ou outras organizações, para além do curso.

Speaker: Daniele Casalbore (Istituto di Geologia Ambientale e Geoigegneria - Centro Nazionale Ricerche, Dipartimento Scienze della Terra, Università Sapienza Roma).

Por Longmei Shu (Emory University).

Ciências ULisboa associa-se ao maior evento mundial sobre inovação para a sustentabilidade - “The Planetiers World Gathering” - que terá lugar no Altice Arena entre 22 e 23 de outubro de 2020, sob os auspícios da

Por Carina Silva (Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa & Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa).

Speaker: Jean-Baptiste Casteras (CMAFcIO, Universidade de Lisboa).

Speaker: Davide Masoero (Grupo de Física Matemática, FCUL).

Evento dirigido a educadores e professores do ensino pré-escolar ao secundário, com o objetivo de divulgar o programa educativo, dar a conhecer as atividades do mesmo, apresentar as novidades para o presente ano letivo, e ainda divulgar outros projetos ou entidades convidadas que promovam a literacia do Oceano.

Divulgação dos resultados do projeto Crassoreab - Reabilitação da produção de ostra portuguesa Crassostrea angulata com recurso a microalgas autóctones.

A Feira da Matemática está de volta ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa. Este ano, com um programa exclusivamente online.

Herdade da Ribeira Abaixo (Grândola), estação de campo do cE3c, organiza mais um Dia Aberto!

A equipa da Herdade convida todos os interessados para a iniciativa Vamos dar abrigo aos morcegos, que pretende dar a conhecer as espécies e colocação de abrigos e colónias para morcegos.

Fotografia de caminhantes numa montanha

Estas ações de formação estão suspensas em cumprimento do Plano de Contingência de Ciências_COVID-19.

Mais informações: https://ciencias.ulisboa.pt/pt/saude.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada do respetivo título, data e logótipo da entidade organizadora

ANALÍTICA 2020, 10.º Encontro da Divisão de Química Analítica da SPQ, começou por ser planeado para ter lugar em Lisboa, de 26 a 28 de outubro de 2020.

Scientific achievements, contributions to fight COVID-19, speed dates and posters…

Logótipo do projeto "Observar e Aprender"

Observar e Aprender - Observação cruzada de aulas entre docentes, numa base de voluntariado e de partilha de experiências pedagógicas na Universidade de Lisboa.

De onde vêm todos os compostos que te permitem estar a ver esta mensagem ou notícia no teu smartphone ou computador? Será possível montá-lo sem toda uma cadeia de impactes sociais e económicos?

Fotografia de docentes

Instructor immediacy refere-se aos comportamentos verbais e não verbais que potenciam a proximidade do docente aos estudantes.

Fotografia de ilha no Oceano Pacífico

A Direção-Geral de Política do Mar, na qualidade de operador do Programa Crescimento Azul do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014/2021 (EEA Grants), lançou recentemente o

Leitura e escrita são a base fundacional de todas as literacias e a condição primeira para o juízo compreensivo e crítico, o enriquecimento cultural, a formação estética e a memória individual e coletiva das sociedades.