EU Careers

No próximo dia 11 de Dezembro vai realizar-se uma sessão de esclarecimento sobre as carreiras e estágios na União Europeia! A sessão será às 18 horas na sala 6.2.53 e contará com a presença da Agência Europeia de Segurança Marítima! 

-------------------------------------------------------------------------------------------

A União Europeia entre as suas instituições, organismos e agências abre vários estágios destinados a recém-graduados. Existem os chamados Blue Book Traineeships, onde os estágios são realizados em instituições europeias como o Parlamento Europeu, a Comissão europeia e a Autoridade Europeia para a Proteção de Dados. A duração é entre os 4 a 6 meses e apenas existem 2 períodos de estágio por ano: um a começar em fevereiro/março e outro a começar em setembro/outubro. A candidatura poderá ser realizada aqui

O estudante de Ciências poderá optar antes por realizar um estágio numa agência ou organismo europeu, o que abrange o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, a Agência Europeia de Segurança Marítima, o Joint Research Center, entre outros. Estes estágios não possuem uma data fixa para o período de candidaturas nem um período de duração fixo pelo que é importante ir consultando este portal do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD). Para os dois tipos de estágios existe uma remuneração e é necessário o domínio do Português e do Inglês e/ou Francês. 

Também é possível que o aluno de Ciências siga uma carreira na União Europeia e para informação mais detalhada, poderá consultar o seguinte documento.

Em Ciências, existe uma estudante embaixadora das Carreiras da UE que se chama Catarina Hoosseni, estudante do último ano do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica. Durante este ano letivo, as suas funções passam por promover as carreiras que a UE tem para oferecer aos Portugueses. Caso tenha alguma questão, poderá enviar a sua dúvida para o seguinte endereço: eucareers.fcul@gmail.com ou para o LinkedIn da aluna.