Estudante Internacional (novos alunos)

1.º Ciclo e Mestrado Integrado

Matrícula/inscrição a decorrer de 11 a 15 de setembro.

Apenas para candidatos da 3.ª fase, a matrícula/inscrição decorre até 31 de outubro.

Documentos necessários

• Passaporte / Bilhete de Identidade Estrangeiro (apresentar original) e 1 fotocópia (facultativa).

Local

11 a 13 de setembro: deve dirigir-se ao átrio do Edifício C6 (junto ao "globo" terrestre).

14 e 15 de setembro: deve dirigir-se ao átrio do Edifício C1 (Espaço Estudante).

Passo 1 – Obter a Senha

Atenção: Ao chegar aos local para obter a senha deve identificar-se como sendo “Estudante Internacional”, junto de um colaborador da FCUL que lhe dará as informações e o apoio necessários para outros procedimentos que terá que efetuar.

Dia 11 de setembro entre as 08h30 e as 15h00, serão entregues as senhas para o próprio dia no átrio do Edifício C6.

Dia 12 de setembro a partir das 08h30, serão entregues as senhas para o próprio dia no átrio do Edifício C6.

Dia 13 de setembro a partir das 08h30, serão entregues as senhas para o próprio dia no átrio do Edifício C6.

Dias 14 e 15 de setembro a partir das 09h00, serão entregues as senhas para o próprio dia, no átrio do Edifício C1.

Passo 2 – Matrícula/Inscrição, Escolha de Horários e Pagamento de Propina

Siga as instruções fornecidas pelos colaboradores da FCUL e dirija-se ao átrio do Edifício C1.

Deve aguardar a sua vez - o seu número de senha será anunciado no ecrã digital;

No átrio do Edifício C1, os colaboradores da FCUL darão as informações e o apoio necessários para outros procedimentos que terá que efetuar, enquanto aguarda a sua vez.  Nesta etapa receberá também documentação sobre a FCUL.

Assim que o número da sua senha for chamado, deve entrar no local das inscrições (Espaço Estudante) sozinho(a) e seguir as instruções dos colaboradores da FCUL.

2.º Ciclo

Matrícula/inscrição a decorrer de 11 a 15 de setembro.

Local

Atendimento Geral da Direção Académica (Edifício C5, Piso 3, Senha B).

3.º Ciclo

Candidatos da 1.ª fase de candidaturas
A matrícula/inscrição decorre de 18 de setembro a 06 de outubro (apenas dias úteis).

Candidatos da 2.ª fase de candidaturas (apenas para candidatos que iniciam o Doutoramento no 2.º semestre de 2017/18)
A matrícula/inscrição decorre de 12 de fevereiro a 02 de março de 2018 (apenas dias úteis).

Local

Atendimento Geral da Direção Académica (Edifício C5, Piso 3, Senha C).

Sobre Inscrições

• Após 29 de dezembro de 2017 não são aceites inscrições.
  • A taxa de inscrição inclui o seguro escolar.

Sobre Propinas

• O acesso à matrícula/inscrição está condicionado ao pagamento de todas as propinas em atraso.
  • No ato da matrícula/inscrição os alunos devem efetuar o pagamento da propina, de acordo com a modalidade escolhida (pagamento único no ato da inscrição ou em prestações).
  • No final da inscrição são geradas automaticamente as referências multibanco para efetuar o pagamento das restantes prestações da propina. Atenção: cada aluno tem as suas próprias referências e só essas lhes estão associadas, se pagar por outras está a pagar as propinas de um colega.

• A 1.ª prestação da propina é paga no ato da matrícula/inscrição, da seguinte forma:
    • O pagamento da propina é efetuado, no próprio dia, através da referência multibanco que lhe é entregue, e que é única e exclusiva para si - deve dirigir-se a um qualquer Multibanco e efetuar o pagamento através da opção “Pagamento de Serviços”, ou se preferir através do serviço de homebanking da sua instituição bancária.
    • Em casos excecionais a propina poderá ser paga por cheque ou numerário na tesouraria do Edifício C5, deverá tirar uma senha para o efeito e aguardar a sua vez. Após efetuar o pagamento, dirija-se novamente ao Edifício C1 (Espaço Estudante).

• Os alunos que concorreram a bolsas, devem fazer prova da candidatura nos serviços de Atendimento Geral da Direção Académica ou através de e-mail antes das datas definidas para a inscrição. Devem proceder ao pagamento das propinas após o início do efetivo pagamento das bolsas. Quando o pedido de bolsa de estudo for indeferido, devem pagar os valores das propinas já vencidos, no prazo de dez dias contados da data da notificação do indeferimento.
  • ​Os estudantes que não efetuarem o pagamento da propina nos prazos fixados poderão pagar a importância em dívida acrescida de juros, nos termos legais, de acordo com o estipulado no artigo 29.º, alínea b) da Lei n.º 37/2003, de 22 de agosto. Os juros são devidos a partir da data de vencimento de cada uma das prestações em dívida. Até que ocorra a regularização do pagamento da propina em dívida, fica suspensa a inscrição do estudante e, consequentemente, fica o mesmo inibido de praticar quaisquer atos curriculares, bem como de obter certificação de informação académica correspondente ao período a que a propina em dívida se refere.

Direção Académica