Estadia e Regresso

Nota: todos os documentos referidos nesta página podem ser descarregados em: https://ciencias.ulisboa.pt/pt/formul%C3%A1rios-6

Durante a Estadia

Alteração ao plano de estudos

Toda e qualquer alteração ao plano de estudos aprovado antes da mobilidade deve ser comunicada previamente ao Coordenador Erasmus Departamental da Faculdade de Ciências, por e-mail. Após a autorização deste, as alterações têm que ser registadas nos seguintes documentos:

  • Learning Agreement for Studies (preencher campo During the mobility)
  • Ficha 2 (preencher campo alterações)

Após a obtenção das assinaturas, enviar ambos os documentos por e-mail, para o Gabinete de Mobilidade, até 30 dia após o início do período de estudos na universidade de acolhimento.

 

Desistência do Período de Mobilidade

Em caso de desistência, esta deve ser comunicada por escrito (via e-mail) e devidamente fundamentada, para o Coordenador Erasmus Departamental e para o Gabinete de Mobilidade da Faculdade de Ciências da ULisboa.

 

Pedido de Prolongamento

Desde que mediante acordo formal prévio e expresso por todas as 3 partes (Faculdade de Ciências, Universidade de acolhimento e aluno), antes do fim do período de mobilidade contratualizado, é possível prolongar a duração do referido período, sem que tal prorrogação implique um reforço correspondente da subvenção inicialmente atribuída.

O prolongamento implica um novo plano de estudos, correspondente ao novo período, pelo que deverá ficar registado nos seguintes documentos:

  • Learning Agreement for Studies (preencher campo During the mobility)
  • Ficha 2 (preencher campo alterações)

Após o Regresso

No final da mobilidade e no prazo de 15 dias, o estudante deve entregar, no Gabinete de Mobilidade, os seguintes documentos:

  • Declaração de Estada, com as datas de início e fim de mobilidade, datada, carimbada e assinada pela Instituição de Acolhimento à data de fim da mobilidade.
    A data de início do período de mobilidade coincidirá com o 1º dia em que o participante terá de estar presente na organização de acolhimento ou, se aplicável, a data de início da mobilidade coincidirá com o 1º dia de preparação linguística do participante, no país de acolhimento, fora da organização de acolhimento e devidamente comprovado. A data de final do período de mobilidade coincidirá com o último dia em que o participante terá de estar presente na organização de acolhimento.
  • Declaração da frequência do Curso de Língua, com as datas de frequência expressas (se aplicável).
  • Comprovativo de submissão de Avaliação Linguística Online (se aplicável).
  • Certificado de Notas (Transcript of Records), emitido pela universidade de acolhimento. Como este documento depende dos serviços da universidade de acolhimento, pode não estar pronto antes do regresso nem nos 15 dias seguintes. Neste caso, perguntar e combinar com os serviços para onde devem enviar o documento. Se a universidade preferir enviar para a Faculdade de Ciências, deverá ser endereçado para:
    Área de Mobilidade e Apoio ao Aluno
    Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
    Campo Grande, 1749-056 Lisboa, Portugal
  • Submissão Online do Relatório Final Erasmus (enviado por e-mail pelo Núcleo de Mobilidade da Universidade de Lisboa, para sumissão online).

Nota: todos os documentos referidos nesta página podem ser descarregados em: https://ciencias.ulisboa.pt/pt/formul%C3%A1rios-6