Estadia e Regresso

Durante a Estadia

Alteração ao plano de estágio

Toda e qualquer alteração ao plano de estágio, aprovado antes da mobilidade, deve ser comunicada previamente ao Orientador Interno (na Faculdade de Ciências), por e-mail. Após a autorização deste, as alterações têm que ser registadas nos seguintes documentos:

Após a obtenção das assinaturas, o documento deve ser enviado por e-mail, para o Gabinete de Mobilidade.

Desistência do Período de Mobilidade

Em caso de desistência, esta deve ser comunicada por escrito (via e-mail) e devidamente fundamentada, para o Orientador Interno e para o Gabinete de Mobilidade da Faculdade de Ciências da ULisboa.

Pedido de Prolongamento

Desde que mediante acordo formal prévio e expresso por todas as 3 partes (Faculdade de Ciências, Universidade de acolhimento e aluno), antes do fim do período de mobilidade contratualizado, é possível prolongar a duração do referido período, sem que tal prorrogação implique um reforço correspondente da subvenção inicialmente atribuída.

O prolongamento implica um novo plano de estágio, correspondente ao novo período, pelo que deverá ficar registado no documento Changes to the original Learning Agreement for Traineeships.

Antes e Após o Regresso

Antes do regresso a Portugal, é necessário solicitar os seguintes documentos à entidade de acolhimento:

  • Declaração de Estada - com as datas de início e fim de mobilidade, datada, carimbada e assinada pela Instituição de Acolhimento à data de fim da mobilidade. A data de início do período de mobilidade coincidirá com o 1º dia em que o participante terá de estar presente na organização de acolhimento. A data de fim do período de mobilidade coincidirá com o último dia em que o participante terá de estar presente na organização de acolhimento. Esta declaração deve ser entregue no Gabinete de Mobilidade até 15 dias após o fim do período de estágio.
  • Traineeship Certificate - Section to be completed after the Learning Agreement for Traineeships, devidamente preenchido pelo orientador externo, onde é descrito o plano de trabalho desenvolvido, os conhecimentos e competências adquiridas e a avaliação do estagiário que deve, pelo menos, ter uma menção qualitativa.

Após o regresso será ainda necessário submeter um Relatório Final Erasmus (enviado por e-mail pelo Núcleo de Mobilidade da Universidade de Lisboa, para submissão online) após a entrega dos documentos referidos.