Especialização Inteligente

ENEI-Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente

A Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (ENEI) é parte integrante da Estratégia multinível de Portugal. A Estratégia de Investigação e Inovação de Portugal contempla, para além da nacional, as sete estratégias regionais e as componentes de alinhamento interestratégias aos níveis temático e de articulação de políticas (policy-mix) e contém um espaço de governação comum.
 
A EI&I resulta de uma cooperação fecunda e pioneira entre o Ministério da Economia e o Ministério da Educação e Ciência, consubstanciada num Grupo de Trabalho - composto pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P, a FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, apoiados pela AdI - Agência de Inovação e pela Autoridade de Gestão do COMPETE.

EREI-Estratégia de Inovação Regional para a Especialização Inteligente

A Estratégia de Inovação Regional para a Especialização Inteligente (EREI) da Região de Lisboa é parte integrante da estratégia de desenvolvimento regional para o período 2014-2020, estando articulada complementarmente com o Programa de Ação Regional (PAR Lisboa) e com o Programa Operacional Regional (POR Lisboa). É também resultado de orientações da Comissão Europeia relativas à especialização inteligente e ao desenvolvimento regional. Contempla uma análise SWOT da região e desenvolve seis domínios temáticos prioritários.