Entidades de Acolhimento

A modalidade de estágio, no âmbito do Erasmus +, permite que este se realize numa grande diversidade de instituções, desde empresas a Organizações Não Governamentais (ONG's). Assim, não sendo necessária a existência de um acordo bilateral entre a entidade de envio e a de acolhimento, o candidato dispõe de uma grande liberdade de opção na escolha do seu local de estágio, dentro do espaço geográfico europeu.  

Cada estudante é então responsável por encontrar o seu local de estágio em entidades como: Instituições de Ensino Superior (centros de investigação ou laboratórios associados) empresas públicas ou privadas, Centros ou Institutos de investigação, Organizações sem fins lucrativos, Organizações Não Governamentais (ONGs), Fundações.

Eis alguns links úteis para a pesquisa de ofertas/oportunidades de estágio a nível internacional: 

Praticamente todas as entidades são elegíveis como entidades de acolhimento. Excetuam-se os seguintes tipos de organizações: instituições da UE, incluindo agências especializadas; organizações gestoras de programas da UE, como agências nacionais (para evitar possíveis conflitos de interesses e/ou duplo financiamento). 

Ao nível do espaço geográfico, importa salientar que a mobilidade pode ser realizada em todos os 28 Estados-membros da União Europeia, na Suíça (ver condições de participação); nos Países da EFTA/EEE: Islândia, Liechtenstein, Noruega; e ainda na Turquia e na Macedónia.