Emissões de gases de efeito de estufa

Em 2019 foram estimadas as emissões de gases de efeito estufa associadas a queima de gás natural para aquecimento dos edifícios, consumo de eletricidade e utilização de combustíveis em veículos da faculdade. Os resultados mostram que as emissões associadas à eletricidade representam a maior fração das emissões no campus. O estudo está a ser alargado a emissões associadas aos hábitos de mobilidade dos estudantes, funcionários, docentes e investigadores, nas suas deslocações de e para o campus, assim como em viagens profissionais, no âmbito de uma dissertação de Mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente.

Gráfico

Em 2019 Ciências estabeleceu um protocolo de parceria com a Via Verde Serviços S.A., que prevê a criação de um grupo fechado na Plataforma Eletrónica Via Verde Boleias com o duplo objetivo de contribuir para um acesso mais cómodo e mais barato dos seus colaboradores e alunos em deslocações para ou a partir da faculdade, ou em outro tipo de deslocações relacionadas com trabalhos de campo e, simultaneamente, incentivar a diminuição das emissões associadas a estas deslocações. Também em 2019, Ciências iniciou contactos com a Mobiletric com vista à instalação de um conjunto de postos de carregamento rápido para veículos elétricos nas suas instalações. Prevê-se que, em ambos os casos, se atinjam os objetivos desejados no início de 2020.