COVID-19: Funcionamento do Ano Letivo 2021/22

Fotografia de aluno, acompanhada do título "Bom Ano Letivo 2021/22"

De acordo com a 10.ª atualização do plano de contingência, com as Orientações às Instituições Científicas e de Ensino Superior para garantir a realização de atividades letivas e não letivas presenciais - ano letivo 2021/22 (DGES/DGS) e com o Despacho n.º 174/2021 do Reitor, os princípios gerais que orientam o início do ano letivo de 2021/22 são os do regresso às atividades presenciais, sem restrições nas ocupações de espaços, mantendo-se a obrigatoriedade do uso permanente de máscara nas instalações da Faculdade e todas as recomendações associadas às medidas de higiene das mãos, espaços e etiqueta respiratória.

Não são realizados testes rápidos nas instalações de Ciências mas mantém-se o programa de testagem rápida no Centro Médico da Universidade de Lisboa (instalações do estádio universitário).

Um rápido e efetivo rastreio de contactos (identificação, avaliação do risco e implementação de medidas) é um elemento chave para a deteção precoce de casos e limitação da propagação da COVID-19, pelo que continua a ser fundamental a comunicação de casos confirmados e contactos de alto risco aos serviços da Faculdade.

A vacinação contra a COVID-19 é fortemente recomendada para a proteção da Saúde Pública e para o controlo da pandemia COVID-19. De acordo com a Norma n.º 002/2021 da DGS, todas as pessoas residentes em Portugal com idade igual ou superior a 12 anos foram incluídos no plano de vacinação contra a COVID-19, permitindo uma cobertura vacinal elevada, mesmo em ambiente universitário. Apela-se a todos os estudantes estrangeiros (regulares ou em mobilidade), que ainda não tenham sido vacinados ou que se encontrem com vacinação incompleta, que se desloquem a qualquer centro de vacinação, para serem vacinados. Deverão levar o respetivo documento de identificação e do comprovativo da primeira toma da vacina (no caso de estudantes com vacinação incompleta). Mais informações disponíveis em https://covid19.min-saude.pt/vacinacao-covid/.

Para mais informações, contacte covid19@ciencias.ulisboa.pt.