Condições de Participação

Condições de elegibilidade

Estes estágios destinam-se a futuros recém-graduados da Faculdade de Ciências da ULisboa, que tenham frequentado um ciclo de estudos conferente de grau (Licenciatura, Mestrado Integrado, Mestrado e Doutoramento), em qualquer área científica, e que se candidatem ainda enquanto alunos finalistas.

O período de estágio pode ser, no mínimo, de 2 meses (60 dias) até aos 12 meses. Cada estudante pode usufruir da mobilidade Erasmus durante um período máximo de 12 meses, por cada ciclo de estudos, independentemente do número e tipo de atividades realizadas. A duração dos estágios, para recém-graduados, entra na contagem dos 12 meses de duração máxima, durante o ciclo de estudos em que é feita a candidatura.  
Por exemplo: um estudante que realize, no 2º ciclo, um período de estudos de 3 meses e um período de estágio de 6 meses, ficaria apenas com 3 meses para a realização de um estágio enquanto recém-graduado. Não são permitidas mobilidades para o País de residência oficial do estudante.

Assim, não é possível a candidatura a Erasmus+ para estágios recém-graduados nos seguintes casos:

  • Se a duração sobrante for inferior a 2 meses;
  • Se as mobilidades realizadas já perfizeram os 12 meses.

Todos os participantes têm que terminar o estágio até à véspera de perfazer um ano de conclusão do curso. A data de conclusão do curso corresponde ao dia da obtenção do grau.

 

Critérios de Seleção e Seriação

O candidato só é selecionado se preencher as condições de elegibilidade.

No entanto, caso não haja financiamento suficiente para todos os candidatos elegíveis, será necessária a aplicação de critérios de seriação.

Por esta razão, os candidatos são seriados com base na média final do curso.

 

Direitos e Deveres do participante Erasmus+

O candidato que é selecionado para Erasmus dá início a um processo em que tem que assumir certas responsabilidades e deveres, nomeadamente:

  • Cumprir com todos os prazos e procedimentos inerentes ao processo Erasmus+ quer relativamente à Faculdade de Ciências da ULisboa quer à entidade de acolhimento.

  • Informar de imediato o Gabinete de Empregabilidade, para o e-mail emprego@ciencias.ulisboa.pt, e os seus orientadores interno e externo, em caso de desistência e ou alterações, em qualquer fase do processo Erasmus+.