Condições de Participação

Condições de Elegibilidade

É elegível para realizar um período de estudos Erasmus+, o aluno que:

  • Esteja inscrito num ciclo de estudos conferente de grau (Licenciatura, Mestrado Integrado, Mestrado ou Doutoramento) na Faculdade de Ciências da ULisboa.
  • Tenha concluído todas as unidades curriculares do 1º ano (Licenciatura/Mestrado Integrado). Se na altura da candidatura ainda não as tiver concluído, só é elegível caso tenha aproveitamento a essas mesmas unidades curriculares até à altura da avaliação da candidatura.

O aluno que já tenha realizado mobilidades ao abrigo do Programa Erasmus (estudos ou estágio), deve ter em atenção que a duração total de todas as mobilidades Erasmus (as realizadas e a que se propõe realizar) não podem ultrapassar os 12 meses dentro de cada ciclo de estudos. Os cursos de Mestrado Integrado contam como dois ciclos de estudo, sendo possível realizar 12 meses de mobilidade durante o 1.º ciclo, seguidos de um novo período de 12 meses de mobilidade no 2.º ciclo.

Requisitos adicionais e específicos de alguns departamentos/cursos:

  • Mestrado Integrado de Engenharia da Energia e do Ambiente: Só são elegíveis alunos com média aritmética ponderada pelos ECTS igual ou superior a 12,0 valores.
  • Licenciatura em Estatística Aplicada: só são elegíveis alunos que, cumulativamente ao exigido na alínea b) do ponto 1, tiverem tido aprovação às disciplinas de Cálculo III e Probabilidade e Aplicações do 1º semestre do 2º ano.
  • Licenciatura em Matemática Aplicada - Ramo de Estatística e Investigação Operacional: só são elegíveis alunos que, cumulativamente ao exigido na alínea b) do ponto 1, tiverem tido aprovação às disciplinas de Análise Matemática III e Probabilidade do 1º semestre do 2º ano.
  • Licenciatura em Matemática/Licenciatura em Matemática Aplicada (Ramo Aplicações Fundamentais): só são elegíveis alunos que, cumulativamente ao exigido na alínea b) do ponto 1, tiverem tido aprovação às disciplinas de Análise Matemática III e Probabilidade do 1º semestre do 2º ano.

 

Critérios de Seleção e Seriação

O aluno só é selecionado se preencher as condições de elegibilidade.

No entanto, mesmo os alunos elegíveis podem não ficar colocados numa vaga, ou na vaga que pretendiam, devido à insuficiências de vagas disponíveis nas instituições de acolhimento da sua escolha.

Por esta razão, os alunos candidatos são seriados, por Departamento ou Curso, com base nos seguintes fatores:

  • Média aritmética ponderada pelos ECTS.

  • Nº de inscrições face ao ano de curso (ex: um aluno que se encontre no 3º ano, mas que já tenha feito 6 inscrições, ou seja, 3 a mais do que é normal, é-lhe retirada uma unidade na classificação).

Em caso de empate, tem prioridade o aluno que tiver o menor número de inscrições e realizado o maior número de ECTS.

Estes critérios podem ainda ser aplicados para atribuição da bolsa Erasmus+.
A atribuição de uma bolsa financiada pelo Programa Erasmus+, aos alunos selecionados, depende da verba que é alocada, anualmente, à Faculdade de Ciências. Os resultados de atribuição das bolsas serão divulgados pelo Gabinete de Mobilidade, quando estiver na posse dessa informação.

Direitos e Deveres do Estudante Erasmus+

O candidato que é selecionado para Erasmus dá início a um processo em que tem que assumir certas responsabilidades e deveres, nomeadamente:

  • Cumprir com todos os prazos e procedimentos inerentes ao processo Erasmus+ e à condição de aluno da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e de aluno Erasmus na universidade de acolhimento.

  • Informar de imediato o Gabinete de Mobilidade, para o e-mail internacional@ciencias.ulisboa.pt, e o Coordenador Erasmus Departamental, em caso de desistência e ou alterações, em qualquer fase do processo Erasmus+.

O candidato que desista do processo Erasmus+, após aceitação da vaga, e que não apresente uma justificação devidamente fundamentada, fica sujeito a penalização.

Carta do Estudante Erasmus+ (Direitos e Deveres)