Competências Transversais

As Competências Transversais são uma componente fundamental da formação. Embora a sua definição não seja estanque, elas tendem a estar associadas a duas vertentes:

a) Desenvolvimento de uma visão mais alargada relativamente a aspetos da ciência ou da sociedade;
b) Desenvolvimento de competências sócio emocionais e comportamentais, como por exemplo, gestão de tempo, assertividade, iniciativa, trabalho em equipa, planeamento ou tolerância ao stress. A designação “transversais” advém de serem competências necessárias ao bom desempenho profissional, independentemente da formação de base. São assim complementares à formação científica, necessária ao exercício de uma profissão.

Estas competências, por terem uma grande importância no modo como as pessoas abordam as situações, são extremamente valorizadas pelos empregadores. Por vezes, é utilizada a expressão soft skills como equivalente a Competências Transversais, sobretudo no contexto do mercado de trabalho.

Aqui encontra toda a oferta formativa que Ciências disponibiliza aos seus alunos na área das Competências Transversais. A informação está organizada em função da natureza da formação (Unidades Curriculares vs. Formação e outras iniciativas) e, dentro destas categorias, por ciclo.