Candidaturas

Prazos

De 1 a 31 de março de 2017
Mobilidades Estágio recém-graduados para alunos finalistas do 2º Semestre do ano letivo de 2016/2017 (a realização dos estágios pode iniciar-se a partir de abril de 2017)

De 1 a 30 de setembro 2017
Mobilidades para Estágio recém-graduados para alunos finalistas do 1º Semestre do ano letivo de 2017/2018 (a realização dos estágios pode iniciar-se a partir de outubro de 2017).

Como se candidatar

Submeter a candidatura no portal Fénix
Deverá inserir os dados da sua conta de aluno e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e posteriormente aceder ao formulário de candidatura na secção “Candidato”.

A sua candidatura apenas ficará formalizada com a entrega do documento Learning Agreement for Traineeships devidamente preenchido na secção Before the Mobility e assinado pelas 3 partes: o responsável na entidade de acolhimento, o responsável na Faculdade de Ciências e o estudante. 

Cada candidato é responsável por encontrar o seu local de estágio. Como exemplos de entidades de acolhimento, poderão ser os seguintes: Instituições de ensino superior, empresas públicas ou privadas, Centros ou Institutos de investigação, Laboratórios, Organizações sem fins lucrativos, ONGs, Fundações.

Eis alguns links úteis para a pesquisa de ofertas/oportunidades de estágio a nível internacional: 

Os seguintes tipos de organizações não são elegíveis como organizações de acolhimento para estágios:

  • Instituições da UE ou outros organismos da UE, incluindo agências especializadas (é possível consultar neste portal a lista exaustiva destes organismos);
  • Organizações gestoras de programas da UE, como agências nacionais (para evitar possíveis conflitos de interesses e/ou duplo financiamento).

Definir o período e tipo de estágio a realizar na instituição de acolhimento.

O estágio para recém-graduados é sempre considerado como um estágio voluntário ou extracurricular, visto ser realizado após a conclusão do grau.

Cada estudante é responsável, em conjunto com um orientador interno e externo, pela definição do plano de estágio e pelo seu registo no Learning agreement for traineeships.

O candidato deve ainda informar-se das condições e do estatuto que terá na entidade de acolhimento, durante o estágio, pois já não tem o estatuto de aluno, deixando assim de usufruir das regalias inerentes a esta condição. 


Após a angariação do local de estágio bem como o preenchimento do Learning agreement for traineeships  (secção Before the Mobility) devidamente aprovado com as assinaturas do orientador interno, externo e do estudante, o candidato entrega esse documento no Gabinete de Empregabilidade, dentro do prazo definido, bem como a fotocópia do certificado de conclusão do seu grau académico ou do respetivo requerimento.

Afixação de resultados

Caso as bolsas sejam insuficientes para todos os candidatos que apresentem uma candidatura dentro do prazo, poderá haver necessidade da aplicação de critérios de seriação, nomeadamente a média final do curso e outros que sejam considerados pertinentes, como, por exemplo, receber outra bolsa ou contributo financeiro por parte da entidade de acolhimento. Alertamos para o facto de o duplo financiamento, com fundos comunitários, não ser permitido!

O Gabinete de Empregabilidade verifica as condições de eligibilidade e contacta os candidatos para se iniciar a preparação da mobilidade.

O cancelamento da ida em Erasmus é possível, mas deve ser sempre devidamente justificado e transmitido de imediato às entidades envolvidas.

2015/2016
Resultados das candidaturas

2016/2017
Resultados da atribuição de bolsas

Contactos

Gabinete de Empregabilidade / Área de Mobilidade e Apoio ao Aluno
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Edif. C4, piso 1, sala 4.1.19
Campo Grande 1749-016 - Lisboa

Tel.: (+351) 217 500 029
E-mail: emprego@ciencias.ulisboa.pt

Horário de atendimento presencial

Segunda a Sexta-feira: das 10h00 às 12h30 | Segunda, Terça e Quinta-feira: das 14h00 às 16h00