Candidaturas

Prazos

CANDIDATURAS PARA ESTÁGIO em 2018/2019 (1.º Semestre, 2.º Semestre, ano inteiro ou estágio de Verão em 2019).
de 1 a 31 de Dezembro 2017.

 

Como se candidatar

Deverá inserir os dados da sua conta de aluno e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e posteriormente aceder ao formulário de candidatura na secção “Candidato”.

Se já tiver instituição de acolhimento ser-lhe-á pedido que insira alguns elementos sobre a mesma e a duração prevista para o estágio.
Mesmo que na fase de candidatura não tenha ainda um local de acolhimento, submeta a candidatura à mesma. Terá um prazo para apresentar informação mais detalhada, incluindo o plano de trabalho a ser desenvolvido. O responsável na FCUL por assinar o plano de trabalho do estágio Erasmus+ é o orientador interno.

Logo que receba a confirmação de que foi aceite para realizar o estágio, deve solicitar uma carta de aceitação à instituição de acolhimento.Contudo, a sua candidatura apenas ficará formalizada com a entrega do documento Learning Agreement for Traineeships devidamente preenchido na secção Before the Mobility e assinado pelas 3 partes: o responsável na entidade de acolhimento, o responsável na Faculdade de Ciências e o estudante. 

 

Tipo de estágio a realizar
Um estágio de preparação da dissertação/tese é considerado um estágio voluntário ou extracurricular, visto que a defesa da dissertação/tese é sempre feita na Faculdade de Ciências. 

Fica, contudo, registado em Suplemento ao Diploma. Caso o estágio não seja concluído com sucesso, e for bolseiro Erasmus+, terá que devolver a bolsa na íntegra, salvo por razões de força maior, devidamente justificadas.

Os estágios têm uma duração mínima de 2 meses (60 dias) e máxima de 12 meses.

 

Onde realizar o estágio
Cada estudante é responsável por encontrar o seu local de estágio. A realização de um estágio não pressupõe a existência de um Acordo bilateral Erasmus entre a Faculdade de Ciências e a entidade de acolhimento, o que possibilita ao aluno uma maior variedade de possíveis entidades de acolhimento. O candidato deve ainda informar-se das condições e do estatuto que terá na entidade de acolhimento, durante o estágio.

 

No caso de ser estudante, não é garantido que a instituição de acolhimento lhe atribua o estatuto de estudante e vantagens daí recorrentes. Em caso de dúvidas sobre esta questão, perguntar ao orientador externo. 


 

Afixação de resultados

O Gabinete de Mobilidade verifica as condições de eligibilidade e contacta os candidatos para se iniciar a preparação da mobilidade.

 

Contactos

Área de Mobilidade e Apoio ao Aluno

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Edif. C4, sala 4.1.15
Campo Grande 1749-016 - Lisboa

Tel.: (+351) 217 500 443
E-mail: internacional@ciencias.ulisboa.pt

Horário de atendimento presencial

2.ª a 6.ª: 10h00 às 12h30

2.ª, 3.ª e 5.ª: 14h00 às 16h00