Candidaturas

Prazos

CANDIDATURAS PARA ESTÁGIO em 2018/2019 (1.º Semestre, 2.º Semestre, estágio de Verão ou ano inteiro).
de 1 a 31 de Dezembro 2017.

Destinadas a alunos FCUL, com conta válida -  deverá inserir os dados da sua conta de aluno e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e posteriormente aceder ao formulário de candidatura na secção “Candidato”.

Como se candidatar

Submeter a candidatura no portal Fénix.
Se já tiver instituição de acolhimento ser-lhe-á pedido que insira alguns elementos sobre a mesma e a duração prevista para o estágio.

A sua candidatura apenas ficará formalizada com a entrega do documento Learning Agreement for Traineeships devidamente preenchido na secção Before the Mobility e assinado pelas 3 partes: o responsável na entidade de acolhimento, o responsável na Faculdade de Ciências e o estudante. 

Cada estudante é responsável por encontrar o seu local de estágio. A realização de um estágio não pressupõe a existência de um Acordo bilateral Erasmus entre a Faculdade de Ciências e a entidade de acolhimento o que possibilita ao aluno uma maior variedade de possíveis entidades de acolhimento: Instituições de ensino superior, empresas públicas ou privadas, Centros ou Institutos de investigação, Laboratórios, Organizações sem fins lucrativos, ONGs, Fundações.

Os seguintes tipos de organizações não são elegíveis: instituições da UE, incluindo agências especializadas; organizações gestoras de programas da UE, como agências nacionais (para evitar possíveis conflitos de interesses e/ou duplo financiamento). 


Tipo de estágio a realizar na instituição de acolhimento.

Se o programa de estágio incluir unidades curriculares, já não é elegível para estágio Erasmus.
Se o curso do candidato englobar um estágio curricular, este poderá usufruir desta modalidade e a avaliação e os ECTS obtidos na instituição de acolhimento serão creditados, se o estágio for concluído com sucesso. Se a opção for um estágio não curricular ou de preparação da dissertação/tese, não haverá creditação de nota nem de ECTS e será considerado como um estágio voluntário ou extracurricular, visto que a defesa da dissertação/tese é sempre feita na Faculdade de Ciências. 

Mesmo que o estágio não seja creditado, toda a mobilidade Erasmus+ fica registada, pelo menos, em Suplemento ao Diploma.

O candidato deve ainda informar-se das condições e do estatuto que terá na entidade de acolhimento, durante o estágio. Apesar de ser estudante, não é garantido que seja atribuído o estatuto de estudante e vantagens daí recorrentes.

É ainda necessário ter em atenção eventuais prazos das entidades de acolhimento para a receção de candidaturas a estágio, em particular no caso de serem instituições de ensino superior. Em caso de dúvidas sobre esta questão, perguntar ao orientador externo. Poderá ainda ser solicitada uma carta de aceitação ou documento equivalente à entidade de acolhimento, como garantia da aceitação para o estágio.


 

Afixação de resultados

O Gabinete de Mobilidade verifica as condições de eligibilidade e contacta os candidatos para se iniciar a preparação da mobilidade.

 

2015/2016
Resultados das candidaturas

2016/2017
Resultados da atribuição de bolsas

Contactos

Área de Mobilidade e Apoio ao Aluno

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Edif. C4, sala 4.1.15
Campo Grande 1749-016 - Lisboa

Tel.: (+351) 217 500 443
E-mail: internacional@ciencias.ulisboa.pt

Horário de atendimento presencial

2.ª a 6.ª: 10h00 às 12h30

2.ª, 3.ª e 5.ª: 14h00 às 16h00