Como elaborar um CV

Curriculum vitae - CV, é o cartão de apresentação de uma pessoa em termos de qualificações e aptidões e que ao ser analisado por parte de um empregador é um real instrumento de apoio que dá a conhecer, de um modo resumido, o perfil de um candidato.

É um documento obrigatório numa candidatura a um emprego, seja como resposta a um anúncio determinado ou numa candidatura espontânea (iniciativa pessoal de dar a conhecer a uma dada empresa, ou grupo as suas capacidades) e fornece uma síntese de dados pessoais, formação académica e experiência profissional relevante.

O Modelo Europeu 

Existem diferentes formas de organizar um currículo, mas nos últimos anos o currículo no formato do Modelo Europeu é um dos mais solicitados e facilmente compreensível em todos os países da União Europeia, do Espaço Económico Europeu e candidatos à adesão.

Aceda aqui ao formulário e instruções de preenchimento do currículo europeu e selecione a língua pretendida. São disponibilizados exemplos preenchidos do currículo europeu aqui.

Outra documentação útil: O Europass

O Europass, tem como um dos seus objetivos, ajudar os cidadãos a transmitir as suas competências e qualificações  de um modo eficaz,  e disponibiliza cinco documentos, entre os quais o Curriculum vitae europeu, visando a transparência das qualificações e competências - aceda aqui a mais informações e aos formulários desses documentos.

 

Mais informações