Classificadores para I&D

A Faculdade de Ciências e a sua Fundação devem produzir frequentemente estatísticas e factos relativos à sua atividade de I&D: os projetos de investigação da responsabilidade de investigadores.

Ambas as instituições se harmonizam com a Universidade de Lisboa, com quem consolidam as suas contas.

Devem ainda ser produzidos dados para resposta aos inquéritos oficiais anuais - designadamente no âmbito do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN).
 

Para agregar racionalmente e de forma estável a informação, seguem-se taxonomias que tornem coerente os dados associados à atividade de I&D. Refiram-se em particular as seguintes:

Áreas científicas dos projetos e seus objetivos sócio-económicos
Programas e fontes de financiamento nacionais ou internacionais
Natureza das entidades contratantes.
TRL - Technological Readiness Levels [Wikipedia] [NASA]
 

Estas taxonomias constituem tabelas nucleares do sistema de gestão de projetos da Faculdade e da Fundação. Em particular, as tabelas de áreas científicas e de objetivos sócio-económicos constituem as taxonomias da Australia e da Nova Zelândia (última revisão em 2008).

A escala de TRL (Technological Readiness Levels) é uma escala usada internacionalmente em programas de desenvolvimento de tecnologia e de sistemas e permite reduzir a subjetividade na avaliação da maturidade de uma tecnologia ou de um sistema. Embora tenha sido criada inicialmente para as tecnologias de defesa, rapidamente passou para o setor aeroespacial e para outros domínios.

Na grande maioria dos casos, os gestores de projeto serão capazes de caracterizar adequadamente cada projeto. Pede-se todavia a melhor atenção dos investigadores responsáveis para a validação destes indicadores, logo no momento inicial em que se formaliza na Fundação ou na Faculdade o início da vida financeira de um projeto com a constituição do seu Centro de Custo. Serão essas classificações que permitirão, no sistema FUNDUS, gerar listas consolidadas da atividade de I&D de todos: investigadores, unidades, departamentos e Faculdade.

 

Classificação de áreas científicas / keywords mantidas por Sociedades Científicas Internacionais

American Mathematical Society (AMS) - 2010 Subject Classification (MSC2010)
 
American Institute of Physics (AIP) - Physics and Astronomy Classification Scheme (PACS 2010)
 
The Association for Computing Machinery (ACM) Computing Classification System (1998 version, valid through 2012) - (IEEE Computer Society Keywords)