Ciências Solidária em resposta à COVID-19

Logótipo da Associação Ciências Solidária, sobre um fundo branco

Computadores para quem necessita

Alguns alunos não têm equipamento informático próprio, o que lhes dificulta acompanhar as aulas, estudar e realizar trabalhos.

Para acudir a estas situações, a Associação Ciências Solidária, em colaboração com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e com a Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa, vem solicitar a vossa colaboração.

Aqueles que tenham computadores funcionais que já não sejam usados podem dar-lhes uma segunda vida, beneficiando quem neste momento não tem possibilidade de adquirir este tipo de material.  Tendo em conta que as aplicações que hoje são executadas nos equipamentos são mais exigentes, pedimos que os computadores a doar tenham como características técnicas mínimas: um processador Dual Core, 2GB de memória RAM e 40 GB de Disco HDD.

Assim, pedimos a todos os que queiram colaborar nesta iniciativa, que enviem as características técnicas do computador, nomeadamente:

• o Processador (CPU)
  • a memória RAM
  • o disco
  • o tamanho do ecrã

para a Direção de Serviços Informáticos (DSI), usando o email suporte@ciencias.ulisboa.pt. A DSI irá posteriormente solicitar aos doadores a entrega dos computadores à medida dos pedidos. Cada computador entregue será formatado e preparado com sistema operativo Linux, pela DSI, antes de ser entregue a cada aluno.

Entretanto, a Associação Ciências Solidária, em articulação com a AEFCL e Ciências ULisboa, está a identificar os alunos que têm necessidade de um computador.

Obrigado a todos pela colaboração.

Associação Ciências Solidária
csolidaria@campus.ciencias.ulisboa.pt

Ciências Solidária em resposta à COVID-19

Devido à pandemia COVID-19, a comunidade de Ciências está a viver, tal como o país e o mundo, momentos muito difíceis, de uma grande incerteza e complexidade quanto ao futuro a curto- e a médio-prazos.

Acreditando no enorme potencial humano dos nossos docentes, não-docentes e estudantes, e na sua capacidade de construir linhas reais de solidariedade, a ACS continua atenta e disponível para receber todas as propostas que os seus membros, ou outros protagonistas da FCUL, queiram apresentar, de âmbito diverso (apoio à distribuição de alimentos, medicamentos, material escolar, etc., etc.) e para criar, se necessário e possível, uma “bolsa” de colaboradores.

Muito embora existam limitações de ordem financeira que não nos permitirão seguramente abraçar todas as causas, seremos muitos, todos com uma enorme vontade de tentar resolver ou pelo menos ajudar a minorar os efeitos de algumas dessas situações, incluindo carências a nível individual de alguns estudantes ou trabalhadores que venham a ser devidamente identificadas. Queremos que o nosso universo FCUL volte a SORRIR quando nos voltarmos a encontrar.

Juntem-se a nós! Tornem-se amigos, sejam solidários.

Estamos todos convocados para estes novos tempos!

A Direção

Torne-se amigo, seja solidário - venha conhecer a associação Ciências Solidária.