Candidaturas

Prazos

CANDIDATURAS PARA PERÍODO DE ESTUDOS em 2019/2020 (1.º Semestre, 2.º Semestre e ano inteiro).

de 1 a 31 de Dezembro 2018.

 

Como se Candidatar

Deverá inserir os dados da sua conta de aluno e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e posteriormente aceder ao formulário de candidatura na secção “Candidato”.

Consultar a lista dos países e universidades parceiras de Ciências e respetivas vagas.
Na candidatura online deverá indicar 4 instituições de ensino, por ordem de preferência.
Só pode escolher instituições do seu Departamento/Curso.

 

Condições de participação
No caso dos estudantes de 1.º ciclo, a mobilidade Erasmus+ só é permitida para estudantes matriculados a partir do 2.º ano, ou acima, que tenham concluído todas as unidades curriculares do 1.º ano (Licenciatura/Mestrado Integrado). 

 

Requisitos adicionais e específicos de alguns departamentos/cursos:

  • Mestrado Integrado de Engenharia da Energia e do Ambiente: Só são elegíveis alunos com média aritmética ponderada pelos ECTS igual ou superior a 12,0 valores.
  • Licenciatura em Estatística Aplicada: só são elegíveis alunos que, cumulativamente ao exigido na alínea b) do ponto 1, tiverem tido aprovação às disciplinas de Cálculo III e Probabilidade e Aplicações do 1º semestre do 2º ano.
  • Licenciatura em Matemática Aplicada - Ramo de Estatística e Investigação Operacional: só são elegíveis alunos que, cumulativamente ao exigido na alínea b) do ponto 1, tiverem tido aprovação às disciplinas de Análise Matemática III e Probabilidade do 1º semestre do 2º ano.
  • Licenciatura em Matemática/Licenciatura em Matemática Aplicada (Ramo Aplicações Fundamentais): só são elegíveis alunos que, cumulativamente ao exigido na alínea b) do ponto , comprovem ter aprovação a pelos menos duas das disciplinas de Álgebra I, Análise Matemática III, Análise Numérica I, Probabilidade, do 1º semestre do 2º ano, sendo que uma das disciplinas com aprovação deverá ser Álgebra I ou Análise Matemática III.

 

Critérios de seriação dos candidatos:

  • Média aritmética ponderada pelos ECTS.
  • Nº de inscrições face ao ano de curso (ex: um aluno que se encontre no 3º ano, mas que já tenha feito 6 inscrições, ou seja, 3 a mais do que é normal, é-lhe retirada uma unidade na classificação).

Em caso de empate, tem prioridade o aluno que tiver o menor número de inscrições e realizado o maior número de ECTS.

            

Língua de ensino na instituição de acolhimento
Depende da instituição. Ter em atenção que muitas instituições exigem conhecimentos de inglês de nível B2 ou C1, quando é esta a língua de ensino. Ter conhecimentos da língua materna do país pode ser também uma das exigências, principalmente a nível de 1.º ciclo e se for essa a língua de ensino.

 

Programas de estudos na instituição de acolhimento
Apesar de todas as universidades parceiras oferecerem programas de estudo na área do acordo, isso não significa que os programas correspondam exactamente ao plano curricular do respetivo curso na FCUL. A melhor maneira de obter a informação mais completa e atualizada sobre cada instituição, incluindo a oferta pedagógica, é consultando a respectiva página da internet.

 

Duração do período de estudos
1 ou 2 semestres, dependendo da instituição de acolhimento. É possível realizar uma mobilidade de 1 semestre embora o acordo seja para 2 semestres. O contrário não é possível.

 

Número de ECTS aconselhável realizar em Erasmus:
30 ECTS por semestre.

 

Reconhecimento académico:
A creditação é conferida no ciclo de estudos em que o aluno se encontra inscrito na FCUL. É possível a realização de unidades extracurriculares, sendo que estas não devem exceder o número de unidades curriculares. O estudante em mobilidade Erasmus deverá concluir na instituição de acolhimento as unidades curriculares constantes do seu plano de estudos e obter aí a respetiva classificação final, pelo que não poderá usufruir na ULisboa da figura de melhoria de nota, quer dessas unidades curriculares, quer das unidades curriculares que lhe forem reconhecidas.

 

Mínimo de aproveitamento exigido (ECTS)
3 ECTS para mobilidades com duração de 3 meses; 6 ECTS para mobilidades de 1 semestre (entre 4 e 6 meses); 12 ECTS para mobilidades de 2 semestres (entre 7 e 12 meses).

Se for bolseiro Erasmus+, e em caso de não aproveitamento, terá que devolver a bolsa na íntegra, salvo por razões de força maior, devidamente justificadas.

Estudantes de 2.º e 3.º ciclo

Estudantes finalistas de Licenciatura e de Mestrado que queiram realizar um período de mobilidade no 1.º ano de Mestrado ou Doutoramento, podem candidatar-se na fase de dezembro. Contudo, a candidatura fica condicionada à entrada em Mestrado/Doutoramento na FCUL e só poderão ir em Erasmus no 2.º semestre de 2018/19.

Os estudantes interessados em realizar uma parte ou a totalidade da investigação conducente à tese ou dissertação, numa instituição de ensino superior ou organização estrangeira elegível, candidatam-se através da modalidade Estágio Erasmus. 

 

 

 

Afixação de Resultados

Os resultados das candidaturas são divulgados em março, pelo Gabinete de Mobilidade, via e-mail, após a avaliação das candidaturas por parte dos Coordenadores Erasmus Departamentais.

Os candidatos que ficam colocados recebem ainda um segundo e-mail, no qual segue uma ficha de compromisso de aceitação da vaga de mobilidade, que deve ser devolvida ao Gabinete de Mobilidade no espaço de uma semana. A não entrega deste documento é factor de exclusão do processo e é considerada como desistência.

Os alunos que aceitam a vaga que lhe foi atribuída começam a preparar a mobilidade com o apoio do Gabinete de Mobilidade e dos Coordenadores Erasmus Departamentais!

O cancelamento da ida em Erasmus é possível, mas deve ser sempre devidamente justificado e transmitido logo que saiba que não pode prosseguir com o processo. Não se esqueça que a partir do momento em que aceita a vaga e é nomeado, tanto a Faculdade de Ciências como a universidade de acolhimento estão a trabalhar no seu processo e a contar consigo.

Guia para a mobilidade 2018/19
Carta do Estudante Erasmus+

 

2018/2019
Resultados das candidaturas - Admitidos
Resultados das candidaturas - Não admitidos

 

Contactos

Área de Mobilidade e Apoio ao Aluno

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Edif. C4, sala 4.1.15
Campo Grande 1749-016 - Lisboa

Tel.: (+351) 217 500 443
E-mail: internacional@ciencias.ulisboa.pt

Horário de atendimento presencial

2.ª a 6.ª: 10h00 às 12h30

2.ª, 3.ª e 5.ª: 14h00 às 16h00