Candidaturas

Prazos

CANDIDATURAS PARA PERÍODO DE ESTUDOS em 2018/2019
de 1 a 31 de Dezembro 2017.

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS: março de 2018

Destinadas a alunos FCUL, com conta válida -  deverá inserir os dados da sua conta de aluno e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e posteriormente aceder ao formulário de candidatura na secção “Candidato”.

Como se Candidatar

Passo 1
Consultar a lista dos países e universidades parceiras de Ciências e respetivas vagas. Só pode escolher instituições do seu Departamento/Curso.

Neste trabalho de pesquisa deve consultar com atenção a oferta pedagógica e condições que são oferecidas e exigidas nas universidades do seu interesse.

Uma das exigências está relacionada com as competências linguísticas: antes de escolher uma possível universidade de acolhimento, deve verificar que competências linguísticas são exigidas nessa instituição. Se não tiver a língua e o nível exigido, a candidatura poderá não ser aceite.


Passo 2
As candidaturas são online e abrem anualmente, para realização de mobilidade no ano letivo seguinte, no 1º e/ou 2º semestre. Deve indicar até 4 instituições de acolhimento, por ordem de preferência.
Atenção: ainda no âmbito da candidatura, os alunos candidatos poderão ter que apresentar, posteriormente e quando solicitado, comprovativos dos conhecimentos linguísticos. Não possuir os conhecimentos linguísticos exigidos poderá ser um factor de exclusão.

Submeter a candidatura usando o portal Fénix.

O aluno candidato a Erasmus+, após ser selecionado e ficar colocado numa vaga, está, automaticamente, a candidatar-se à bolsa Erasmus+.

Afixação de Resultados

Os resultados das candidaturas são divulgados em março, pelo Gabinete de Mobilidade, via e-mail, após a avaliação das candidaturas por parte dos Coordenadores Erasmus Departamentais.

Os candidatos que ficam colocados recebem ainda um segundo e-mail, no qual segue uma ficha de compromisso de aceitação da vaga de mobilidade, que deve ser devolvida ao Gabinete de Mobilidade no espaço de uma semana. A não entrega deste documento é factor de exclusão do processo e é considerada como desistência.

Os alunos que aceitam a vaga que lhe foi atribuída começam a preparar a mobilidade com o apoio do Gabinete de Mobilidade e dos Coordenadores Erasmus Departamentais!

O cancelamento da ida em Erasmus é possível, mas deve ser sempre devidamente justificado e transmitido logo que saiba que não pode prosseguir com o processo. Não se esqueça que a partir do momento em que aceita a vaga e é nomeado, tanto a Faculdade de Ciências como a universidade de acolhimento estão a trabalhar no seu processo e a contar consigo.

Guia para a mobilidade 2017/18
Carta do Estudante Erasmus+

2017/2018
Resultados das candidaturas - Admitidos
Resultados das candidaturas - Não admitidos

 

2016/2017
Resultados das candidaturas
Resultados da atribuição de bolsas

 

Contactos

Área de Mobilidade e Apoio ao Aluno

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Edif. C4, sala 4.1.15
Campo Grande 1749-016 - Lisboa

Tel.: (+351) 217 500 443
E-mail: internacional@ciencias.ulisboa.pt

Horário de atendimento presencial

2.ª a 6.ª: 10h00 às 12h30

2.ª, 3.ª e 5.ª: 14h00 às 16h00