Candidaturas

Prazos de Candidatura 2017/2018

14 a 31 julho 2017

 

Lista dos Minors a que se pode candidatar:

  Vagas
(para candidatos externos)
Biologia 5
Design Multimédia 1  
Estatística e Investigação Operacional 5
Física 5
Geologia 5
Gestão 1  
História e Filosofia das Ciências 5
Informática 5
Matemática 5
Química 5
Tecnologia de Informação Geográfica 5

1 Minors para alunos da Licenciatura em LTI

 

Para que a sua candidatura seja efetuada sem quaisquer problemas deve ler atentamente todas as instruções e preencher devidamente todos os campos da Candidatura online.

 

Candidatura online

1.  Criação de conta

Candidato aluno FCUL, com conta válida -  deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e posteriormente aceder ao formulário de candidatura na secção “Candidato”.

Candidato aluno FCUL, sem conta válida - deverá requerer novas credenciais de acesso pela(s) seguinte(s) forma(s):

  • Através do e-mail: suporte@ciencias.ulisboa.pt indicando o seu número e nome de Aluno;
  • Diretamente no balcão de atendimento da Unidade de Informática – Ed. C1, Sala 1.2.10 e posteriormente aceder ao formulário de candidatura na secção “Candidato”.

Candidato que não é aluno FCUL - deverá criar uma conta diretamente em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/accountCreation.
Posteriormente irá receber as credenciais (formato: Utilizador bennuXXX ) e poderá aceder ao formulário de candidatura na secção “Candidato”.

 

2. Escolher o Minor a que se pretende candidatar.

 

3. Preencher/validar todos os campos dos “separadores” de candidatura.

 

4. Reunir os documentos necessários e de entrega obrigatória. (não aplicável a alunos FCUL):

  • Certificado de Disciplinas;
  • Cartão de Cidadão / Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte - opcional.

 

5. Digitalizar e anexar ao formulário de candidatura todos os documentos de entrega obrigatória. Solicita-se o envio preferencial de documentos digitalizados em Word, PDF ou formatos de imagem (ex: jpeg, gif, png, etc.). (não aplicável a alunos FCUL)

As candidaturas que não anexem todos os documentos obrigatórios não serão aceites/validadas.

 

6. Submeter a candidatura

 

7. Aguardar a receção de um e-mail da confirmação.

 

Ao longo do processo de candidatura os candidatos receberão notificações por email e poderão consultar o estado da mesma.

 

Antes de efetuarem a inscrição nas unidades curriculares, os alunos aceites no Minor devem contactar o respetivo coordenador para apoio na escolha daquelas que são mais adequadas, e para que não se verifiquem incompatibilidades de horários.

 

Alunos de Tecnologias de Informação (LTI)

Os alunos de Tecnologias de Informação (LTI) têm no seu plano curricular um perfil de Minor obrigatório. A oferta de Minors em que os alunos se podem inscrever é variada tendo ao seu dispor na Faculdade de Ciências áreas científicas como: Biologia, Tecnologia de Informação Geográfica, Estatística e Investigação Operacional. Paralelamente a estes Minors os alunos de LTI podem ainda optar por um Minor em Design Multimédia que será lecionado na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e um Minor em Gestão lecionado pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa

Aos alunos de LTI aplicam-se as regras gerais de candidatura, de acordo com as normas regulamentares dos Minors na FCUL, com a seguinte ressalva: A seriação dos alunos da Licenciatura em Tecnologias de Informação (LTI) para o Minor em Design Multimédia e para o Minor em Gestão será feita com base apenas nas unidades curriculares de 1.º e 2.º anos do seu plano de estudos.

O Minor em Design Multimédia (10 vagas) tem por objetivo possibilitar, a estudantes provenientes de outras áreas científicas, uma abordagem sustentada e consciente da utilização das Tecnologias Multimédia aplicadas ao universo do Design de Comunicação ou da Arte. Este Minor proporciona formação nos fundamentos das principais áreas estruturantes do pensamento e da prática da metodologia de projeto em design de comunicação, design gráfico, webdesign e multimédia. Valências importantes para profissionais da imagem e artistas que se exprimem recorrendo às novas tecnologias, bem como a profissionais das novas tecnologias aplicadas a áreas da comunicação e multimédia. Deste modo, o Minor faculta uma formação teórica base através da frequência das disciplinas de Códigos e Linguagens e de Cultura Visual, permitindo o acesso a uma formação de natureza tecnológica mais específica através de disciplinas como Audiovisual e Multimédia, Webdesign, ou Animação.

O Minor em Gestão (10 vagas) confere formação inicial na área da gestão de empresas aos licenciados em Tecnologias de Informação, com o objetivo de lhes proporcionar uma fácil e rápida integração na área da informática de gestão, alargando assim o seu potencial no mercado de trabalho a empresas que valorizam profissionais com competências em ambas as áreas.

 

Contactos

Questões sobre o processo de candidatura: ua@ciencias.ulisboa.pt

Questões sobre problemas informáticos/técnicos: suporte@ciencias.ulisboa.pt