BAES - Biblioteca Aberta do Ensino Superior

O Grupo de Trabalho para Apoio ao Estudante com Deficiência do Ensino Superior (GTAEDES), tem desenvolvido diversas ações, no sentido de proporcionar melhores condições de frequência e efetiva participação dos estudantes portadores de deficiência que frequentam o Ensino Superior. Um dos projetos levados a cabo por este grupo foi a criação da Biblioteca Aberta do Ensino Superior (BAES).

A BAES é uma Biblioteca Virtual, onde está disponibilizado todo o acervo documental em formato alternativo que foi sendo criado ao longo dos últimos anos nas Instituições de Ensino. Este projeto “construir acessos para derrubar barreiras” permite que toda a documentação seja disponibilizada na internet, possibilitando que qualquer aluno pertencente a uma das instituições signatárias do protocolo tenha acesso a informação em formato alternativo que as outras tenham produzido. A BAES foi um Projeto financiado pelo POS-Conhecimento.

O que é a Biblioteca Aberta do Ensino Superior?

É uma biblioteca com conteúdos acessíveis on-line (http://baes.up.pt). Resulta da parceria entre nove Instituições de Ensino Superior Público e constitui-se pela articulação de três grandes áreas: produção de informação, acesso à informação e partilha de informação.

Que Conteúdos?

Possui já um acervo de mais de 3000 títulos em Braille, áudio e texto integral. Sendo uma estrutura em desenvolvimento, na BAES é possível encontrar hoje informação na área das Ciências Sociais e Humanas. Pretende-se, a curto prazo, alargar a produção para a Matemática, Música e Química; aumentar o número de títulos para as áreas centrais e, a médio prazo, introduzir novas.

Produção de Informação

Com unidades de produção devidamente equipadas, trabalha-se para o incremento de produção (p. ex. materiais de estudo) e diversificação de formatos acessíveis, ao mesmo tempo que se alarga a produção para novas áreas.

Acesso à Informação

Em cada instituição são disponibilizados novos postos de acesso à informação equipados de forma a permitir aos utilizadores com as mais diversas necessidades específicas, não apenas o acesso à BAES, mas também a outros recursos (bibliográficos e multimédia).

Partilha de Informação

Integra e disponibiliza via web os conteúdos produzidos em formatos alternativos, permitindo um acesso direto aos conteúdos em texto integral.

Como ter acesso à Informação?

Sendo a BAES destinada a alunos com Necessidades Educativas Especiais, os interessados terão que pedir acreditação junto de um dos parceiros do projeto de modo a terem acesso aos conteúdos. Como são disponibilizados conteúdos integrais no site, este é um modo de proteger os direitos do autor, que não se colocam do mesmo modo para as pessoas com Necessidades Educativas Especiais.

Contactos dos Parceiros

U. Porto: saed@letras.up.pt | UTAD: certic@utad.pt | U. Minho: gaed@reitoria.up.pt | U. Aveiro: difusao@doc.ua.pt | U. Coimbra: atped@dtp.uc.pt | U. Lisboa: div.alunos@reitoria.ul.pt | FLUL: saa@fl.ul.pt | FCUL: gapsi@sa.fc.ul.pt | U. Évora: nae@uevora.pt