Avaliação de Conhecimentos

No Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da FCUL estão presentes os conceitos, normas e regras associados à avaliação, regime e estatutos de frequência e modalidades de avaliação (contínua, periódica, por exames ou testes de frequência e final).

A avaliação final consiste na realização de um exame escrito presencial, a inscrever nas épocas de exames no final do semestre letivo, englobando toda a matéria lecionada.

 

Exames de 1.ª Época (normal) e de 2.ª Época (recurso)

Nas épocas de avaliação existirão, para cada uma das unidades curriculares lecionadas no semestre imediatamente anterior, duas datas de exame que correspondem às duas épocas. As datas de exame da época normal e da época de recurso devem respeitar entre si, um intervalo de, pelo menos, 10 dias. Todos os alunos podem apresentar-se a exame em ambas as datas.

Para que os alunos possam ser admitidos ao exame, têm de se inscrever online, até às zero horas do dia útil imediatamente anterior ao dia da realização da prova de acordo com o Calendário de Exames

 

Exames de Melhoria

Os alunos podem realizar exames de melhoria, no próprio ano em que realizam a unidade curricular ou no ano letivo seguinte, e uma única vez. Para os que tiverem obtido aprovação na primeira época, a segunda época funcionará como melhoria. Neste caso não será necessário o aluno efetuar qualquer nova inscrição.

A realização dos exames de melhoria no ano seguinte depende de inscrição prévia e implica o pagamento de uma taxa por cada exame definida na Tabela de Emolumentos.

 

Exames de Época Especial

Os alunos a quem tenha sido atribuído estatuto especial podem ainda realizar exames de época especial, que decorre no final do ano letivo.

Além disso, de acordo com o Despacho D/33/2013, podem realizar exames de época especial os alunos de 1.º Ciclo, Mestrado Integrado e 2.º Ciclo, a quem falte no máximo duas unidades curriculares para obtenção do grau (licenciado/mestre) ou para a conclusão do curso de mestrado. 

A realização dos exames de época especial depende de inscrição prévia e implica o pagamento de uma taxa por cada exame definida na Tabela de Emolumentos.