Admissão a Provas

O processo de admissão a provas inicia-se a pedido do aluno através de requerimento ao Conselho Científico da FCUL. Deverá reunir a documentação necessária e ter em conta a informação constante no Regulamento de Estudos de Pós‑Graduação.

Quando proceder à entrega do trabalho final deverá verificar as seguintes condições:

  • Situação relativa ao pagamento de propinas regularizada;
  • Registo de dissertação / trabalho de projeto / relatório de estágio no âmbito de Mestrado e tese ou trabalhos equivalentes no âmbito de Doutoramento aprovado; 
  • Requerimentos realizados (alteração de título, orientador(es) ou redação em inglês) aprovados.

 

2.º Ciclo

 

Emolumentos 

Taxa de admissão a provas de 100,00Euros.

 

Documentação

– Requerimento de Admissão a Provas de Mestrado;
– Declaração de disponibilização no repositório da Universidade de Lisboa;
– Declaração do(s) orientador(es) sobre a conformidade do trabalho final para ser submetido a provas (em papel timbrado da Instituição onde exerce(m) funções);
– 1 CD contendo um ficheiro da dissertação / trabalho de projeto / relatório de estágio (versão provisória) e outro do Curriculum Vitae (ficheiros gravados em pdf).

Nota: deverá entregar no Departamento exemplares do trabalho final e do Curriculum Vitae para os membros do Júri, conforme indicação do Coordenador do Mestrado.

Aconselha-se a leitura do documento sobre a Política de Propriedade Industrial e Transferência de Tecnologia em Ciências - PhD/Mestrado em Empresa (FCUL - Maio 2014)

 

Apresentação

A apresentação do trabalho final deve respeitar as normas definidas no Regulamento do Regulamento do Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Em termos gerais:

  • A capa deverá seguir o modelo conforme se trate de dissertação / trabalho de projeto / relatório de estágio (versões provisórias), devendo constar o nome da Universidade de Lisboa, da Faculdade de Ciências e do respetivo Departamento, o logotipo da Faculdade, o título do trabalho, o nome do estudante, o nome do(s) orientador(es), a designação do curso e, se aplicável, da respetiva área de especialização, a modalidade do trabalho final, o ano de conclusão do trabalho e, nos casos de graus atribuídos em associação, a identificação das instituições parceiras;
  • As páginas seguintes devem incluir resumos em português e inglês (mínimo de 300 palavras cada), palavras-chave em português e inglês (até 5 palavras-chave) e índices;
  • Quando o trabalho final for escrito em inglês, este deve ser acompanhado de um resumo em português (entre 1200 e 1500 palavras).

Consultar as normas de escrita do trabalho final

Modelos de capa de trabalho final: 
dissertação / trabalho de projeto / relatório de estágio (versões provisórias)
dissertação / trabalho de projeto / relatório de estágio (versões definitivas)
modelos em fonte latex

 

Prazos

Entrega da versão provisória

Para cursos de 90 ECTS - até ao último dia útil do mês de fevereiro.
Para cursos de 120 ECTS - até ao último dia útil do mês de setembro.

Entrega da versão definitiva

No caso de aprovação, o aluno dispõe de 7 dias úteis após a realização das provas para entregar a versão definitiva. Esta versão deverá incorporar as alterações acordadas pelos membros do júri e transmitidas ao aluno (caso existam).

Deverá entregar nesta altura:

– 1 Exemplar do trabalho final (versão definitiva). A capa deverá seguir o modelo de dissertação / trabalho de projeto / relatório de estágio (versões definitivas). 
– 1 Curriculum Vitae;
– 1 CD contendo um ficheiro do trabalho final (versão definitiva) e outro do Curriculum Vitae (ficheiros gravados em pdf).

 

Reformulação

Caso seja proposta a reformulação da dissertação / trabalho de projeto / relatório de estágio, dispõe de 60 dias úteis, improrrogáveis, para proceder em conformidade, salvo se declarar que não o pretende fazer.

 

Mais informações

Regulamento de Estudos de Pós‑Graduação da Universidade de Lisboa

Regulamento do Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

 

Contactos

Gabinete de Estudos Pós-Graduados > gepg@ciencias.ulisboa.pt 

 

3.º Ciclo

 

Emolumentos

Taxa de admissão a provas de 500,00Euros.

 

Documentação

– Requerimento de Admissão a Provas de Doutoramento;
– Declaração de disponibilização no repositório da Universidade de Lisboa;
– Declaração do(s) orientador(es) sobre a conformidade da tese para ser submetida a provas (em papel timbrado da Instituição onde exerce(m) funções);
– 1 Curriculum Vitae;
– 1 CD contendo um ficheiro da tese (documento provisório) e outro do Curriculum Vitae (ficheiros gravados em pdf em formato não editável).

Nota: deverá entregar no Departamento 3 a 9 exemplares do Curriculum Vitae, assim como 3 a 11 CDs contendo um ficheiro da tese e outro do Curriculum Vitae (ficheiros gravados em pdf em formato não editável) para os membros do Júri, conforme indicação do Coordenador do Doutoramento.

Nas situações em que se torne necessário garantir a confidencialidade da tese, deve ser cumprido o procedimento definido nos respetivos regulamentos.

Aconselha-se a leitura do documento sobre a Política de Propriedade Industrial e Transferência de Tecnologia em Ciências - PhD em Empresa (FCUL - Maio 2014)

 

Apresentação

  • A capa deverá seguir o modelo de tese (documento provisório), devendo constar o nome da Universidade e da Escola, o título, a menção Documento provisório, o ramo e, caso exista, a especialidade do doutoramento, o nome do autor, o nome do(s) orientador(es), o ano da conclusão, a indicação de que se trata de um documento especialmente elaborado para a obtenção do grau de doutor e, nos casos de graus atribuídos em associação ou em cotutela, a identificação das instituições envolvidas;
  • As páginas seguintes devem incluir resumos em português e noutra língua oficial da União Europeia (mínimo de 300 palavras cada), palavras‑chave em português e noutra língua oficial da União Europeia (até 5 palavras-chave) e índices;
  • Quando o Conselho Científico autorizar a apresentação do trabalho final escrito em língua estrangeira, este deve ser acompanhado de um resumo em português (entre 1200 e 1500 palavras).

Modelos de capa de tese:
tese (documento provisório)
tese (documento definitivo)
modelos em fonte latex

 

Prazos

Entrega da versão provisória
Durante a vigência do registo, ou seja, 5 anos, improrrogáveis.

Entrega da versão definitiva
O aluno dispõe de 30 dias úteis após a realização das provas ou após confirmação da conformidade da reformulação (caso exista).

Deverá entregar nesta altura:

– 3 Exemplares da tese. A capa e a folha de rosto deverão seguir o modelo de tese (documento definitivo).
– 3 Curriculum Vitae
– 2 CDs contendo um ficheiro da tese (versão definitiva) e outro do Curriculum Vitae (ficheiros gravados em pdf em formato não editável).

 

Reformulação

Caso seja proposta a reformulação da tese, dispõe de 120 dias úteis, improrrogáveis, para proceder em conformidade, salvo se declarar que não o pretende fazer. 
Findo o prazo, se não entregar as teses reformuladas ou não declarar que pretende manter os trabalhos apresentados, considera-se que decidiu não prosseguir os trabalhos de doutoramento, sendo anulada a respetiva matrícula. 

 

Mais informações

Regulamento de Estudos de Pós‑Graduação da Universidade de Lisboa

 

Contactos

Área de Estudos Pós-Graduados > doutoramentos@ciencias.ulisboa.pt