Ações de Formação oferecidas pelo GAPsi

Ao longo do tempo, o GAPsi, tem levado a cabo a realização de formações/workshops/palestras que abordam temáticas da esfera das competências transversais. A relevância destas ações está em linha com o reconhecimento das dimensões do “saber ser” como um complemento imprescindível para um adequado desenvolvimento académico, profissional e pessoal.
São abaixo descritas as ações já implementadas e que fazem, parte do portefólio de ofertas formativas do GAPsi à comunidade académica de Ciências.

Palestras

1. Emoções “ É para me controlar ou emocionar?”

Descrição:

Desenvolver nos participantes a capacidade de identificar e diferenciar emoções;
Aceder a competências de gestão emocional;
Promover o uso da regulação emocional enquanto abordagem geradora de satisfação pessoal e de bem estar com os outros.

2. PEC “ Plano de estabilidade e crescimento”

Duração: 2 horas
Descrição: Desenvolver nos estudantes a capacidade para refletir sobre o futuro, pelo estabelecimento de objetivos de vida a curto e longo prazo que sejam intrinsecamente significativos;
Utilizando exercícios de promoção de autoconhecimento, criar a base para a elaboração de planos de ação consequentes ao nível da prossecução dos objetivos pessoais e profissionais identificados.

3. Regulação de Ansiedade

Duração: 2 horas
Descrição: Desenvolver nos participantes a tomada de consciência sobre os princípios subjacentes à ansiedade, os fatores que promovem a sua regulação e desregulação, bem como o desenvolvimento de estratégias e estilos de funcionamento mais adaptativos face a situações de maior stress pessoal.

4. Procura de 1º emprego

Duração: 3 horas
Descrição: O objetivo destas ações é o de transmitir aos jovens em formação superior uma visão realista dos diferentes tipos de processos de Recrutamento e Seleção.

• Procurar informação sobre o mercado de trabalho;
  • Elaborar uma Carta de Apresentação;
  • Elaborar um Curriculum Vitae;
  • Abordar a entrevista de seleção.

5. Assertividade

Duração: 2 horas
Descrição: Procura promover a autoconsciência relativa ao estilo de comunicação pessoal, tendo como objetivo global a promoção do estabelecimento de relações frutíferas com os outros, com base numa comunicação eficaz e respeito mútuo.

• Compreendam o modo como os seus comportamentos e atitudes podem influenciar e afetar os outros;
  • Adquiram estratégias para gerir interações emocionalmente difíceis;
  • Acedam a modos de regular essas mesmas interações de forma satisfatória.

6. Apresentações Orais

Duração: 3 horas
Descrição: Visa proporcionar a aquisição e o desenvolvimento de competências relevantes para uma eficaz apresentação oral de trabalhos e exposição ao público.

• A compreensão dos participantes sobre quais os fatores relacionados com a estruturação de conteúdos;
  • Quais os fatores relacionados com a regulação emocional associados à exposição e avaliação social.

7. Gestão do Tempo

Duração: 2 horas
Descrição: Pretende desenvolver a mobilização de recursos pessoais promotores de uma adequação entre o tempo disponível e as práticas quotidianas que executamos em prol dos objetivos pessoais estabelecidos.

• Refletir sobre os seus estilos pessoais de funcionamento;
  • Discriminar os erros mais comuns quando se planificam atividades;
  • Gerar uma abordagem eficaz à Gestão do Tempo.

Workshops

1. Apresentações Orais

Tipo: Workshop
Duração: 7 horas

• Dinâmica de grupo: como gerir e responder eficazmente ao nosso público;
  • O que devemos saber sobre a melhor maneira de comunicar e ser escutado;
  • Quais os recursos materiais e de suporte para uma eficaz comunicação;
  • Organização de um plano da Apresentação;
  • Regulação emocional associada à exposição e avaliação social;
  • Treino de autoscopia.

Formações

1. Procura de 1º emprego

Duração: 8 horas

• Auto exploração ao nível dos recursos e competências pessoais
  • Adequação entre competências individuais e exigências do mercado laboral;
  • Procurar o primeiro emprego;
  • Elaboração de um Curriculum Vitae;
  • Elaboração de uma Carta de Apresentação;
  • Preparação para a entrevista de seleção;
  • Técnicas de seleção profissional;
  • Simulação de entrevista de seleção profissional.

2. Assertividade

Duração: 12 horas

• Promover a auto consciência relativa ao estilo de comunicação pessoal;
  • Compreender o modo como os nossos comportamentos e atitudes podem influenciar e afetar os outros;
  • Desenvolver relações mais abertas e frutíferas com os outros;
  • Comunicar eficazmente e estabelecer respeito mútuo;
  • Ser mais proactivo;
  • Demonstrar empatia enquanto nos mantemos firmes;
  • Lidar com situações e pessoas emocionalmente difíceis;
  • Transmitir uma imagem positiva e segura na interação com os demais, quer no contexto profissional, quer na área pessoal.

3. Gestão do Tempo

Duração: 8 horas

• Discriminar as diferentes fontes que influenciam a gestão do tempo;
  • Refletir sobre os seus estilos pessoais de funcionamento;
  • Desenvolver uma teoria pessoal sobre o modo como cada participante faz uso do tempo;
  • Discriminar os erros mais comuns quando se planificam atividades;
  • Urgência vs. Importância;
  • Aspetos emocionais com interferência na gestão do tempo;
  • Estratégias promotoras do aumento de eficácia na gestão do tempo.

4. Formação sobre Métodos de Estudo

Este programa destina-se a alunos do 1º ciclo e mestrado integrado da Faculdade de Ciências. Tem como objetivo o desenvolvimento dos fatores que influenciam o sucesso académico e a aquisição de estratégias mais eficazes de organização do estudo.

5. Nova edição do Programa PhD - Contagem Final

Ação de formação destinada a alunos de doutoramento com 2 ou mais inscrições. Este programa destina-se a promover competências para uma gestão mais eficaz das diferentes etapas do doutoramento.

Datas agendadas

• Palestra “Aprende a Regular a Ansiedade” - 14 de dezembro de 2016, 14h00