Prazos de candidatura
1.ª fase: 01 de julho a 14 de agosto de 2019
2.ª fase: 02 de dezembro de 2019 a 17 de janeiro de 2020
Condições de acesso e ingresso
Consulte o Edital;
Consulte os Critérios de Seleção para o ano letivo de 2019/2020.
Condições de acesso:
Podem candidatar-se ao 3.º Ciclo de estudos:
- Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal. Consideram-se como equivalências legais ao grau de mestre, os graus reconhecidos nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto bem como os graus que tenham sido reconhecidos ou considerados equivalentes ao abrigo da legislação anterior (Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho, e Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro);
- Os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FCUL. Consideram-se como equivalências legais ao grau de licenciado, os graus reconhecidos nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto bem como os graus que tenham sido reconhecidos ou considerados equivalentes ao abrigo da legislação anterior (Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho, e Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro);
- Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FCUL.
Pode submeter o pedido de reconhecimento legal no seguinte link:
https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374.
A validação da titularidade dos graus referidos deve ser feita pela entidade competente do país em que a qualificação foi obtida. Atenção: Os Certificados/Diplomas devem ser visados pelo serviço consular ou apresentados com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento e, sempre que não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol, devem ser traduzidos para um destes idiomas (sendo a tradução validada pelo serviço consular ou embaixada).
Condições de ingresso:
Para ingressar num 3.º Ciclo de estudos, os estudantes internacionais devem demonstrar conhecimentos nas matérias necessárias ao prosseguimento de estudos no curso a que se candidatam, bem como comprovar conhecimentos linguísticos adequados à frequência do curso a que se candidatam.
Instruções de submissão
1. Criação de conta
Candidato aluno FCUL, com conta válida - deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e posteriormente aceder ao formulário de candidatura na secção “Candidato”.
Candidato aluno FCUL, sem conta válida - deverá requerer novas credenciais de acesso pela(s) seguinte(s) forma(s):
- Através do email : suporte@ciencias.ulisboa.pt indicando o seu número e nome de Aluno;
- Diretamente no balcão de atendimento da Unidade de Informática – Ed. C1, Sala 1.2.10
Posteriormente aceder ao formulário de candidatura https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ na secção “Candidato”.
Candidato que não é aluno FCUL - deverá criar uma conta diretamente em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/accountCreation.
Posteriormente irá receber as credenciais (formato: Utilizador bennuXXX ) e poderá aceder ao formulário de candidatura https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ na secção “Candidato”.
Caso não receba o e-mail ou se esqueça da password, poderá solicitar o seu reenvio em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/passwordResetRequest.
2. Escolher o curso a que se pretende candidatar.
3. Preencher/validar todos os campos dos “separadores” de candidatura.
4. Reunir os documentos necessários e de entrega obrigatória, nomeadamente:
- Curriculum Vitae;
- Diploma de Mestrado e/ou Licenciatura 1 2 3 ou equivalente legal 4;
- Certificado de Unidades Curriculares de Mestrado e/ou Licenciatura 1 2 3;
- Certificado de Cargas Horárias e Conteúdos Programáticos (carimbados e assinados pela instituição de ensino superior) caso o Coordenador o solicite 2 3;
- Declaração sob compromisso de honra de que o candidato não tem nacionalidade portuguesa nem está abrangido por nenhuma das condições que, de acordo com EEI, não lhe confiram a condição de Estudante Internacional (consultar artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 62/2018 de 06 de agosto);
- Passaporte / Bilhete de Identidade estrangeiro - opcional 3;
- Proposta de tema de tese com indicação dos objetivos gerais a alcançar (facultativo);
- Declaração de aceitação de orientação do(s) orientador(es);
- Carta de Motivação;
- Comprovativo de conhecimento de língua inglesa ou portuguesa (se aplicável);
- Documento autorizando a permanência em Portugal, emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
1 Os documentos devem ser visados pelo serviço consular português ou apresentados com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento.
2 Sempre que os documentos não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol, devem ser traduzidos para um destes idiomas.
3 Os candidatos deverão trazer os documentos originais na altura da matrícula/inscrição.
4 Consideram-se como equivalências legais aos graus de licenciado e mestre, os graus reconhecidos nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agostos bem como os graus que tenham sido reconhecidos ou considerados equivalentes ao abrigo da legislação anterior (Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho, e Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro).
Pode submeter o pedido de reconhecimento legal no seguinte link:
https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374.
5. Digitalizar e anexar ao formulário de candidatura todos os documentos de entrega obrigatória. Solicita-se o envio preferencial de documentos digitalizados em Word, PDF ou formatos de imagem (ex: jpeg, gif, png, etc.).
As candidaturas que não anexem todos os documentos obrigatórios não serão aceites/validadas.
6. Submeter a candidatura.
7. Aguardar pela receção de um e-mail para efetuar o pagamento da respetiva taxa de candidatura.
Pagamento da taxa de candidatura no valor de 60,00Euros.
O pagamento deverá ser efetuado, através de:
- Transferência bancária.
Os pagamentos devem ser efetuados única e exclusivamente no período correspondente à fase de candidatura (não serão aceites pagamentos feitos durante a 1.ª fase para pagar candidaturas submetidas na 2.ª fase).
8. Deverá submeter o respetivo comprovativo da transferência bancária na candidatura.
Ao longo do processo de candidatura os candidatos receberão notificações por email e poderão consultar o estado da mesma.