3.º Ciclo

Prazos de candidatura

1.ª fase: 02 de julho a 14 de agosto de 2018
2.ª fase: 03 de dezembro de 2018 a 16 de janeiro de 2019

 

Condições de acesso e ingresso

Consulte o edital;

Consulte os critérios de seleção para o ano letivo de 2018/2019.

 

Condições de acesso:

Podem candidatar-se ao 3.º Ciclo de estudos:

  • Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal. Consideram-se como equivalências legais ao grau de mestre, as equivalências e reconhecimentos de habilitações previstos no Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho, e no Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro;
  • Os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FCUL. Consideram-se como equivalências legais ao grau de licenciado, as equivalências e reconhecimentos de habilitações previstos no Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho, e no Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro;
  • Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FCUL.

A validação da titularidade dos graus referidos deve ser feita pela entidade competente do país em que a qualificação foi obtida. Atenção: Os Certificados/Diplomas devem ser visados pelo serviço consular ou apresentados com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento e, sempre que não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol, devem ser traduzidos para um destes idiomas (sendo a tradução validada pelo serviço consular ou embaixada).

Condições de ingresso:

Para ingressar num 3.º Ciclo de estudos, os estudantes internacionais devem demonstrar conhecimentos nas matérias necessárias ao prosseguimento de estudos no curso a que se candidatam.

 

Instruções de submissão

1.  Criação de conta

Candidato aluno FCUL, com conta válida -  deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e posteriormente aceder ao formulário de candidatura na secção “Candidato”.

Candidato aluno FCUL, sem conta válida - deverá requerer novas credenciais de acesso pela(s) seguinte(s) forma(s):

  1. Através do email : suporte@ciencias.ulisboa.pt indicando o seu número e nome de Aluno;
  2. Diretamente no balcão de atendimento da Unidade de Informática – Ed. C1, Sala 1.2.10

Posteriormente aceder ao formulário de candidatura https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ na secção “Candidato”.

Candidato que não é aluno FCUL - deverá criar uma conta diretamente em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/accountCreation.
Posteriormente irá receber as credenciais (formato: Utilizador bennuXXX ) e poderá aceder ao formulário de candidatura https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ na secção “Candidato”.
Caso não receba o e-mail ou se esqueça da password, poderá solicitar o seu reenvio em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/passwordResetRequest.

 

2. Escolher o curso a que se pretende candidatar.

 

3. Preencher/validar todos os campos dos “separadores” de candidatura. 

 

4. Reunir os documentos necessários e de entrega obrigatória, nomeadamente:

  • Curriculum Vitae;
  • Diploma de Mestrado e/ou Licenciatura 1 2 3 ou equivalente legal 4;
  • Certificado de Unidades Curriculares de Mestrado e/ou Licenciatura 1 2 3;
  • Certificado de Cargas Horárias e Conteúdos Programáticos (carimbados e assinados pela instituição de ensino superior) 2 3;
  • Declaração sob compromisso de honra de que o candidato não tem nacionalidade portuguesa nem está abrangido por nenhuma das condições que, de acordo com EEI, não lhe confiram a condição de Estudante Internacional (consultar artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 36/2014 de 10 de março);
  • Declaração relativa ao registo do grau superior estrangeiro e da instituição de ensino superior estrangeira;
  • Passaporte / Bilhete de Identidade estrangeiro - opcional 3;
  • Plano de trabalho com indicação dos objetivos gerais a alcançar;
  • Declaração de aceitação de orientação do(s) orientador(es) – caso o candidato pretenda propor os orientadores antes do registo da tese;
  • Carta de Motivação;
  • Documento autorizando a permanência em Portugal, emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

1 Os documentos devem ser visados pelo serviço consular português ou apresentados com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento.
2 Sempre que os documentos não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol, devem ser traduzidos para um destes idiomas.
3 Os candidatos deverão trazer os documentos originais na altura da matrícula/inscrição.
4 Consideram-se como equivalências legais aos graus de licenciado e mestre, as equivalências e reconhecimentos de habilitações previstos no Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho, e no Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro.
 

5.  Digitalizar e anexar ao formulário de candidatura todos os documentos de entrega obrigatória. Solicita-se o envio preferencial de documentos digitalizados em Word, PDF ou formatos de imagem (ex: jpeg, gif, png, etc.).

As candidaturas que não anexem todos os documentos obrigatórios não serão aceites/validadas.

 

6. Submeter a candidatura.

 

7. Aguardar pela receção de um e-mail para efetuar o pagamento da respetiva taxa de candidatura.

Pagamento da taxa de candidatura no valor de 60,00Euros.
O pagamento deverá ser efetuado, através de:

  • Transferência bancária.
    Os pagamentos devem ser efetuados única e exclusivamente no período correspondente à fase de candidatura (não serão aceites pagamentos feitos durante a 1.ª fase para pagar candidaturas submetidas na 2.ª fase).
     

8. Deverá submeter o respetivo comprovativo da transferência bancária na candidatura.
 

Ao longo do processo de candidatura os candidatos receberão notificações por email e poderão consultar o estado da mesma. 

 

Submissão

Para se candidatar a cursos de 3.º Ciclo clique aqui.