2.º Ciclo e Pós-Graduações não conferentes de grau (novos alunos)

Matrícula e Inscrição

13 a 15 de setembro

Processo

A inscrição será feita através do novo sistema de gestão académica Fénix.

• Aluno FCUL, com conta válida
    • Antes de iniciar o seu processo de inscrição, deverá certificar-se de que a sua conta de aluno FCUL está válida e testar que consegue aceder ao Fénix sem problemas.
    • Para realizar a inscrição, deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e consultar o Manual de Instruções.

• Para os novos alunos
    • Antes de iniciar o seu processo de inscrição, irá receber por e-mail, no endereço que indicou aquando da sua candidatura, os dados respeitantes à criação da sua conta de Aluno FCUL.
    • Com os dados e instruções que lhe forem enviadas deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e verificar/testar que consegue aceder ao Fénix sem problemas.
    • Para realizar a matrícula/inscrição, deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e consultar o Manual de Instruções.

Manual de Instruções: Para consultar  o manual de apoio à sua inscrição, clique aqui.
Nota: precisa de ter instalado o Adobe Reader - para efetuar o download do Adobe Reader (gratuito), clique aqui.

Sobre Inscrições

• Após 29 de dezembro de 2017 não são aceites inscrições. Os alunos sem inscrição até esta data deverão efetuar nova candidatura em 2018/2019.
  • A taxa de inscrição inclui o seguro escolar.
  • As informações sobre o processo de inscrição são prestadas exclusivamente por e-mail (não são dadas telefonicamente).
  • ​​​Os alunos que concluíram cursos fora da FCUL devem apresentar obrigatoriamente, o original do Certificado de Conclusão de Licenciatura e Disciplinas, no Atendimento Geral da Direção Académica (Edifício C5, Piso 3, Senha B), entre os dias 11 e 22 de setembro de 2017.

• Os alunos dos cursos de Mestrado em Engenharia Informática, Informática, Segurança Informática e Pós-Graduações em Informática e Data Science (1.º ano/1.ª vez) só devem realizar a matrícula/inscrição, depois de realizarem a pré-inscrição no Departamento de Informática. As inscrições nas respetivas unidades curriculares devem respeitar a pré-inscrição validada pelo Coordenador do curso.
    Fichas de pré-inscrição: Engenharia Informática | Informática | Segurança Informática | Pós-Graduação em Informática | Pós-Graduação em Data Science (devem ser entregues pessoalmente na Secretaria do Departamento de Informática ou enviadas, devidamente preenchidas e assinadas, para o e-mail secretariadi@ciencias.ulisboa.pt).

Sobre Propinas

• O acesso à inscrição está condicionado ao pagamento de todas as propinas em atraso.
  • A 1.ª prestação da propina é paga no ato da inscrição.
  • Para efetuar o pagamento da 1.ª prestação da propina, deve aceder aos Menus “Aluno” - “Consultar” - “Visualizar Conta” - “Detalhes da Conta Corrente” - clicar em “Referências para Pagamento” e utilizar as referências multibanco geradas para pagamento. Atenção: cada aluno tem as suas próprias referências e só essas lhes estão associadas, se pagar por outras está a pagar as propinas de um colega. (poderá consultar o Manual de Instruções onde obtém todas as indicações de como proceder).
  • A 1.ª prestação deve ser paga no dia da realização da matrícula/inscrição online, na data indicada na referência multibanco. Após esta data, o aluno é considerado devedor de propinas.​​
  • ​Os alunos que concorreram a Bolsa dos SASUL ou outras, devem fazer prova da candidatura nos serviços de Atendimento Geral da Direção Académica ou através de e-mail antes das datas definidas para a inscrição. Devem proceder ao pagamento das propinas após o início do efetivo pagamento das bolsas. Quando o pedido de bolsa de estudo for indeferido, devem pagar os valores das propinas já vencidos, no prazo de dez dias contados da data da notificação do indeferimento.
  • Os estudantes que não efetuarem o pagamento da propina nos prazos fixados poderão pagar a importância em dívida acrescida de juros, nos termos legais, de acordo com o estipulado no artigo 29.º, alínea b) da Lei n.º 37/2003, de 22 de agosto. Os juros são devidos a partir da data de vencimento de cada uma das prestações em dívida. Até que ocorra a regularização do pagamento da propina em dívida, fica suspensa a inscrição do estudante e, consequentemente, fica o mesmo inibido de praticar quaisquer atos curriculares, bem como de obter certificação de informação académica correspondente ao período a que a propina em dívida se refere.

Direção Académica
Informações sobre inscrições: gepg@ciencias.ulisboa.pt

Direção de Serviços Informáticos
Informações sobre sobre criação / validação de conta de Aluno: suporte@ciencias.ulisboa.pt