2.º Ciclo de estudos de Mestrado

Prazos de candidatura

1.ª fase: 06 de junho a 11 de julho de 2018
2.ª fase: 16 a 31 de agosto de 2018

 

Condições de acesso e ingresso

Consulte o Edital.

Consulte os critérios de seleção e seriação para o ano letivo de 2018/2019.

Condições de acesso:

Podem candidatar-se ao 2.º Ciclo de estudos de Mestrado e ao 2.º Ciclo de estudos de Mestrado Integrado:

  • Os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal. Consideram-se como equivalências legais aos grau de licenciado, as equivalências e reconhecimentos de habilitações previstos no Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho, e no Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro;
  • Os titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º Ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
  • Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

A validação da titularidade dos graus referidos deve ser feita pela entidade competente do país em que a qualificação foi obtida. Atenção: Os Certificados/Diplomas devem ser visados pelo serviço consular ou apresentados com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento e, sempre que não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol, devem ser traduzidos para um destes idiomas.

Condições de ingresso:

Para ingressar num 2.º Ciclo de estudos, os estudantes internacionais devem demonstrar conhecimentos nas matérias necessárias ao prosseguimento de estudos no curso a que se candidatam.

 

Instruções de submissão

1.  Criação de conta

Candidato aluno FCUL, com conta válida -  deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e posteriormente aceder ao formulário de candidatura na secção “Candidato”.

Candidato aluno FCUL, sem conta válida - deverá requerer novas credenciais de acesso pela(s) seguinte(s) forma(s):

  1. Através do email : suporte@ciencias.ulisboa.pt indicando o seu número e nome de Aluno;
  2. Diretamente no balcão de atendimento da Unidade de Informática – Ed. C1, Sala 1.2.10

Posteriormente aceder ao formulário de candidatura https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ na secção “Candidato”.

Candidato que não é aluno FCUL - deverá criar uma conta diretamente em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/accountCreation.
Posteriormente irá receber as credenciais (formato: Utilizador bennuXXX ) e poderá aceder ao formulário de candidatura https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ na secção “Candidato”.
Caso não receba o e-mail ou se esqueça da password, poderá solicitar o seu reenvio em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/passwordResetRequest.

 

2. Escolher o curso a que se pretende candidatar.

 

3. Preencher/validar todos os campos dos “separadores” de candidatura. 

 

4. Reunir os documentos necessários e de entrega obrigatória, nomeadamente:

  • Curriculum Vitae;
  • Diploma de Licenciatura 1 2 3 ou equivalente legal 4;
  • Certificado de Unidades Curriculares de Licenciatura 1 2 3;
  • Certificado de Cargas Horárias e Conteúdos Programáticos (carimbados e assinados pela instituição de ensino superior) 2 3;
  • Declaração sob compromisso de honra de que o candidato não tem nacionalidade portuguesa nem está abrangido por nenhuma das condições que, de acordo com EEI, não lhe confiram a condição de Estudante Internacional (consultar artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 36/2014 de 10 de março);
  • Declaração relativa ao reconhecimento do grau superior estrangeiro e da instituição de ensino superior estrangeira (emitida pela Direção Geral de Ensino Superior - DGES);
  • Passaporte / Bilhete de Identidade estrangeiro - opcional 3;
  • Carta de Motivação;
  • Documento autorizando a permanência em Portugal, emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) - data limite de entrega no ato da matrícula/inscrição.
     

1 Os documentos devem ser visados pelo serviço consular português ou apresentados com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento.
2 Sempre que os documentos não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol, devem ser traduzidos para um destes idiomas.
3 Os candidatos deverão trazer os documentos originais na altura da matrícula/inscrição.
4 Consideram-se como equivalências legais aos graus de licenciado e mestre, as equivalências e reconhecimentos de habilitações previstos no Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho, e no Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro.
 

5.  Digitalizar e anexar ao formulário de candidatura todos os documentos de entrega obrigatória. Solicita-se o envio preferencial de documentos digitalizados em Word, PDF ou formatos de imagem (ex: jpeg, gif, png, etc.).

As candidaturas que não anexem todos os documentos obrigatórios não serão aceites/validadas.

 

6. Submeter a candidatura.

 

7. Aguardar pela receção de um e-mail para efetuar o pagamento da respetiva taxa de candidatura.

Pagamento da taxa de candidatura no valor de 60,00Euros.
O pagamento deverá ser efetuado, através de:

  • Transferência bancária.
    Os pagamentos devem ser efetuados única e exclusivamente no período correspondente à fase de candidatura (não serão aceites pagamentos feitos durante a 1.ª fase para pagar candidaturas submetidas na 2.ª fase).
     

8. Deverá submeter o respetivo comprovativo da transferência bancária na candidatura.
 

Ao longo do processo de candidatura os candidatos receberão notificações por email e poderão consultar o estado da mesma.

 

Escolha dos cursos

Os candidatos que submeterem mais do que uma candidatura e forem admitidos para mais do que um curso, impreterivelmente e sob pena de não ficarem colocados, terão de informar a Área de Estudos Pós-Graduados (candidatura-pg@ciencias.ulisboa.pt) sobre qual o curso em que se pretendem inscrever.

Datas limites para escolha dos cursos de 2.º Ciclo:

1.ª fase: 08 de agosto de 2018;
2.ª fase: 10 de setembro de 2018.

 

Submissão

Para se candidatar a cursos de 2.º Ciclo de Mestrado clique aqui.

 

Pagamento de caução

Conforme estipulado no Despacho D/55/2015, após terem conhecimento da sua admissão, os candidatos admitidos na 1.ª e 2.ª fase ficam sujeitos ao pagamento de uma caução no valor de 500,00Euros, sob pena de perderem a vaga no curso a que foram admitidos. O montante da caução será deduzido no valor da propina.

O pagamento deve ser efetuado através de transferência bancária:

N.º IBAN: PT50003508240001225203011
SWIFT CODE/BIC: CGDIPTPL

Imediatamente após terem efetuado o pagamento deverão impreterivelmente enviar o comprovativo por e-mail para candidatura-pg@ciencias.ulisboa.pt, indicando o nome completo do aluno a que o pagamento se refere, de acordo com os seguintes prazos:

Candidatos admitidos na 1.ª fase: 5 dias úteis após a publicação dos resultados do curso.
Candidatos admitidos na 2.ª fase: 2 dias úteis após a publicação dos resultados do curso.