1.º Ciclo e Mestrado Integrado

Inscrição unidades curriculares / escolha de horários de 1.º e 2.º semestre
(exceto unidades curriculares de 1.º ano em atraso)

A inscrição decorre de 05 a 08 de setembro.

Online

Processo

A inscrição será feita através do novo sistema de gestão académica Fénix.

Antes de iniciar o seu processo de inscrição, deverá certificar-se de que a sua conta de aluno FCUL está válida e testar que consegue aceder ao Fénix sem problemas.

Para realizar a inscrição, deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e consultar o Manual de Instruções.

Manual de Instruções: Para consultar  o manual de apoio à sua inscrição, clique aqui.
Nota: precisa de ter instalado o Adobe Reader - para efetuar o download do Adobe Reader (gratuito), clique aqui.

Escolha de horários

A escolha de horários será realizada online de acordo com a tabela seguinte:

Escolha em bloco * 05 de setembro n.º de aluno > 49178
Escolha em bloco * 06 de setembro n.º de aluno >47456
Escolha livre 07 e 08 de setembro todos os alunos

* Nos primeiros 2 dias, a escolha dos horários é feita em bloco - isto significa que o aluno escolhe um bloco/turma para o 1.º semestre e um outro para o 2.º semestre (onde estão todas as unidades curriculares do seu plano de estudos).

Os alunos com unidades curriculares em atraso têm que obrigatoriamente realizar inscrição nessas unidades curriculares.

Inscrição unidades curriculares / escolha de horários de 1.º e 2.º semestre
(só unidades curriculares de 1.º ano em atraso)

A inscrição decorre de 18 a 20 de setembro.

Online

Os alunos poderão reinscrever-se só nas unidades curriculares de 1.º ano, em atraso, nas turmas não disponíveis à data da sua inscrição.

Processo

A inscrição será feita através do novo sistema de gestão académica Fénix.

Caso ainda não tenha acedido ao Fénix, antes de iniciar o seu processo de inscrição, deverá certificar-se de que a sua conta de aluno FCUL está válida e testar que consegue aceder ao Fénix sem problemas.

Para realizar a inscrição, deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e consultar o Manual de Instruções.

Manual de Instruções: Para consultar  o manual de apoio à sua inscrição, clique aqui.

Sobre Inscrições

• Após 29 de dezembro de 2017 não são aceites inscrições.
  • A taxa de inscrição inclui o seguro escolar.

Sobre Propinas

• O acesso à inscrição está condicionado ao pagamento de todas as propinas em atraso.
  • A 1.ª prestação da propina é paga no ato da inscrição.
  • Para efetuar o pagamento da 1.ª prestação da propina, deve aceder aos Menus “Aluno” - “Consultar” - “Visualizar Conta” - “Detalhes da Conta Corrente” - clicar em “Referências para Pagamento” e utilizar as referências multibanco geradas para pagamento. Atenção: cada aluno tem as suas próprias referências e só essas lhes estão associadas, se pagar por outras está a pagar as propinas de um colega. (poderá consultar o Manual de Instruções onde obtém todas as indicações de como proceder).
  • A 1.ª prestação deve ser paga no dia da realização da matrícula/inscrição online e até à data limite indicada na referência multibanco. Após esta data, o aluno é considerado devedor de propinas.​​
  • ​Os alunos que concorreram a Bolsa dos SASUL ou outras, devem fazer prova da candidatura nos serviços de Atendimento Geral da Direção Académica ou através de e-mail antes das datas definidas para a inscrição. Devem proceder ao pagamento das propinas após o início do efetivo pagamento das bolsas. Quando o pedido de bolsa de estudo for indeferido, devem pagar os valores das propinas já vencidos, no prazo de dez dias contados da data da notificação do indeferimento.
  • Os estudantes que não efetuarem o pagamento da propina nos prazos fixados poderão pagar a importância em dívida acrescida de juros, nos termos legais, de acordo com o estipulado no artigo 29.º, alínea b) da Lei n.º 37/2003, de 22 de agosto. Os juros são devidos a partir da data de vencimento de cada uma das prestações em dívida. Até que ocorra a regularização do pagamento da propina em dívida, fica suspensa a inscrição do estudante e, consequentemente, fica o mesmo inibido de praticar quaisquer atos curriculares, bem como de obter certificação de informação académica correspondente ao período a que a propina em dívida se refere.

Direção Académica
Informações sobre inscrições: ua@ciencias.ulisboa.pt

Direção de Serviços Informáticos
Informações sobre sobre validação de conta de Aluno: suporte@ciencias.ulisboa.pt