tabletop-noticia-1

Cybersecurity Executive Program termina com sucesso, formando mais 50 decisores de topo

Cibersegurança29 maio, 2026

A 5ª edição do Cybersecurity Executive Program chegou ao final esta terça-feira com a realização do já tradicional exercício de simulação de um ciberincidente envolvendo uma infraestrutura crítica. O encerramento desta formação avançada, que contou com cerca de 50 executivos de empresas e entidades do setor público, teve lugar no Museu da Eletricidade, em Lisboa. Após os trabalhos, a sessão de encerramento decorreu conjuntamente com o evento FSAS Summit, promovido pela Fsas Technologies – a Fujitsu company. A sessão de encerramento contou com as intervenções de José Ribeiro, Diretor da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária; Hélder Guerreiro, coronel da Força Aérea Portuguesa; Pedro Baptista, do Governo Regional dos Açores; António Casimiro, subdiretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa) e coordenador científico do Cybersecurity Executive Program; e Telmo Vieira, coordenador executivo do Cybersecurity Executive Program e Managing Partner da PremiValor Consulting.

“Quando um presidente ou um membro de um conselho de administração frequenta este programa, algo fundamental muda: a cibersegurança deixa de ser vista como um problema do departamento de Tecnologias da Informação (TI) e passa a ser entendida como uma questão estratégica, de governance e de responsabilidade pessoal”, responde António Casimiro.

Telmo Vieira

Telmo Vieira: "Quando um membro de um conselho de administração frequenta este programa, algo fundamental muda: a cibersegurança deixa de ser vista como problema do departamento de TI"

Desenvolvido em parceria por Ciências ULisboa e pela Premivalor Consulting, o Cybersecurity Executive Program assume como um dos objetivos prioritários “um efeito transformador e duradouro” na forma como gestores, diretores e administradores encaram os aspetos tecnológicos, financeiros e legais que servem de referência para a área da cibersegurança. “Um líder que compreende os riscos de cibersegurança faz perguntas mais informadas nas reuniões de conselho de administração, exige uma cultura organizacional mais resiliente e toma decisões diferentes, por exemplo ao nível do investimento em cibersegurança”, exemplifica António Casimiro.

participantes do Cybersecurity Executive Programme a realizar exercício

A sessão de encerramento do programa de formação contemplou um exercício com um ciberincidente simulado

Ao cabo de três meses de curso, os formandos não só tomam contacto com as melhores práticas de prevenção e mitigação de ciberincidentes, como têm ainda possibilidade de garantir 4 ECTS. E esse dado está longe de ser despiciendo. “Esta 5.ª edição consolidou o Cybersecurity Executive Program como a referência nacional em formação executiva em cibersegurança, tornando-o ainda o único programa do género em Portugal com reconhecimento académico formal através da atribuição de ECTS”, explica Telmo Vieira.

Este programa contou ainda com a participação de formadores do Centro Nacional de Cibersegurança, do Banco de Portugal, da Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA), da Polícia Judiciária, da EDP, da Vodafone, da Palo Alto Networks, da Minsait-Indra, da Premivalor Consulting e da Broseta.

Telmo Vieira, recorda que esta formação para executivos decorreu numa altura em que a Diretiva sobre a Segurança das Redes e da Informação 2 (NIS 2) e o Regulamento DORA, que pretende garantir as melhores práticas de resiliência digital para o sector financeiro, já se encontram transportas para as leis nacionais. As alterações legislativas transformaram “os conteúdos do curso, que deixaram de ser uma preparação para o que aí vem e passaram a ser uma resposta concreta ao que já é lei”. “Os cerca de 50 formandos saíram desta edição com clareza sobre as suas responsabilidades legais atuais e não futuras”, sublinha Telmo Vieira.

“Este nível de senioridade cria oportunidades para discussões que vão para além dos conteúdos programáticos, transformando o programa num verdadeiro fórum de partilha de experiências e desafios concretos"

O perfil dos formandos que participaram nesta edição do Cybersecurity Executive Program, constituído predominantemente por membros de conselhos de administração e diretores executivos c-Level, foi excecional. “Este nível de senioridade cria oportunidades para discussões que vão para além dos conteúdos programáticos, transformando o programa num verdadeiro fórum de partilha de experiências e desafios concretos que estas organizações enfrentam no dia a dia”, lembra Telmo Vieira.

O responsável da PremiValor Consulting recorda que, ao longo do curso, os formandos tiveram um contacto direto com alguns dos mais reputados especialistas do país e também internacionais, que abordaram a cibersegurança a partir das perspetivas académicas, regulatórias, judiciais, financeiras e empresariais. O curso terminou com a realização do exercício tabletop final, colocando os participantes numa simulação de gestão de crise de cibersegurança em ambiente executivo, conduzida pelo Contra-Almirante António Gameiro Marques, antigo coordenador do Gabinete Nacional de Segurança, e pelo comandante José Vale Matos, líder da consultora Made2Coach e anterior oficial da Marinha Portuguesa. “Para muitos, este foi talvez o momento mais marcante do programa, colocando-os perante situações em que tiveram de enfrentar, de forma estruturada e segura, o processo de tomada de decisão durante um incidente de cibersegurança concreto”, refere Telmo Vieira.

António Casimiro

António Casimiro assegurou a coordenação científica do Cybersecurity Executive Program

O curso, criado em parceria por Ciências ULisboa e pela Premivalor Consulting no âmbito do INNCYBER INNOVATION HUB, tem por destinatários os decisores de topo, reforçando dessa forma o posicionamento e a visibilidade de Ciências ULisboa na sociedade. “Não são alunos comuns: são líderes que, ao frequentarem este programa, estabelecem uma relação direta e duradoura com Ciências ULisboa. Isso tem um valor reputacional e relacional que transcende a formação em si”, conclui o subdiretor de Ciências ULisboa.

Comunicados

Prémios Científicos ULisboa/CGD distinguem oito investigadores de Ciências ULisboa.