protocolo

Ciências ULisboa e Ordem dos Engenheiros assinam protocolo de colaboração

Hugo Séneca
8 maio, 2026

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa) assinou esta quarta-feira um Protocolo de Colaboração com a Ordem dos Engenheiros (OEng) para as áreas do ensino e acreditação de currículos académicos e profissionais. O protocolo foi assinado por Conceição Freitas, diretora de Ciências ULisboa, e Jorge Liça, vice-presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros e António Carias de Sousa, presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros.

protocolo

Jorge Liça, Conceição Freitas e António Carias de Sousa na cerimónia de assinatura do Protocolo

A assinatura do Protocolo, que decorreu em paralelo com o programa do Dia Aberto, tem em vista o reforço da formação para o exercício das profissões na área da engenharia. Com a parceria agora formalizada, os cursos lecionados por Ciências ULisboa poderão vir a receber, mediante avaliação da OEng, o selo EUR-ACE, que funciona como uma referência europeia no que toca à acreditação profissional.

O Protocolo agora celebrado prevê ainda muitas outras medidas relacionadas com a acreditação, a formação e títulos profissionais.

A OEng marcou presença no Dia Aberto de Ciências ULisboa, com um ponto de esclarecimento de dúvidas e inscrição de novos membros.

Comunicados

Prémios Científicos ULisboa/CGD distinguem oito investigadores de Ciências ULisboa.