A 23 de março celebra-se o Dia Mundial da Meteorologia. A data tem como objetivo aumentar a consciencialização global para a importância da meteorologia na compreensão do clima e dos fenómenos meteorológicos, além de alertar para as alterações climáticas e os seus impactos no meio ambiente, na economia e na qualidade de vida.
No mundo atual, a meteorologia desempenha um papel fundamental na previsão de eventos meteorológicos extremos, como tempestades, furacões, secas e inundações, sendo essencial para a segurança pública, a agricultura, o transporte, a saúde e muitas outras áreas.
Ao longo desta semana o nosso país esteve a braços com condições meteorológicas muito adversas provocadas pela passagem da depressão Martinho, particularmente o vento forte e a precipitação intensa, que causaram vários milhares de euros em danos e impactaram a vida de milhões de portugueses.
Foram vários os docentes e investigadores de CIÊNCIAS que marcaram presença na comunicação social, para ajudar a compreender o fenómeno, destacando a importância da previsão e prevenção:
21 março 2025
Tempestade Martinho: Ventos de mais de 100 km/h lançam destruição
Comentários dos professores Pedro Matos Soares e Ricardo Trigo, investigadores do Instituto Dom Luiz (IDL). In Expresso (edição impressa).
Próximas semanas podem trazer mais temporais
Comentários do antigo aluno e professor jubilado da Faculdade, Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável. In Diário de Notícias Online (e edição impressa).
20 março 2025
Tempestade Martinho: Ventos de mais de 100 km/h lançam destruição
Comentários dos professores Pedro Matos Soares e Ricardo Trigo, investigadores do IDL. In Expresso Online
Depressão Martinho: Quase 7 mil ocorrências e grandes prejuízos
Comentários do professor jubilado da Faculdade Miguel Miranda e do professor Carlos da Camara. In CNN Portugal - CNN Fim de Tarde, SIC Notícias - Jornal do Dia.
Impacto do mau tempo na agricultura: análise
Filipe Duarte Santos presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, antigo aluno e professor jubilado da Faculdade analisa o impacto do mau tempo na agricultura. In CNN Portugal - CNN Top Story, CNN Portugal Online.
Depressão Martinho. "Nas próximas horas vão ocorrer fenómenos de precipitação intensa
Comentários do professor Carlos Pires, investigador em climatologia no IDL. In CNN Portugal, CNN Portugal Online
CIÊNCIAS reconhece e agradece o contributo excecional para a sociedade destes membros da sua comunidade, para que possamos estar cada vez melhor preparados para eventos futuros.
O Dia Mundial da Meteorologia foi criado em 1951 para comemorar a fundação da Organização Meteorológica Mundial em 23 de março de 1950. Essa organização anuncia um tema para o Dia Mundial da Meteorologia todos os anos, e esse dia é comemorado em todos os países membros.
