InfoDay do Desafio Societal Energia

Ordem dos Engenheiros - Lisboa

No âmbito do plano de divulgação do Horizonte 2020, o Gabinete de Promoção do Programa-Quadro da Fundação para a Ciência e Tecnologia em colaboração com a Direção Geral de Energia e Geologia, o EnergyIn, Associação Portuguesa da Energia e a Ordem dos Engenheiros organiza uma sessão de informação sobre as oportunidades de financiamento do programa Energia do Horizonte 2020 no dia 24 de Outubro de 2014.
Esta sessão irá contar com a presença do Delegado Nacional do Tema Energia no Horizonte 2020 e de um painel de discussão com diversos stakeholders nacionais da área da Energia. O objetivo principal desta sessão é de informar e facilitar atempadamente informação às entidades portuguesas (públicas e privadas) nos próximos concursos desta iniciativa.

O evento é gratuito mas a inscrição é obrigatória.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications. The main emphasis is on the most common form, the “primary scientific paper”, but other forms will be covered.

Ludgero Tiago Coelho Alves defende a dissertação "Pricing American-style Options using the Static Hedge Portfolio".

Estes seminários destinam-se à apresentação e discussão de estudos de caso em história de cultura material e coleções científicas, museus universitários e património científico em geral.

Por Philip Wadler (University of Edinburgh).

Por Edwin Brady (University of St Andrews).

A organização da informação referente à produção científica e dos ficheiros que lhes estão associados implica, cada vez mais, a utilização de aplicações que permitam gerir a descrição e o arquivo dos documentos.

As provas, requeridas por Mário Abel Carreira Gonçalves, decorrem nos dias 25 e 26 de janeiro de 2018.

No dia 26 de janeiro, será apreciado o sumário do seminário/lição com o título "Ciclo do Carbono".

Helena Maria Alves Almeida Carvalho defende o trabalho de projeto "Estudo da vinculação de um Cliente Particular a um Banco".

Por Teresa Dias (Post-Doc Researcher, PSE - Research Group).

Numerous exciting results circle around the quality of specific power series: formal, convergent, algebraic, Gevrey, Mahler, D-finite, P-recursive, differentially algebraic, holonomic, hypergeometric, lacunary, G-functions, ..., with often sharp contrasts between character

Por Nelson Nunes (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / FCUL).

Lack of fertile land to feed the exponentially growing population, insufficient water availability and quality, changes in the flow of nutrients through the bio-geo-cycles (especially N and P) and climate and land use changes are impacting ecosystems and their capacity to deliv

Phylogenetics is one of the scientific areas of Biology that has grown fast and evolved in methodological terms in the last years.

Nesta sessão, será apresentada a necessidade e área de ação da comissão, e seu código de procedimentos. A comissão ficará depois disponível para questões da audiência.

Por Yannick Privat (Laboratoire Jacques-Louis Lions, Université Pierre et Marie Curie).

Por Cinzia Soresina (CMAF-CIO - Universidade de Lisboa).

Por Jacek Radwan (Evolutionary Biology Group, Collegium Biologicum, Adam Mickiewicz University in Poznań).

The Lisbon mini-school on Particle and Astroparticle Physics provides under-graduated students with a comprehensive introduction to the field, covering both theoretical and experimental aspects.

On completion of the course, the students shall have acquired the following knowledge and understanding:

Este Programa destina-se a promover competências para uma gestão mais eficaz das diferentes etapas do doutoramento. As inscrições decorrem até 01 de fevereiro de 2018.

Por Ivan Kuznetsov (Lavrentyev Institute of Hydrodynamics – Siberian Division of the Russian Academy of Sciences, Novosibirsk State University).

Aprender a produzir energia, descobrir como se forma a maior onda surfada em todo o mundo ou perceber como podemos falar com um robô, são apenas alguns dos desafios lançados pela Universidade de Lisboa (ULisboa) aos visitantes da exposição “Descobre a ULisboa”.

Por Philine Feulner (EAWAG - Swiss Federal Institute of Aquatic Science and Technology, ETH).

Por Lucio Boccardio (Dipartimento di Matematica, "Sapienza" Università di Roma).

2017 was marked by wildfires which ravaged Portugal and other regions around the world. The ash generated by these fires can contaminate downstream rivers and reservoirs, harming aquatic ecosystems and limiting water resources for human use.