InfoDay do Desafio Societal Energia

Ordem dos Engenheiros - Lisboa

No âmbito do plano de divulgação do Horizonte 2020, o Gabinete de Promoção do Programa-Quadro da Fundação para a Ciência e Tecnologia em colaboração com a Direção Geral de Energia e Geologia, o EnergyIn, Associação Portuguesa da Energia e a Ordem dos Engenheiros organiza uma sessão de informação sobre as oportunidades de financiamento do programa Energia do Horizonte 2020 no dia 24 de Outubro de 2014.
Esta sessão irá contar com a presença do Delegado Nacional do Tema Energia no Horizonte 2020 e de um painel de discussão com diversos stakeholders nacionais da área da Energia. O objetivo principal desta sessão é de informar e facilitar atempadamente informação às entidades portuguesas (públicas e privadas) nos próximos concursos desta iniciativa.

O evento é gratuito mas a inscrição é obrigatória.

Neste workshop o objetivo central será capacitar os formandos para conceitos básicos de finanças e para as ferramentas essenciais na construção de um plano financeiro.

Os oradores são alunos do Departamento de Matemática da FCUL e bolseiros do programa Novos Talentos em Matemática da Fundação Calouste Gulbenkian.

Programa

José Ricardo Teixeira Rochaapresenta a tese "Tropical forest fragmentation: effects on the spatio-temporal dynamics of its bat communities".

Nos dias 27 e 28 de abril de 2017 irá realizar-se a 8.ª edição da feira anual de emprego da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) - Jobshop Ciências 2017, com foco nas áreas profissionais de Tecnologias de Informação, Consultoria

A história gloriosa das cidades universitárias, pensadas e contruídas como tal, esclarece posições ideológicas sobre a instituição - universidade - e sobre o próprio território em si, no momento em que sofre a intervenção.

Carlos Rocha
CAMGSD - Instituto Superior Técnico

A iniciativa, de entrada livre, conta com a participação de Henrique Cabral (FCUL/MARE).

Weng Kee Wong
Department of Biostatistics, University of California – Los Angeles

Mário Edmundo
CMAF-CIO, Universidade de Lisboa

O URKUND é uma ferramenta de deteção de plágio que compara os documentos que lhe são submetidos com um extenso repositório de informação, incluindo textos disponíveis publicamente (ex.

Seminário no âmbito do Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa conjunta da Universidade de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa.

Este ano, a Associação Portuguesa de Herpetologia (APH) pretende em parceria com a Parques de Sintra (PSML), celebrar o dia internacional de conservação de anfíbios ou "Save the Frogs Day" que se comemora no dia 29 de abril de 2017.

Por Margarida Cunha (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço).

O primeiro contacto com a astronomia é quase sempre através da observação das estrelas no céu, tão distantes e, aparentemente, tão iguais.

Encontra-se aberto até 30 de abril o concurso para acesso ao programa de apoio ao empreendedorismo e inovação na área do Mar Programa MARE STARTUP, cujos termos e formulário de candidatura podem ser consultados

Objetivos:

A Universidade de Lisboa realiza a 3.ª Semana de Inovação de 3 a 9 de maio de 2017, onde terão lugar as Conferências Anuais das Redes Temáticas Interdisciplinares da ULisboa.

Em 2016, mais de 1500 visitantes percorreram o nosso campus e participaram nas atividades disponíveis das várias áreas científicas que constituem o universo de Ciências.

Conferência internacional em honra de Maria Ivette Gomes (CEAUL, FCUL).

Objetivos:

Esta palestra procura que os participantes desenvolvam a capacidade de diferenciar emoções, tomar consciência da sua experiência interna, permitindo-se relacionar com as suas emoções de uma forma mais adaptativa.

Ciências tem cerca de 250 laboratórios com produção diária de resíduos de diversas tipologias.

Licenciatura em Química Tecnológica (LQT) celebra em 2017 os seus 35 anos.