Seminário de Lógica Matemática (SLM)

Shoenfield interpretation, majorizability and WKL

Patrícia Engrácia

FCUL, Sala 6.2.42

Abstract:

We describe the Shoenfield interpretation of finite-order arithmetic. We also introduce and discuss the Howard/Bezem notion of (strong) majorizability. This notion is instrumental in describing the monotone functional interpretation of Ulrich Kohlenbach. As an application, we show the conservativity of weak König’s lemma. If time permits, we also discuss the method of elimination of extensionality.

André Filipe da Costa Marques defende a dissertação "Desafios na previsão de séries temporais financeiras: o caso da taxa de câmbio EUR/USD".

O GPPQ vai organizar na tarde do dia 22 de novembro em Lisboa uma sessão de informação e debate para a divulgação das oportunidades de financiamento de I&I nos concursos 2018-2020 do Desafio Societal da Bioeconomia (DS2).

As inscrições nos workshops são efetuadas em http://oficinaenergias.eventbrite.com/.

Desde 1987, o programa Erasmus já permitiu a mobilidade de mais de quatro milhões de estudantes do Ensino Superior, dos 33 países envolvidos neste programa. Alguns alunos do Departamento de Matemática vêm contar-nos como este programa mudou a sua vida.

Durante o mês de novembro, o GAPsi vai organizar o ciclo Palestras no Outono, disponibilizando palestras com temáticas na área das Competências Transversais.

Por M. Tasinkevych (CFTC / FCUL).

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizados anualmente pelo CIUHCT sobre assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

Público Alvo Estudantes do ensino básico e secundário

Carlos Moreiradefende a dissertação "Kessel Run: exploring cooperative behaviours in a multiplayer BCI game".

Por João Careto (IDL - FCUL).

O professor Henrique Leitão, doutorado em Física Teórica, professor e investigador na FCUL, irá responder a questões como: porque é que e como é que apareceu a Universidade? O que é a Universidade? O que se espera da Universidade e dos estudantes universitários?

Por Dr. Kenneth F Rijsdijk (Assistant Professor at the Biogeography and MacroEcology, BIOMAC, Research Group of the Institute for Biodiversity and Ecosystem Dynamics, University of Amsterdam)

Tipo de Evento Palestras/Conferências/Colóquios

Público Público em Geral

Tipo de Evento Palestras/Conferências/Colóquios

Público Alvo Público em Geral

Estes cursos breves, dirigidos aos alunos de licenciatura (e mestrado) em Biologia da FCUL, têm como objetivo complementar o seu plano curricular e a oferta já existente para este público-alvo, e decorrem sobretudo aos fins de semana e feriados para evitar sobreposição com

Tipo de Evento Tertúlias/Café de Ciência

Público Alvo Público em Geral

João José Maia Martinsdefende a tese "Métodos eficientes de simulação e otimização em problemas de segurança portuária".

Miguel Cortes Rodrigues defende o trabalho de projeto "Fatores determinantes do rating soberano português".

Público Alvo Estudantes universitários

Tipo de Evento Workshop