Seminário de Lógica Matemática (SLM)

Shoenfield interpretation, majorizability and WKL

Patrícia Engrácia

FCUL, Sala 6.2.42

Abstract:

We describe the Shoenfield interpretation of finite-order arithmetic. We also introduce and discuss the Howard/Bezem notion of (strong) majorizability. This notion is instrumental in describing the monotone functional interpretation of Ulrich Kohlenbach. As an application, we show the conservativity of weak König’s lemma. If time permits, we also discuss the method of elimination of extensionality.

Conferência final do projeto Green Surge, que conta com a participação do cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais.

O encontro, a decorrer de 20 a 22 de setembro de 2017, tem como tópicos principais o desenvolvimento de técnicas instrumentais avançadas, a proteómica, a metabolómica, a análise de pequenas moléculas, e a espectrometria de massa estrutural e nativa.

Fábio Miguel Canto Pereira apresenta a dissertação "Secure Network Monitoring Using Programmable Data Planes".

Tomada de Posse do Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Doutor António Cruz Serra.

Neste dia, a ULisboa dá as boas-vindas aos alunos que ingressam no 1.º ano de licenciatura.

Esta palestra encerra o 5.º Encontro Nacional de Espectrometria de Massa e será aberta a quem desejar assistir.

Por Alberto Saldaña (Karlsruher Institut für Technologie).

Inês Pinto Gouveia apresenta a dissertação "Non-intrusive Observation and Runtime Verification of Cyber-Physical Systems".

Por Alexander Usvyatsov (Universidade de Lisboa, CMAF-CIO).

A cerimónia contará com as contribuições de José Artur Martinho Simões, Diretor da Faculdade de Ciências, Professora Maria Isabel Fraga Alves e Professor Luís Correia, bem como dos homenageados, Professora Ivette Gomes e Professor Helder Coelho.

O Desafio Societal 1 do Horizonte 2020 - “Saúde, alterações demográficas e bem-estar” - conta com um orçamento 2.000 M€ para o financiamento de projetos na área da saúde entre 2018 e 2020.

Por Jorge Buescu (Departamento de Matemática, FCUL).

As provas, requeridas por Pedro Miguel Nunes da Rosa Dias Duarte, decorrem nos dias 28 e 29 de setembro de 2017.

Dedicada ao tema “SCILIFE - Science in Everyday Life / Ciência no dia-a-dia”, a Noite Europeia dos Investigadores em Lisboa terá lugar no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa.

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento a decorrer até 02 de outubro de 2017.

Por Franz Gatzweiler (Executive director of the 10-year global interdisciplinary research programme on “Health and Wellbeing in the Changing Urban Environment: a Systems Approach," created by the International Council for Science (ICSU), and sponsored by the Un

Adaptationism, i.e. the claim that natural selection provides a sufficient explanation for the evolution of most traits, pervades all aspects of biological thinking.

Programa de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário, grupos 420 e 520.

The European Symposium on Nanofluids (ESNf) will be a series of international conferences to be organized in Europe and the very first one (1st ESNf) will be held in Lisbon, Portugal during 8-10 October 2017.

Os ecossistemas fluviais portugueses são um património natural único, muito rico em espécies piscícolas endémicas, sendo também um recurso fundamental de água doce.

A conferência conta com a participação de Jorge Marques da Silva e Cristina Branquinho, da FCUL.

A iniciativa conta com a participação de Henrique Leitão (FCUL), decorrendo as expressões de interesse até 12 de maio de 2017.

For understanding Nature, modern science has turned to mathematical and physical models that dramatically simplified the complexity of natural phenomena and processes.

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento até 22 de outubro de 2017.

Mais informações disponíveis na página do Programa Doutoral.

No âmbito do projeto Europeu ALTHOUR, a FCUL, em conjunto os seus parceiros da ULisboa e as Universidades de Maastricht, Leuven e Macerata, está a organizar um curso de outono em empreendedorismo, coordenado pelo professor Dominik Mahr da Universidade de Maastricht.