SAHFC-Pedro Nunes,Mercator e a Carta de Latitudes Crescidas

Conferências de Historia e Filosofia das Ciências

FCUL, Edifício C8, Sala 8.2.04
SAHFC

Por: Joaquim Gaspar (Pós-Doc, CIUHCT), Henrique Leitão, (SAHFC/FCUL)

Pedro Nunes, Gerard Mercator e a Carta de Latitudes Crescidas"

Resumo:

O método utilizado por Gerard Mercator para calcular a sua famosa projecção, no mapa-mundo de 1569 ―Nova et aucta orbis terrae descriptio ad usum navigantium emendate accomodata ―, iludiu os historiadores da Cartografia durante mais de um século. Em dois artigos recentes publicados na prestigiada revista Imago Mundi, Joaquim Gaspar e Henrique Leitão (CIUHCT) mostraram que a chave do enigma está na utilização das tabelas de rumo discutidas por Pedro Nunes c. 1540. Não só o método proposto é historicamente plausível e de uma simplicidade desconcertante mas também reproduz, como nenhum outro, a quadrícula original de Mercator. A solução do enigma passa, como é frequente em história da ciência, por conseguir recriar as circunstâncias históricas específicas que moldavam o problema técnico enfrentado pelo cartógrafo flamengo em 1569. Para tal, teve de se recuar ao ano de 1537, quando Pedro Nunes explicou pela primeira vez a diferença entre o arco de círculo máximo e a curva loxodrómica, e revisitar o aceso debate que este teve com um desconhecido bacharel português, o qual criticou o seu trabalho e calculou a mais antiga tabela de rumos que se conhece. Em seguida, houve que realizar uma análise cartométrica minuciosa da quadrícula original de Mercator e comparar os seus erros com aqueles que resultam do emprego dos vários métodos propostos na literatura, incluindo o uso de tabelas de rumos. O resultado parece indiscutível: Mercator utilizou uma certa tabela de rumos, precisamente aquela que é historicamente a mais plausível,  para construir a sua famosa projecção.

Secção Autónoma de História e Filosofia das Ciências

Helder Coelho
FCUL / BioISI

Candidaturas até 27 de março de 2017.

A Cicloficina tem como objetivo ajudar os utilizadores de bicicleta a reparar gratuitamente as suas bicicletas e a criar uma cultura de utilização de bicicleta como transporte urbano.

The yearly scientific conference event from the COST Action MP1302.

28-31st March 2017 | Conference Chair: Teresa Madeira Amorim (FCUL).

Maurice de Gosson
Faculty of Mathematics, University of Vienna

A Futurália é a maior feira de educação e formação que se realiza em Portugal, atraindo todos os anos milhares de alunos, professores e famílias.

O 2.º workshop do ScienceIN2Business vai percorrer o caminho do empreendedor desde a ideia até à criação do negócio.

As atividades de apoio aos Doutoramentos de Ciências foram recentemente organizadas no PhD Support Programme.

Pedro Ribeiro
CeFEMA e Departamento de Física, IST, ULisboa

Ana Cristina Ribeiro Alves Ferreira Inácio apresenta a tese "Comparative genomics in Brucella suis: from intra-specific and inter-specific distinctive features to diagnostic molecular markers".

Por Jutta Papenbrock (Leibniz Universität Hannover, Institute of Botany).

Hélio Rasteiro
Investigador / Doutorando, Ciência Política, ISCSP-UL

Encontro COST a decorrer nos dias 30 e 31 de março de 2017, coorganizado por Paulo Nuno Martinho (FCUL).

Lúcia Barão
Post-Doc Researcher (PSE Group)

Catarina Pombo Nabais (CFCUL) e Carlos Branco (INMLCF) são os curadores da exposição "O mais profundo é a pele", numa parceria entre o CFCUL - Centro de Filosofia das Ciênci

Está aberto até 31 de março de 2017 o Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2017, sendo atribuídas 900 bolsas em todas as áreas no âmbito deste concurso.

Está aberta a segunda convocatória do Programa Interreg Sudoe, para o período 2014-2020 e com um orçamento FEDER de 25 milhões de euros, para duas prioridades temáticas: Investigação e Inovação (16 milhões) e Meio Ambiente e Eficiência de Recursos (9 milhões).

Björn Gohla
Group of Mathematical Physics of the University of Lisbon

Por Michael Röckner (Bielefeld University).

Luís Cruz-Filipe
University of Southern Denmark