Seminário da Disciplina ‘Seminário Doutoral em Matemática II’

Existência de Variedades Invariantes Normalmente Hiperbólicas: Abordagem Quantitativa

pelo Mestre Telmo Peixe

FCUL, Sala 6.2.38

Resumo:

Hirsch, Pugh e Shub em 1970 publicaram um resultado importante sobre variedades invariantes para difeomorfismos. Em 1971, Fenichel apresentou um resultado sobre a persistência e diferenciabilidade de variedades invariantes para fluxos. Tendo por bases estes dois trabalhos, fazemos um estudo quantitativo (com vista à obtenção de estimativas uniformes) sobre a existência de variedades invariantes normalmente hiperbólicas para um modelo de equações diferenciais.

Palavras-chave: Variedades invariantes normalmente hiperbólicas, difeomorfismos, equações diferenciais, fluxos.

The continuous urban development associated with the growth of the world population has become one of the most important challenges of the present time. Today, cities accommodate more than 54% of the world's population, a proportion that is expected to increase to 70% by 2050.

The course starts with a short revision of multiple linear regression and generalised linear models, followed by an introduction to linear mixed effects models and generalised linear mixed effects models (GLMM) to analyse nested (also called hierarchical or clustered) data, e.g

Por Carlota Simões (DM-FCTUC e Museu da Ciência da Universidade de Coimbra).

O Intituto Dom Luiz, a Faculdade de Ciências e a Editora Alfarroba, convidam-vos a estarem presentes no lançamento do livro Faça sol ou faça vento - histórias sobre energias renováveis.

Por Nuno Sepúlveda (London School of Hygiene and Tropical Medicine & CEAUL).

Por Carlos Florentino (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Com esta certificação, o mergulhador fica habilitado a mergulhar até à profundidade de 30 metros.

Para a realização do curso, é necessário possuir a certificação de mergulho inical de Open Water Diver.

O primeiro dos workshops ScienceIN2Business é precisamente sobre Empreendedorismo e tem lugar no dia 21 de fevereiro de 2018.

Biclustering, the discovery of sets of objects with coherent values/patterns on subsets of features, was shown to be key to unravel and characterize informative regions (biclusters) within matricial, time series and network data, in a wide-set of applications in biomedical and social data analysi

Inês T. do Rosário 1, R.Rebelo 1, U. Caser 2, L. Vasconcelos 3 & M. Santos-Reis 1

A feira Unlimited Future conta, uma vez mais, com a presença da Faculdade de Ciências, entre outras instituições.

A iniciativa conta com a participação de José M. F. Nogueira, do Departamento de Química e Bioquímica da FCUL.

Por Gabriele Pulcini (FCT, Universidade Nova de Lisboa).

Por João Lin Yun (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / FCUL - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Estes cursos breves, dirigidos aos alunos de licenciatura (e mestrado) em Biologia da FCUL, têm como objetivo complementar o seu plano curricular e a oferta já existente para este público-alvo, e decorrem sobretudo aos fins de semana e feriados para evitar sobreposição com

Por Emma Berdan (Department of Marine Sciences, University of Gothenburg, Sweden).

Queres inovar o teu currículo e não sabes como?? Queres apostar na tua formação? Então esta é a oportunidade ideal para ti!!

Candidaturas abertas até 28 de fevereiro de 2018.

O 2.º workshop do ScienceIN2Business vai percorrer o caminho do empreendedor desde a ideia até à criação do negócio.

Candidaturas a decorrer até 02 de março de 2018, mediante preenchimento de formulário disponível em www.bluepharma.pt/innovationaward.

A Universidade de Lisboa atribuirá o título de Doutor Honoris Causa à Professora Doutora Bernadette Bensaude-Vincent, por proposta da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.