Notícias e Eventos

Consulte nos botões superiores as Notícias e os Eventos relacionados com a temática da Sustentabilidade, disponíveis no Portal de Ciências.

 

Em destaque

 

HortaFCUL: um pedaço de campo em plena cidade

Na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), há 15 anos, um grupo de alunos decidiu começar uma horta, transformando, para tal, um canteiro que nada mais era do que um aborrecido relvado. Aquilo que começou como um pequeno espaço agroecológico tornou-se hoje um projecto que quer transformar outros relvados da faculdade, tornando-os em refúgios climáticos e oásis de biodiversidade.

Veja o artigo completo aqui

 

O Dia Mundial da Terra em 2024 será no dia 22 de abril. O tema global para este ano é “Planeta vs. Plásticos”, com foco na saúde humana e ambiental e na redução do uso de plásticos descartáveis.

Só este ano, Ciências já recolheu 988 kgs de plástico! Ciências dá valor à reciclagem!

240422

 

NOVA EDIÇÃO SLI REFORÇA DESAFIO AOS JOVENS PARA CONSTRUIR O FUTURO A PARTIR DO ESPAÇO

A nova edição do Sustainable Living Innovators mantém o desafio da anterior: como resolver os problemas da Terra a partir do espaço. As candidaturas a este programa que junta jovens à tecnologia no CEiiA estão abertas a alunos portugueses do ensino secundário e ensino superior. Pela primeira vez, há vagas específicas para alunos estrangeiros de Cabo Verde, Moçambique, Angola e Brasil.

Entre 15 de julho e 9 de agosto, os participantes da edição 2024 do Sustainable Living Innovators (SLI) são desafiados a desenvolver um novo produto ou serviço, desde a ideia ao protótipo, tendo a oportunidade de interagir com profissionais de diferentes áreas de conhecimento do CEiiA.

Este ano, o SLI internacionaliza-se, ao trazer parceiros para uma primeira experiência internacional ao abrir vagas específicas para alunos estrangeiros de Cabo Verde, Moçambique, Angola e Brasil. 

As candidaturas para a 5.ª edição do SLI  terminam a 30 de abril.

240415

 

Soluções ‘agrivoltaicas’ para um futuro sustentável

O ‘agrivoltaico’ combina a produção de energia solar fotovoltaica com atividades agrícolas na mesma área e emerge como uma solução promissora para enfrentar os desafios globais da energia e da alimentação.

A Image4All tem desempenhado um papel relevante na promoção e implementação do ‘agrivoltaico’ em Portugal, sendo responsável pelo desenvolvimento e gestão de diversas iniciativas nesta área. Um exemplo é a recente criação da Horta Solar, projeto inovador em colaboração com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL)

Veja o artigo completo aqui

240416

 

Dia Internacional das Florestas - 21 de março 

“O Dia Internacional das Florestas marca o equinócio de março e o início da Primavera. Nas áreas urbanas, onde a paisagem artificial cresce dia após dia, é de crescente importância para proporcionar ao cidadão comum espaços arborizados agradáveis, frescos e confortáveis, sobretudo para recreação e lazer. Na Ciências ULisboa, nos espaços cuidados e geridos pelo coletivo HortaFCUL, tentamos trazer essa dimensão ao contexto urbano, promovendo junto da comunidade soluções como as miniflorestas (o caso da FCULresta), os bosques comestíveis (Bioilhas) ou as agroflorestas (PermaLab) como ferramentas para a própria comunidade se apropriar destes espaços e interagir com os mesmos. É nos serviços sociais que estes ecossistemas prestam que vemos um impacto mais duradouro destas intervenções nas comunidades locais, não devendo subestimar este seu valor na mudança de mentalidades e na consciencialização crescente da sociedade civil para a relevância dos espaços naturais no seio das grandes áreas urbanas”. Testemunho de António Vaz Pato, guardião da HortaFCUL.

240402

 

FCULresta: a “floresta mãe” de uma rede de miniflorestas

Estão a germinar miniflorestas urbanas e a Plataforma ODSlocal apresenta no seu portal esta nova rede de projetos locais inspiradores para dar lhes dar a devida visibilidade.

Já estão mapeadas 19 miniflorestas, distribuídas pelos municípios de Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Oeiras, Seixal e Setúbal, desenvolvidas por diferentes tipos de promotores, como municípios, ONG, escolas e empresas. 

Os cinco ODS que estes projetos mais beneficiam são os ODS 13, 15, 3, 4 e 11. Os impactos mapeados permitem conhecer também quais as Metas da Agenda 2030 abrangidas.

Esta é uma rede emergente, cujas sementes deverão chegar a todo o país.

240327

 

 

BCSD ( Business Council for Sustainable Development) Portugal e Fundação Amélia de Mello lançam concurso para bolsa de empreendedorismo sustentável.

O BCSD Portugal, em parceria com a Fundação Amélia de Mello, organiza um concurso para atribuição de uma bolsa de empreendedorismo no domínio da sustentabilidade que pretende ser um suporte financeiro aos empreendedores para o arranque do conceito de negócio.

Esta bolsa contemplará projetos de investigação originais em fase de prova de conceito no âmbito do empreendedorismo, com um potencial relevante para o cumprimento dos objetivos nacionais da descarbonização, através de esforços ao nível da transição energética. Visa distinguir e apoiar trabalhos de investigação que contribuam para o desenvolvimento de soluções aplicáveis num horizonte temporal de 3 anos.

O prazo para a apresentação de candidaturas encerra a 30 de abril de 2024

Conheça o regulamento e inscreva-se.

Saiba mais.

240327

 

imagem de uma tartaruga no oceano

Como promover um ordenamento do espaço marinho sustentável e inteligente?

Estudo internacional liderado por Catarina Frazão Santos, professora da Ciências ULisboa, identifica dez elementos-chave que promovem o desenvolvimento e a implementação de processos de planeamento do uso do oceano sustentáveis, equitativos e inteligentes do ponto de vista climático em todo o mundo.

artigo científico publicado dia 12 de março, na revista do grupo Nature - npj Ocean Sustainability - foi desenvolvido por cientistas e peritos de organizações internacionais e instituições académicas de Portugal, África do Sul, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, Itália e Reino Unido.

240313

 

 

Prémio REN - Candidaturas até 30 abril

O prémio é atribuído anualmente às melhores teses de mestrado em energia desenvolvidas em universidades portuguesas, e tem um claro propósito: contribuir para o desenvolvimento do setor energético em Portugal e fortalecer a interação entre a REN e a academia em Portugal.

240215

 

 

A CiclOficina da FCUL ajuda os utilizadores de bicicleta a reparar gratuitamente as suas bicicletas e a criar uma cultura de utilização de bicicleta como transporte urbano. A CiclOficina é para todos e pretende envolver os utilizadores de bicicletas na reparação das mesmas, permitindo assim uma aprendizagem progressiva.

Todas as quartas-feiras das 18h00 às 20h00 no Edifício C3, piso 1, de Ciências ULisboa.   

 

221025

Mar e céu

Outros eventos na área da Sustentabilidade

O SOCLIMPACT (www.soclimpact.org) é um projeto de investigação e inovação do Horizonte 2020 que visa modelar e avaliar os impactos das alterações climáticas e os caminhos de politica de adaptação às alterações climáticas, para casos de estudo que cobrem 11 ilhas e arquipélagos europeus. Ciências ULisboa, através da FC.ID, foi o Ponto Focal Insular para a Região Autónoma dos Açores e coordenou o work package de criação dos caminhos de Adaptação às Alterações Climáticas.