top-view-of-hands-of-people-working-with-computer-2026-01-07-02-22-42-utc

Comunicação em Ciência na Era da Desinformação

Local

Sala 6.2.53, Ciências ULisboa

Workshop•23 Abril, 2026, 13:00 - 14:30

Vivemos numa época em que a atenção é pouca e a desinformação é muita. Como podemos comunicar ciência de forma atrativa, verdadeira e envolvente? Este workshop pretende promover a reflexão sobre o papel da ciência na sociedade e dotar os participantes de ferramentas práticas para uma comunicação clara e eficaz.

A sessão, organizada pelo projeto Ciências em Harmonia, é dirigida a toda a comunidade académica da Universidade de Lisboa e contará com momentos expositivos, momentos interativos e experiências práticas.

 Objetivos:

  • Explorar estratégias e ferramentas para comunicar conceitos científicos de forma clara, rigorosa e acessível;

  • Desenvolver competências básicas de comunicação científica adaptadas a diferentes públicos;

  • Incentivar a criatividade na apresentação de conteúdos científicos;

  • Proporcionar um espaço de experimentação e partilha de ideias sobre diferentes formas de divulgar ciência.

 

Público-alvo:

  • Estudantes, investigadores e docentes.

Data, local e hora:

  • 23 de abril, Sala 6.2.53, Ciências ULisboa

  • 13h00 às 14h30

Sobre o orador:

  • Gabriel Ferreira Guimarães - comunicador de ciência formado em matemática. Dedica-se à divulgação científica através de vídeos e palestras, sendo conhecido como MathPunk nas redes sociais, onde conta com mais de 250 mil seguidores distribuídos pelas várias plataformas. É autor de três livros que pretendem desmistificar a matemática e torná-la cativante.

Formulário de inscrição

Comunicados

Ciências em destaque no ShanghaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects 2026.