O Espaço ao Cubo – Associação Juvenil organiza o evento que está enquadrado na iniciativa das Escolas de Inverno da Agência Espacial Portuguesa e tem como Objetivos:
Divulgar as tendências emergentes do setor espacial no contexto do NewSpace
Promover a aprendizagem prática e interdisciplinar
Desenvolver competências técnicas e transversais, como trabalho em equipa, criatividade e resolução de problemas
Estimular o contacto entre estudantes e o ecossistema espacial.
A Escola de Inverno está organizada em cinco blocos temáticos que cobrem os principais eixos do setor espacial:
Lançadores – o acesso ao espaço e as tecnologias emergentes associadas ao lançamento de satélites
Satélites – aplicações atuais dos satélites, com enfoque na observação da Terra e nas comunicações
Downstream – utilização de dados espaciais para o desenvolvimento de serviços e soluções com impacto na sociedade
Telescópios – estudo do espaço a partir da Terra, incluindo instrumentação e investigação astrofísica
Para além da Engenharia – enquadramento económico, legal e estratégico do setor espacial.
Irá realizar-se uma Hackathon final de 24 horas, onde os participantes, organizados em equipas multidisciplinares, desenvolvem soluções inovadoras enquadradas no paradigma NewSpace, com acompanhamento por mentores técnicos e de inovação.
Será atribuído um prémio monetário de 1.000 € à equipa vencedora do hackathon, bem como de certificados de participação a todos os participantes.
O público-alvo deste evento são estudantes do ensino superior de diversas áreas científicas, nomeadamente Engenharia, Física e Ciências, Matemática, Economia, Gestão e Comunicação de Ciência.
