Formação de apoio à gestão e monitorização do ambiente marinho

Projeto SOPHIA

>> Abertura de pré-inscrições <<

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), entidade responsável pela implementação da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM), identificou várias áreas de conhecimento sobre o ambiente marinho sob soberania de Portugal que exigem a consolidação de saberes e o aumento de massa crítica de técnicos qualificados para a boa execução dos Programas de Monitorização e de Medidas da DQEM.

O Projeto SOPHIA - Conhecimento para a gestão do ambiente marinho resulta de uma parceria entre a DGRM, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a Escola Superior de Comunicação Social, sendo suportado financeiramente pelas EEA Grants. Este projeto conta com a participação do  Instituto Dom Luiz (IDL) e do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

O projeto responde a algumas das necessidades identificadas, contribuindo para a formação profissional e a qualificação académica em 5 áreas temáticas. O público-alvo tem em conta a aplicação da DQEM.

Módulos de formação Calendário da Formação
  2015 2016
Proteção do Ambiente Marinho, Direito Internacional do Mar e Legislação Europeia Julho Janeiro/Fevereiro
Interpretação de Imagens de Satélite relativas ao Mar Junho/Julho Janeiro/Fevereiro
Sistemas de Informação Geográfica para o Mar Setembro Janeiro/Fevereiro
Ecossistemas da Plataforma Continental   Janeiro/Fevereiro
Ecossistemas do Mar Profundo   Janeiro/Fevereiro

>> Mais informações sobre os módulos de formação <<

Os candidatos a participar nas ações de formação deverão apresentar a sua pré-inscrição para o e-mail sophia-dqem@dgrm.mam.gov.pt.

Mais informações disponíveis no sítio da DGRM.

Ciclo de conferências proferidas por altos responsáveis da execução das políticas de ambiente e ordenamento do Território, bem como profissionais reconhecidos.

As provas, requeridas por Maria Isabel Gonçalves Fernandes, decorrem nos dias 25 e 26 de maio de 2017.

A sessão, moderada por José Manuel Simões (IGOT), conta com a participação de Pedro Soares (Deputado e Presidente da Comissão Parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação), Maria João Alc

Um encontro de Inovação Social e Empreendedorismo Evolucionário, no âmbito do projeto SIRCle, do qual a FCUL é parceira através do grupo de investigação CCIAM, do cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações A

Maria do Carmo Barreto
Assistant Professor (IERS Group)

Mário Edmundo
CMAF-CIO, Universidade de Lisboa

Paolo Gidoni
CMAF-CIO, Universidade de Lisboa

Jorge Miguel Carvalho Gomes apresenta a tese "Novel Approaches to Cooperative Coevolution of Heterogeneous Multiagent Systems".

Neste seminário serão organizadas duas mesas-redondas, “Inovação e Agricultura em Portugal” e “A resiliência como vantagem competitiva: Como garanti-la?”, para debater os desafios da agricultura portuguesa num contexto globalizado e de inovação

Candidaturas até 26 de maio de 2017 (mobilidade no 1.º semestre) e até 27 de outubro de 2017 (mobilidade no 2.º semestre).

Sessão de divulgação dos Mestrados e Pós-Graduações em Geologia, disponíveis no ano letivo de 2017/2018.

A sessão conta com a participação de Diogo Abreu (IGOT) moderado por Nuno Marques da Costa (IGOT).

A School for students and early stage researchers.

Por Pedro Machado (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço).

Natural history museums are privileged spaces for seminal research on different subjects of biological sciences such as biodiversity, evolution, ecology, biogeography and taxonomy.

Rafael Torrado Monteiro apresenta a dissertação "Post-Quantum Cryptography: Lattice-Based Cryptography and Analysis of NTRU Public-Key Cryptosystem".

A Saúde Pública tem como finalidades a Promoção da Saúde, a Proteção da Saúde e a Prevenção da Doença numa perspetiva de base populacional.

Consulta pública a decorrer até 31 de maio de 2017.

Os Prémios visam premiar a atividade de investigação científica e incentivar a prática de publicação em revistas internacionais de reconhecida qualidade.

As candidaturas decorrem até 31 de maio de 2017.