Formação de apoio à gestão e monitorização do ambiente marinho

Projeto SOPHIA

>> Abertura de pré-inscrições <<

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), entidade responsável pela implementação da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM), identificou várias áreas de conhecimento sobre o ambiente marinho sob soberania de Portugal que exigem a consolidação de saberes e o aumento de massa crítica de técnicos qualificados para a boa execução dos Programas de Monitorização e de Medidas da DQEM.

O Projeto SOPHIA - Conhecimento para a gestão do ambiente marinho resulta de uma parceria entre a DGRM, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a Escola Superior de Comunicação Social, sendo suportado financeiramente pelas EEA Grants. Este projeto conta com a participação do  Instituto Dom Luiz (IDL) e do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

O projeto responde a algumas das necessidades identificadas, contribuindo para a formação profissional e a qualificação académica em 5 áreas temáticas. O público-alvo tem em conta a aplicação da DQEM.

Módulos de formação Calendário da Formação
  2015 2016
Proteção do Ambiente Marinho, Direito Internacional do Mar e Legislação Europeia Julho Janeiro/Fevereiro
Interpretação de Imagens de Satélite relativas ao Mar Junho/Julho Janeiro/Fevereiro
Sistemas de Informação Geográfica para o Mar Setembro Janeiro/Fevereiro
Ecossistemas da Plataforma Continental   Janeiro/Fevereiro
Ecossistemas do Mar Profundo   Janeiro/Fevereiro

>> Mais informações sobre os módulos de formação <<

Os candidatos a participar nas ações de formação deverão apresentar a sua pré-inscrição para o e-mail sophia-dqem@dgrm.mam.gov.pt.

Mais informações disponíveis no sítio da DGRM.

Inês Pinto Gouveia apresenta a dissertação "Non-intrusive Observation and Runtime Verification of Cyber-Physical Systems".

Por Alberto Saldaña (Karlsruher Institut für Technologie).

Esta palestra encerra o 5.º Encontro Nacional de Espectrometria de Massa e será aberta a quem desejar assistir.

Exposição comissariada pela investigadora Ana Duarte Rodrigues (CIUHCT) e que aborda o trabalho desenvolvido pelo pelouro dos Passeios, Jardins e Arvoredos da Câmara Municipal de Lisboa por volta de 1875, a p

Luis Miguel dos Santos Vilar Ferreira apresenta a dissertação "A multi-level model for risk assessment in SIEM".

Por Alexander Usvyatsov (Universidade de Lisboa, CMAF-CIO).

Circuito enquadrado no ambiente de montado que circunda a aldeia do Lousal.

Caminhe na natureza e abra as portas ao conhecimento científico que os monumentos megalíticos da região oferecem.

A cerimónia contará com as contribuições de José Artur Martinho Simões, Diretor da Faculdade de Ciências, Professora Maria Isabel Fraga Alves e Professor Luís Correia, bem como dos homenageados, Professora Ivette Gomes e Professor Helder Coelho.

O Desafio Societal 1 do Horizonte 2020 - “Saúde, alterações demográficas e bem-estar” - conta com um orçamento 2.000 M€ para o financiamento de projetos na área da saúde entre 2018 e 2020.

Maria Alexandra Soares Gomes Cardoso de Oliveira apresenta a tese "Boulder deposits related to extreme marine events in the western coast of Portugal".

Por Jorge Buescu (Departamento de Matemática, FCUL).

As provas, requeridas por Pedro Miguel Nunes da Rosa Dias Duarte, decorrem nos dias 28 e 29 de setembro de 2017.

Dedicada ao tema “SCILIFE - Science in Everyday Life / Ciência no dia-a-dia”, a Noite Europeia dos Investigadores em Lisboa terá lugar no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa.

Por Emílio Franco (Universidade do Porto).

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento a decorrer até 02 de outubro de 2017.

Programa de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário, grupos 420 e 520.

Adaptationism, i.e. the claim that natural selection provides a sufficient explanation for the evolution of most traits, pervades all aspects of biological thinking.

Por Franz Gatzweiler (Executive director of the 10-year global interdisciplinary research programme on “Health and Wellbeing in the Changing Urban Environment: a Systems Approach," created by the International Council for Science (ICSU), and sponsored by the Un

Por Artur Tiago Silva (CERIS, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa).

The European Symposium on Nanofluids (ESNf) will be a series of international conferences to be organized in Europe and the very first one (1st ESNf) will be held in Lisbon, Portugal during 8-10 October 2017.

Os ecossistemas fluviais portugueses são um património natural único, muito rico em espécies piscícolas endémicas, sendo também um recurso fundamental de água doce.

A conferência conta com a participação de Jorge Marques da Silva e Cristina Branquinho, da FCUL.

A iniciativa conta com a participação de Henrique Leitão (FCUL), decorrendo as expressões de interesse até 12 de maio de 2017.

For understanding Nature, modern science has turned to mathematical and physical models that dramatically simplified the complexity of natural phenomena and processes.