Famelab

Eliminatória regional de Lisboa - Pavilhão do Conhecimento / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa | Candidaturas: de 19 de novembro de 2018 a 21 de dezembro de 2018. 

O FameLab é um concurso internacional de comunicação de ciência em que os concorrentes têm três minutos para demonstrar a sua capacidade de comunicar um tema científico à sua escolha, sem recorrer a qualquer suporte multimédia.
A edição deste ano inclui, pela segunda vez, uma eliminatória regional, realizada no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no dia 26 de janeiro de 2019, às 15h30, e que vai selecionar alguns semifinalistas para a edição nacional. 

O concurso esteve aberto a qualquer pessoa com idade igual ou superior a 18 anos, que trabalhe ou estude nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia ou matemática.

Foi criado pelo Cheltenham Science Festival com o objetivo de aproximar a ciência e os cientistas do público geral. Em Portugal esta iniciativa é promovida pelo British Council e pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. A eliminatória regional é organizada pela Faculade de Ciências em parceria com o Pavilhão do Conhecimento e o British Council Portugal.

Como concorrer?

A candidatura é feita através do envio de um vídeo da apresentação, usando o formulário de candidatura (brevemente disponível) para o efeito. O tema é escolhido pelo candidato e a apresentação tem uma duração máxima de três minutos. A qualidade e o formato do vídeo não são importantes - mas devem dar ao júri uma ideia do que vai ser apresentação final quando a realizar perante o público. É possível usar adereços mas apenas os que o candidato consiga levar para o palco.

As melhores candidaturas passam à etapa seguinte do concurso. Na edição de 2019, a primeira apresentação ao vivo acontece na eliminatória regional, a realizar em Ciências, no dia 26 de janeiro, às 15h30. Desta fase saem no máximo quatro semifinalistas que vão lutar por um lugar na final nacional, em data e local a anunciar. Todos os finalistas do concurso vão participar numa masterclass de comunicação de ciência antes de se apresentarem na grande final nacional. O vencedor nacional representará Portugal na final internacional, que se realiza durante o Cheltenham Science Festival, no Reino Unido.

Na edição do ano passado, Ciências ULisboa acolheu uma eliminatória regional do concurso, tendo selecionado quatro concorrentes para semifinal: João RodriguesAndré TorcatoBeatriz Barata e Rodrigo Serrão.
Em 2017, foram quatro os alunos com afiliação a Ciências que conseguiram o apuramento para a grande final nacional: Andreia Maia, Helena CalhauHugo Bettencourt e Rúben Oliveira. Em 2016, a ex-aluna de Bioquímica Ana Armada-Moreira foi a vencedora do concurso. Na edição de 2014 a vitória da edição nacional foi de Marta Santos, atualmente a colaborar com o Ce3c.​

Saber mais: Como funciona o Famelab? | Eliminatória regional FCUL 2018 |  Site oficial do Famelab Portugal