Famelab

O FameLab é um concurso internacional de comunicação de ciência em que os concorrentes têm três minutos para demonstrar a sua capacidade de comunicar um tema científico à sua escolha, sem recorrer a qualquer suporte multimédia.
As duas últimas edições incluíram uma eliminatória regional, realizada no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que selecionou alguns semifinalistas para a edição nacional. 

O concurso é aberto a qualquer pessoa com idade igual ou superior a 18 anos, que trabalhe ou estude nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia ou matemática.

Foi criado pelo Cheltenham Science Festival com o objetivo de aproximar a ciência e os cientistas do público geral. Em Portugal esta iniciativa é promovida pelo British Council e pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. As eliminatórias regionais são organizadas pela Faculdade de Ciências em parceria com o Pavilhão do Conhecimento e o British Council Portugal.
 

COMO CONCORRER?

Candidata da edição 2018 do Famelab

A candidatura é feita através do envio de um vídeo da apresentação para o endereço, usando o formulário de candidatura para o efeito. O tema é escolhido pelo candidato e a apresentação tem uma duração máxima de três minutos. A qualidade e o formato do vídeo não são importantes - mas devem dar ao júri uma ideia do que vai ser apresentação final quando a realizar perante o público. É possível usar adereços mas apenas os que o candidato consiga levar para o palco.

As melhores candidaturas passam à etapa seguinte do concurso. Na edição de 2019, a primeira apresentação ao vivo aconteceu na eliminatória regional, realizada em Ciências, no dia 26 de janeiro, às 15h30. Desta fase saíram duas semifinalistas (Catarina Raimundo e Marta Cunha) que alcançaram um lugar na final nacional. Todos os finalistas do concurso participaram numa masterclass de comunicação de ciência antes de se apresentarem na grande final nacional. O vencedor nacional representou Portugal na final internacional, que se realizo durante o Cheltenham Science Festival, no Reino Unido.
 

Ciências ULisboa tem já um longo e bem sucedido historial na competição.
Na edição de 2019 (ver todas as apresentações e resumos), foram três as selecionada para semifinal nacional: Catarina RaimundoMarta Cunha e Margarida Brotas.
Na edição de 2018, Ciências ULisboa acolheu uma eliminatória regional do concurso, tendo selecionado quatro concorrentes para semifinal: João RodriguesAndré TorcatoBeatriz Barata e Rodrigo Serrão
Em 2017, foram quatro os alunos com afiliação a Ciências que conseguiram o apuramento para a grande final nacional: Andreia Maia, Helena CalhauHugo Bettencourt e Rúben Oliveira. Em 2016, a ex-aluna de Bioquímica Ana Armada-Moreira foi a vencedora do concurso. Na edição de 2014 a vitória da edição nacional foi de Marta Santos, atualmente a colaborar com o Ce3c.​

Saber mais: Como funciona o Famelab? | Eliminatória regional FCUL 2019Eliminatória regional FCUL 2018 |  Site oficial do Famelab Portugal | Facebook oficial do Famelab Portugal