Conheça as Novas Pós-Graduações de Ciências

3 novos cursos da Faculdade de Ciências com candidaturas no ano letivo de 2017/2018:

Biologia dos Recursos Vegetais (2.º Ciclo)

Candidaturas até 14 de julho de 2017 em https://ciencias.ulisboa.pt/node/3991.

O Mestrado em Biologia dos Recursos Vegetais tem como objetivo promover uma formação avançada de excelência em Biologia dos Recursos Vegetais e nas tecnologias moleculares e celulares que permitem o desenvolvimento inovador de aplicações das plantas, em áreas que vão da agricultura à medicina, passando pelas florestas, ambiente e bioenergia.

Procura desenvolver nos estudantes competências de conceção e desenvolvimento de investigação científica, preparando-os como fortes candidatos a doutoramento na área da Biologia de Plantas e/ou para intervirem ativamente na sociedade como empreendedores nas áreas de aplicações das plantas.

O curso visa igualmente facilitar o contacto dos estudantes com o meio empresarial na área da biotecnologia, do agroalimentar e das florestas, fomentando o seu espírito empreendedor e estimulando os alunos para resolução de problemas concretos, promovendo assim a transferência de conhecimento para a sociedade.

Mais detalhes:

Cultura Científica e Divulgação das Ciências (2.º Ciclo)

Candidaturas até 22 de junho de 2017 em http://www.ie.ulisboa.pt/ensino/candidaturas/.

Estão abertas as candidaturas para o Mestrado em Cultura Científica e Divulgação das Ciências, um mestrado da Universidade de Lisboa coordenado por Instituto de Educação (IE), Faculdade de Ciências (FC) e Instituto de Ciências Sociais (ICS). Tem a colaboração das Faculdades de Letras (FL), Medicina (FM), Farmácia (FF), Institutos Superiores de Agronomia (ISA), Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) e Técnico (IST).

Este mestrado tem um cariz prático, direcionado para a exploração das diferentes componentes da cultura científica e aplicação de ferramentas na comunicação e divulgação de ciência. No 1.º ano do curso (componente curricular) nas Unidades Curriculares (UC) “Laboratórios de…” exploram-se temas, experiências e técnicas de divulgação e comunicação de ciência com professores e investigadores das diversas escolas da ULisboa, com vasta experiência neste domínio. Entre as outras UCs há a participação de jornalistas como José Vítor Malheiros e Reginaldo Rodrigues de Almeida. No 1º semestre funciona em horário pós-laboral.

A componente de trabalho autónomo (2.º ano) pode ser concretizada em diferentes modalidades: Dissertação, Trabalho de Projeto ou Relatório de Estágio. Esta componente é realizada numa instituição onde se faz comunicação e divulgação de ciência, ou num órgão de comunicação social, museu ou outra instituição científica, designadamente, nos Centros de Investigação da FCUL ou das outras escolas da ULisboa ou no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa.

Data Science (Pós-Graduação)

Candidaturas até 14 de julho de 2017 em https://ciencias.ulisboa.pt/node/3991.

A importância da Ciência de Dados é confirmada pelo relevo crescente de profissionais em grandes empresas e instituições, a nível internacional mas também a nível nacional,  com competências em ciência de dados, incluindo análise de dados, processamento de dados, e prospeção de dados, entre outros. A ciência de dados representa uma área de conhecimento ubíqua na sociedade da informação atual, sendo expectável que a sua importância e relevo continue a crescer nos próximos anos.

Inicia-se em setembro de 2017 a Pós-Graduação em Ciência de Dados, que visa proporcionar formação complementar a candidatos vindos das áreas das Ciências e Engenharia, na área da Ciência de Dados, visando a aquisição de um elenco de competências, capacidades e conhecimentos essenciais, quer para a atividade de investigação científica nas áreas referidas, quer para a aplicação da formação adquirida em nichos de crescente empregabilidade para profissionais qualificados em Ciências de Dados.

Esta Pós-Graduação aproveita a multidisciplinaridade de Ciências, oferecendo um currículo exemplar nas áreas fundamentais e técnicas, nomeadamente nas áreas da Informática e da Estatística, que segue as melhores recomendações internacionais (ex: European Data Science Academy), complementado por áreas aplicacionais variadas como a Biologia, Bioinformática, Biomedicina, Física, e a Química.