Programação

Alunos de matemática desenvolvem atividades com visitantes
Programação da edição de 2018

A mais recente edição do Dia Aberto de Ciências realizou-se no dia 9 de maio e apresentou mais de meia centena de atividades e experiências científicas para realizar. Foi uma oportunidade para os mais de 1500 visitantes ficarem a conhecer todo o campus de Ciências, assim como contactar com toda a nossa comunidade de Professores, investigadores e alunos. As atividades espalharam-se pelos vários pontos do campus (clicar para descarregar o mapa).

Informações úteis:

// No Ponto Central, localizado no C3, (ver mapa) encontra-se um stand toda a informação sobre o evento, onde pode esclarecer dúvidas, ter acesso ao mapa e ao programa do Dia Aberto, assim como levantar as declarações de presença.
// Algumas atividades apresentam número limitado de vagas e outras encontram-se já esgotadas. No dia 9 de maio será possível inscrever-se nas de modo contínuo e/ou em atividades que ainda tenham vagas disponíveis. Pode também inscrever-se na lista de espera das atividades esgotadas.
// Os visitantes podem frequentar as atividades classificadas como de "Modo contínuo" no horário se enquadre na sua agenda. Nas restantes atividades, de vagas limitadas, é recomendável que os inscritos apareçam com 10 minutos de antecedência no local da atividade. No caso das atividades esgotadas, quem estiver (ou quiser estar) em lista de espera, deverá comparecer no local com 15 minutos de antecedência para se inscrever na lista de espera.

PROGRAMA

Ponto central

VISITAS GUIADAS AO CAMPUS DE CIÊNCIAS | Atividade
Visita guiada à totalidade do campus da Faculdade de Ciências, com acompanhamento e explicação por alunos da Faculdade, realizada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências.
Modo contínuo (das 10h às 16h30) | Saber mais

A EUROPA E O MUNDO AQUI TÃO PERTO | Atividade - Esgotado!
A Faculdade de Ciências pode ser uma porta de entrada para uma experiência académica internacional e multicultural! Vem conhecer como. Terás a oportunidade de conviver com alunos Erasmus e ficar a conhecer as oportunidades de mobilidade que a faculdade te oferece.
10h | 14h | Duração: 30m | Vagas por sessão: 20 | Saber mais

CÊNCIAS+- MAIS DO QUE IMAGINAS PARA TI! | Atividade
A Faculdade de Ciências oferece-te muitas possibilidades de apoio e desenvolvimento pessoal!
Voluntariado no contexto da faculdade | Acompanhamento psicopedagógico individualizado | Necessidades educativas especiais | Formações.
11h | 15h | Duração: 30m | Vagas por sessão: 20 | Saber mais

CIÊNCIAS DA SAÚDE| Atividade Esgotado!
Colocar o visitante a pensar com um verdadeiro profissional da saúde. Os conhecimentos gerais de anatomia e biologia molecular vão ser postos à prova num “Quizz da Saúde” e serão aplicados na resolução de um Caso Clínico.
10h30| 11h30| 12h30| 14h30| 15h30| Duração: 30m | Vagas por sessão: 25 | Saber mais

INSIDE CIÊNCIAS DA SAÚDE Atividade
Observação de preparações de cortes histológicos e de bactérias. Apresentação de um modelo anatómico e placas com culturas bacterianas.
Modo contínuo (das 14h às 17h) | Saber mais

Neste local estará também disponível informação impressa de toda a oferta pedagógica da Faculdade e mapas para orientação no nosso campus.

Ponto A - Biologia

BIOLOGIA AMBIENTAL E BIOLOGIA EVOLUTIVA E DO DESENVOLVIMENTO | Atividade
Como garantir que temos peixe para comer amanhã? Como proteger espécies ameaçadas, como alguns morcegos? Porque é que estudar cromossomas ajuda a perceber o impacto das alterações climáticas? E sabias que os embriões de humano, ratinho e galinha são muito parecidos?

AS ALGAS E O HOMEM | Atividade
Observação através de microscópios invertidos de amostras de microalgas usadas em biotecnologia.

CULTURA IN VITRO DE PLANTAS E OBTENÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS | Atividade
A investigação que se faz no CESAM (Centro de Biotecnologia Vegetal) através da apresentação de materiais para demonstração da cultura in vitro de pinheiros e raízes transformadas, assim como de óleos essenciais.

DIVERSIDADE DE MICRORGANISMOS | Atividade
As culturas de bactérias e fungos provenientes das aulas de Biologia Microbiana apresentam-se aos visitantes.

O MUNDO AO MICROSCÓPIO | Atividade
O laboratório de microscopia da FCUL é o palco da observação de plantas e insetos usando diferentes técnicas: microscopia de fluorescência, lupa, microscópio ótico composto e microscopia eletrónica de varrimento.
10h00 | 10h45 | 11h30 | 14h30 | 15h15 | Duração: 30m | Vagas por sessão: 20 | Saber mais

TELHADOS VERDES MEDITERRÂNICOS: PLANTAS (QUASE) SEM ÁGUA | Atividade
Visitar as câmaras de cultura de musgos com capacidade de “ressuscitar” após longos períodos de seca, seguida de visita ao Telhado Verde da FCUL.
10h30 | 14h | 16h30 | Duração: 30m | Vagas por sessão: 20 | Saber mais

HORTA FCUL – UM JARDIM ALIMENTÍCIO NA FACULDADE NA FACULDADE DE CIÊNCIAS | Atividade
Visita a este projeto de caraterísticas únicas, com dez anos de existência, que tem aplicado a permacultura dentro do campus de Ciências.
Modo contínuo (das 14h às 17h) | Duração: 30m | Saber mais

GENÉTICA E DARWINISMO | Palestra - Esgotado!
De que forma pode existir Seleção Natural ao nível dos genes? Os genes estão sujeitos às mesmas leis de Evolução e Seleção Natural que os seres vivos, o que apresenta consequências muito importantes para o mundo vivo bem como para a saúde humana.
11h | Duração: 1h | Vagas por sessão: 60 | Saber mais

CASTAS E AROMAS + VITICULTURA SUSTENTÁVEL | Palestra
Conhecer as castas portuguesas, o comportamento dos seus genes, o seu aroma e como as infeções de fungos as afetam. Compreender por que uma casta é sensível ou resistente à infeção.
11h30 | 12h15 | Duração: 40m | Vagas por sessão: 60 | Saber mais

DIVERSIDADE DE FUNGOS MARINHOS | Palestra
A diversidade dos fungos marinhos associados a diferentes substratos, as metodologias usadas no seu estudo e a suaimportância ecológica e económica.
15h | Duração: 1h | Vagas: 60 | Saber mais

Ponto B | Bioquímica, Química Tecnológica, Química, Física, Engenharia Física, Engenharia Biomédica e Biofísica, Engenharia Geoespacial

INTERFACES HOMEM-COMPUTADOR EM NEUROCIÊNCIAS | Atividade - Esgotado!
Demonstração com o Brain Connectivity Leap, uma aplicação de realidade virtual com controlo por gestos que permite explorar de forma intuitiva o conectoma cerebral humano. Os visitantes poderão também adquirir sinais de eletroencefalografia (EEG) usando um sistema portátil desenvolvido na FCUL.
10h | 11h | 14h | 15h | 16h | | Duração: 30m | Vagas por sessão: 15 | Saber mais

FÍSICA À SOLTA | Atividade - Esgotado!
Demonstrações experimentais variadas sobre fenómenos da física clássica à física moderna.
9h30 |10h15 |11h | 11h45 |12h30 | 14h15 | 15h | 15h45 | 16h30 | Duração: 30m | Vagas por sessão: 10 | Saber mais

AS GALÁXIAS E A EVOLUÇÃO DO UNIVERSO | Atividade
O que conhecemos atualmente sobre a vida das galáxias ao longo da História do Universo? Como é efetuado esse estudo na FCUL? Utilizando os melhores telescópios em funcionamento, mas também participando na sua construção.
10h | 11h30 | 14h | 15h | Duração: 60m | Vagas por sessão: 38 | Saber mais

OBSERVAÇÕES DA ATIVIDADE SOLAR | Atividade
Observação solar através de telescópios especialmente equipados colocados no campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Modo contínuo (das 9h30 às 17h) | Saber mais

UMA VISITA À INVESTIGAÇÃO SOBRE O SISTEMA SOLAR | Atividade - Esgotado!

O que se passa verdadeiramente em Vénus? Que surpresas nos reservam os planetas gigantes? E mais além? Será possível, em breve, estudar as atmosferas de exoplanetas? Esta atividade é uma viagem aos planetas do Sistema Solar, através da investigação sobre atmosferas.
14h30 | 16h | Duração: 30m | Vagas por sessão: 20 | Saber mais

MATÉRIA MOLE COMPUTACIONAL: DOS SMART MATERIALS ÀS SMART TV’S | Atividade - Esgotado!
Como combinar experiências e simulações computacionais para descobrir novos fenómenos e explorar novas tecnologias? A matéria mole é um dos temas mais ativos da física, onde novas ideias são muitas vezes convertidas em tecnologia. Por esse motivo, teóricos e experimentalistas trabalham sempre lado a lado. Vem descobrir como.
10h | 11h | Duração: 45m | Vagas por sessão: 25 | Saber mais

MAGNETISMO NO DIA-A-DIA | Atividade - Esgotado!
Visita ao laboratório de caracterização magnética e baixas temperaturas com apresentação experimental de alguns fenómenos magnéticos.
10h30 |11h15 |12h | 14h15 | 15h | 15h45 | Duração: 30 minutos | Vagas por sessão: 10 | Saber mais

A LUZ E A COR | Atividade - Esgotado!
Apresentação experimental de alguns fenómenos caraterísticos da luz e discussão da cor dos objetos.
10h30 | 11h15 | 12h | Duração: 30 minutos | Vagas por sessão: 10 | Saber mais

GPS EM MOVIMENTO | Atividade - Esgotado!
Demonstração da utilização do GPS de precisão em modo Cinemático em Tempo Real (RTK), acompanhada com explicação sobre os fundamentos do sistema de posicionamento e navegação GPS/GNSS.
11h30 | 12h15 | Duração: 30 minutos | Vagas por sessão: 12 | Saber mais

MODELAÇÃO 3D E LASER SCANNING | Atividade - Esgotado!
Demonstração de modelação 3D de edifícios, estruturas e cidades, usando as tecnologias de aquisição de dados geográficos, com demonstração de Laser Scanning.
10h | 10h45 | 11h30 | 15h15 | 16h | Duração: 30 minutos | Vagas por sessão: 15 | Saber mais

CARVÕES ATIVADOS PARA UM MELHOR AMBIENTE E ÁGUA MAIS PURA | Atividade
Sabias que os carvões ativados funcionam como adsorventes de compostos poluentes presentes no meio aquático? E que estes materiais são empregues em diferentes etapas dos processos de tratamento de águas residuais e águas para consumo? Quando voltares a beber água vais lembrar-te da nossa demonstração…
10h30 | 10h50 | 11h10 | 14h | 14h20 | 14h40 | Duração: 20 minutos | Vagas por sessão: 8 | Saber mais

A PRESENÇA E REMOÇÃO DE METAIS DO NOSSO DIA A DIA | Atividade
Sabias que os cereais que comemos pela manhã contêm ferro e que o conseguimos ver? Descobrir a presença de vários metais, incluindo ferro e prata no nosso dia-a-dia é uma das propostas desta atividade.
10h | 10h30 | 11h | 11h30 | 12h | 12h30 | 13h | 13h30 | 14h | 14h30 |  Duração: 20 minutos | Vagas por sessão: 10 | Saber mais

SUPER CONDUTORES E AS SUAS PROPRIEDADE MÁGICAS | Atividade
Observação das propriedades mágicas de um supercondutor: A resistividade de um material à corrente elétrica diminui com a descida da temperatura. Quando um supercondutor é colocado num campo magnético externo e arrefecido à temperatura de transição, o campo magnético é repelido.
10h30 | 11h | 11h30 | 14h30 | 15h | 15h30 | Duração: 30 minutos | Vagas por sessão: 10 | Saber mais

SABIAS QUE A ADESÃO DE ORGANISMOS MARINHOS É UM DOS MAIORES PROBLEMAS PARA OS NAVIOS? | Atividade
A Bioincrustração é um problema global na gestão de sistemas aquosos nas mais variadas atividades industriais. Nesta atividade serão ilustrados testes reais em mar (protótipos e barcos) realizados com as novas tintas não tóxicas à base de biocidas imobilizados e novos agentes sintetizados inspirados na natureza e testes em condições simuladas (aquário).
10h | 10h30 | 11h | 11h30 | 14h | 14h30 | 15h | 15h30 | 16h | Duração: 25 minutos | Vagas por sessão: 6 | Saber mais

SABIA QUE A ÁGUA PODE SER O NOSSO PIOR INIMIGO? | Atividade
Água é a fonte de vida, mas poderá este bem vital ser o nosso pior inimigo? Vem descobir porquê e como evitá-lo. Recursos vitais naturais como a água, cruciais para o crescimento e sustentabilidade da humanidade, são cada vez mais escassos, em resultado da sua poluição e/ou bio-contaminação.

PEDDY-PAPER – LABORATÓRIOS DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E BIOQUÍMICA | Atividade Esgotado!
Peddy-paper que permitirá aos participantes conhecer as instalações do DQB, nomeadamente laboratórios de ensino e investigação, assim como alunos e docentes do departamento. Ao longo do percurso terás vários desafios científicos para ultrapassar!
10h | 10h45 | 11h30 | 14h | 14h45 | 15h30 | 16h15 | Duração: 40 minutos | Vagas por sessão: 30 | Saber mais

REAÇÕES EM ALTA VELOCIDADE | Atividade Esgotado!
Observar como se aceleram reações químicas em fase líquida, usando catalisadores em estado sólido. E ainda identificar os produtos dessas reações através da técnica de cromatografia gasosa, acoplada a um espectrómetro de massa.
10h | 10h50 | 11h30 | Duração: 20m | Vagas por sessão: 10 | Saber mais

QUÍMICA ANALÍTICA E SOCIEDADE | Atividade - Esgotado!
Como contribui a química analítica para o bem-estar das pessoas? Apresentação de técnicas de preparação de amostras e técnicas de separação, explicando em que situações são utilizadas na vida real. Demonstração das técnicas mais utilizadas atualmente nos laboratórios, com a presença de alunos de mestrado e doutoramento.
14h | 15h | Duração: 45m | Vagas por sessão: 10 | Saber mais & Registo em lista de espera

EXTRAÇÃO DE UM ÓLEO ESSENCIAL A PARTIR DE UMA PLANTA AROMÁTICA | Atividade  - Esgotado!
O que é um óleo essencial? Mostraremos a metodologia mais usada, quer no laboratório quer comercialmente, para extrair um óleo essencial. Os óleos essenciais são cada vez mais utilizados não só como fragrância na indústria de cosméticos e perfumaria assim como na aromoterapia, mas também como aroma e conservantes na indústria alimentar, e farmacêutica, entre outras.
10h | 14h | Duração: 1h | Vagas por sessão: 6 | Saber mais

ANÁLISE DE UMA MOEDA PORTUGUESA ANTIGA POR CRISTALOGRAFIA DE RAIOS-X | Atividade
A proteção e conservação de objetos metálicos pressupõe o conhecimento da composição dos produtos resultantes da interação do objecto com o meio, bem como da sua composição e das características do meio ambiente. No contexto do património cultural a composição das patinas, bem como a composição da liga utilizada no fabrico de moedas, torna-se de extrema importância.
11h30 | 12h |  15h | 15h30 | 16h | Duração: 30m | Vagas por sessão: 8 | Saber mais

APRESENTAÇÃO DAS LICENCIATURAS DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E BIOQUÍMICA (DQB) | Atividade - Esgotado!
Breve apresentação das licenciaturas do departamento (Bioquímica, Química e Química Tecnológica), com enfâse na explicação do que é uma licenciatura no Processo de Bolonha, possibilidade de terem uma licenciatura com um Minor e a continuação dos estudos para os 2º (Mestrados) e 3º (doutoramentos) ciclos.
10h30 | 14h | Duração: 30m | Vagas por sessão: 40 | Saber mais

VIAGEM AO MUNDO DAS PROTEÍNAS E O CASO DAS PROTEÍNAS MAL FORMADAS | Conferência - Esgotado!
“Viagem” ao universo da bioquímica das proteínas, essas importantíssimas macromoléculas que desempenham as mais variadas funções na célula. Como se formam, qual a importância da sua estrutura 3D, e o que é o lixo proteico que se forma em doenças neurodegenerativas como a Doença de Alzheimer?... Participa para descobrir!
11h | 14h30 | Duração: 30m | Vagas por sessão: 40 | Saber mais

CHOCOLATE – DO LABORATÓRIO À FÁBRICA | Conferência - Esgotado!
Descobre em apenas 30 minutos os muitos aspetos do Chocolate: químicos, físicos, biológicos, económicos, sociais…
11h30 | Duração: 30m | Vagas por sessão: 40 | Saber mais

VISITA AO LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGANOMETÁLICA | Atividade
O desenvolvimento de novos medicamentos é uma área muito importante para fazer face às doenças que constantemente assolam a humanidade. Neste contexto, o desenvolvimento de fármacos para o combate ao cancro apresenta uma importância particular na sociedade atual. Nesta visita serão ilustradas as várias abordagens de síntese a este tema.
9h30 | 10h10 | 10h50 | 11h30 | Duração: 30m  | Vagas por sessão: 8 | Saber mais

Ponto C | Meteorologia, Oceanografia e Geofísica

SENTIR UM SISMO | Atividade
Usando a plataforma sísmica do IDL (Instituto Dom Luiz) vai ser possível sentir um sismo e com essa atividade aprender os comportamentos adequados a ter nessas situações. Os registos de um acelerómetro vão permitir estimar a intensidade macrossísmica e com esse valor saber qual a magnitude e a que distância teria de ser gerado um sismo para causar a vibração sentida.

SER SISMOLOGISTA | Atividade
Os visitantes vão conhecer o trabalho de um sismologista e os meios que tem à sua disposição para a observação sísmica. Irão fazer a análise de sismogramas, calcular o epicentro do sismo e determinar a sua magnitude.
15h | 15h30 | Duração: 20m | Vagas por sessão: 10 |  Saber mais

SIMULAR UM TSUNAMI | Atividade
Usando a tina de tsunamis do IDL (Instituto Dom Luiz), poderás apreciar a diferença que existe entre as diferentes ondas que se formam num oceano, causadas pelo vento ou por um sismo submarino. A velocidade das ondas de tsunami obedecem a uma lei simples que poderá ser verificada com esta experiência.

DETEÇÃO REMOTA E METEOROLOGIA | Projeções em vídeo
A previsão do tempo e o papel da deteção remota. A utilização da deteção remota para monitorizar a erupção do Monte Etna e a evolução do ciclone Tropical Winston. Estes sãos temas em destaque em três vídeos que serão projetados para os visitantes.

A FORÇA DE CORIOLIS | Atividade
Usando o planeta mágico e duas experiências simples, uma com garrafões de água e outra com duas bolas de madeira, pretende-se dar a conhecer a força de Coriolis e o seu efeito na circulação oceânica.
Modo contínuo (das 9h30 às 17h) | Saber mais

TIRO AO ALVO COM UM TORNADO | Cancelado!
Jogo de tiro ao alvo com ar em rotação, para demonstrar que a forte coerência espacial dos sistemas meteorológicos é consequência do seu movimento de rotação.
Modo contínuo (das 9h30 às 17h) | Saber mais

O QUE ACONTECE SE O ÁRTICO DERRETER? | Cancelado!
Compreender que o derretimento do Ártico (Icebergs) não contribui para a subida do nível médio do mar, ao contrário da Antártida (glaciares), e que a subida do nível médio do mar registado nas últimas décadas se deve sobretudo à expansão térmica da água dos oceanos.
Modo contínuo (das 9h30 às 17h) | Saber mais

SOL: O MOTOR DO CLIMA | Cancelado!
Partir à descoberta do efeito da incidência de radiação solar em diferentes materiais (areia, terra, água) e discussão em torno da importância das diferenças de temperatura para a circulação atmosférica e oceânica.
Modo contínuo (das 9h30 às 17h) | Duração: 10m | Vagas por sessão: 15 | Saber mais

O OCEANO EM MOVIMENTO | Cancelado!
Usando experiência simples pretende-se dar a conhecer como funciona o oceano e como é que os oceanógrafos fazem para o monitorizar e compreender.​
Modo contínuo (das 9h30 às 17h) | Saber mais

Ponto D | Engenharia Informática, Tecnologias de Informação, Engenharia da Energia e do Ambiente,   Estatística Aplicada, Matemática, Matemática Aplicada, Geologia

EXPERIMENTA A GEOMETRIA NO LABORATÓRIO GI2! | Atividade
O laboratório de geometria pretende proporcionar aos alunos dos diferentes níveis de ensino a experiência de trabalhar em computador conceitos de geometria, resolvendo desafios geométricos adaptados ao seu grau de ensino.
12h | 14h | Duração: 50m | Vagas por sessão: 20 | Saber mais

PORQUÊ A MATEMÁTICA? | Atividade
Uma conversa informal sobre a relevância da matemática na sociedade atual e as saídas profissionais das licenciaturas em Matemática.
10h | 11h | Duração: 50m | Vagas por sessão: 35 | Saber mais

FORMAS E FÓRMULAS | Exposição
Exposição de modelos que evidencia a ligação entre formas e fórmulas. Tem como objetivo mostrar que a matemática pode aproximar e traduzir em equações as formas naturais e as criadas pelo homem e, reciprocamente, permitir a visualização de formas geradas por equações.

JOGOS DE AZAR E COMO RELACIONÁ-LOS COM A PROBABILIDADE | Atividade
Através da realização de um jogo, relacionaremos os resultados obtidos com as probabilidades associadas aos jogos de azar. Serão constituídas três equipas de quatro elementos cada. Cada elemento de cada equipa vai lançar uma bola que percorre um de vários caminhos dentro de uma caixa. Cada caminho tem vários obstáculos. Assim, colocando a bola numa determinada posição, esta seguirá, devido aos obstáculos, diferentes caminhos com probabilidades diferentes.
11h | 15h | Duração: 15m | Vagas por sessão: 12 | Saber mais

À DESCOBERTA DA ESTATÍSTICA E DA INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL | Atividade
Afinal, o que é Estatística? Eu sei o que é a Investigação Operacional? Porque é que a Estatística é importante e transversal às outras ciências? Tens resposta para estas questões? Não? Então só tens que fazer uma visita ao DEIO (Departamento de Estatística e Investigação Operacional) e descobrir o que por lá se faz.
10h30 | 14h30 | 16h | Duração: 45m | Vagas por sessão: 15 | Saber mais

DATA-DRIVEN HEALTHCARE FOR PARKINSONS | Atividade
Apresentação da plataforma de recolha e análise de dados de atividade para monitorização de doente com Parkinson.
Modo contínuo (das 10h às 12h30) | Saber mais

JOGOS DE JI - HAND THAT FEEDS YOU | Atividade
Apresentação dos jogos desenvolvidos na cadeira de Jogos Interactivos.

BOOKWORM | Atividade
Apresentação de uma aplicação utilizada para recomendação de livros entre outras funcionalidades desenvolvida na disciplina de Computação.
Modo contínuo (das 10h às 12h30) | Duração: 20m | Saber mais

SENSEI + SENSEI EXPANSE | Atividade
Apresentação de uma Android app + serviço Web que compõem a ferramenta de estudo de relação empatíca entre humanos e agentes artificiais.
Modo contínuo (das 10h às 16h30) | Duração: 20m | Saber mais

EARTHWORLD | Atividade
Apresentação/demonstração de um jogo RPG baseado em geolocalização.

VISUALIZAÇÃO DE CONJUNTOS DE TRAJETOS URBANOS | Atividade
Demonstração e experimentação de um sistema para analisar conjuntos de trajetos urbanos num mapa, interagindo com gráficos inspirados nas rosas dos ventos, e com aplicação de filtros de espaço e tempo.
Modo contínuo (das 10h às 12h30) | Duração: 20m | Saber mais

COMPUTAÇÃO POR EVOLUÇÃO | Atividade
A computação evolutiva imita os processos de reprodução e seleção natural observados na natureza. Nesta demonstração vamos observar a evolução de uma população de carros 2D, desde veículos cujos componentes (rodas, suspensões, etc) são escolhidos de forma aleatória, até veículos altamente especializados em percorrer terrenos acidentados.
Modo contínuo (das 14h às 16h30) | Duração: 20m | Saber mais

VISUALEAGUE 2.0 | Atividade
O VisuaLeague tira partido da elevada quantidade de dados telemétricos recolhidos pela Riot Games, provenientes de partidas de League of Legends e explora técnicas de visualização, como mapas animados, para explorar os dados espácio-temporais (por exemplo, onde os personagens morreram ou quando uma torre foi destruída) e analisar o desempenho pessoal em partidas de League of Legends.

INFORMÁTICA EM CIÊNCIAS | Atividade
Uma demonstração animada e interactiva de diferentes projectos de alunos das licenciaturas em Engenharia Informática e Tecnologias de Informação. A atividade conta com o apoio e presença da Comissão de Alunos do Departamento de Informática.
Modo contínuo (das 10h às 12h30 e das 14h às 16h30) | Duração: 30m | Saber mais

LABORATÓRIOS SCRATCH | Atividade
Demonstração e exploração pelos visitantes de uma ferramenta (o Scratch) que permite a introdução à programação de uma forma intuitiva, graças a uma componente visual na interação, visando a familiarização com o tópico 'programação' de uma forma divertida.
10h | 11h | 14h | 15h | Duração: 50m | Vagas por sessão: 24 | Saber mais

CARROS SOLARES | Atividade
Os carros solares são carros elétricos com um sistema de carregamento baseado em energia solar através de um painel fotovoltaico exposto à radiação solar. Nesta atividade podes conduzir e conhecer melhor como funciona este carro. Para além disso, poderás conhecer outros projetos como este desenvolvidos pelos alunos do Mestrado Integrado de Engenharia da Energia e Ambiente.
Modo contínuo (das 10h às 16h) | Saber mais

DEMONSTRAÇÃO DE VEÍCULOS ELÉCTRICOS AUTÓNOMOS EM MINIATURA | Atividade

Demonstração de veículos eléctricos em miniatura para a mobilidade autónoma do futuro recorrendo a programação e electrotecnia.
Modo contínuo (das 10h às 12h) | Saber mais

VISITA AO CAMPUS SOLAR | Atividade
Visita ao laboratório de investigação de energia solar, que inclui a apresentação de um conjunto de protótipos experimentais para aproveitamento de energia solar e equipamento de medição de radiação e energia solar.
10h | 10h45h11h30h | Duração: 30 m | Vagas por sessão: 20 | Saber mais

SOLAR CITY | Atividade
Nesta atividade, os alunos deverão construir cidades sustentáveis com os materiais disponíveis e fazer algumas escolhas acerca da produção e consumo da sua cidade.
10h | 11h | 14h | 15h | Duração: 1h | Vagas por sessão: 15 | Saber mais

O TEMPO GEOLÓGICO ESSE GIGANTE. O COMPORTAMENTO DOS MATERIAIS, FALHAS, SISMOS E O TERRAMOTO DE 1755 | Atividade
O Terramoto de 1755 foi um sismo histórico de grande intensidade. Com materiais análogos aos naturais são exemplificados alguns dos comportamentos reológicos, como os frágeis que desencadeiam os sismos e respectivas libertações de energia. Essas energias libertam-se sob vários aspectos ao longo das Falhas Geológicas. O que são Magnitudes e Intensidades? Como variam no tempo e no espaço as ocorrências desses sismos?
10h | 14h | Duração: 45m | Vagas por sessão: 25 | Saber mais

A TERRA AO MICROSCÓPIO| Atividade
Observação macro e microscópica de rochas, minerais e fosseis.
Modo contínuo (das 9h30 às 17h) | Duração: 15m | Saber mais

SIMULAÇÃO DE ONDAS DE TSUNAMI | Atividade
11h | 11h30 | 14h | 14h30 | 15h | 15h30 | Duração: 15m | Vagas por sessão: 20 | Saber mais

Ponto E | TecLabs - Centro de Inovação da Faculdade de Ciências

DESCOBRE O UNIVERSO EMPREENDEDOR DE CIÊNCIAS | Atividade  - Esgotado!
Nos últimos anos o empreendedorismo virou moda e trending topic nacional, mas no Tec Labs - incubadora de empresas da Faculdade de Ciências da Ulisboa - ele é mais do que isso. É o que nos guia, orienta e motiva. Poder transformar o conhecimento que é gerado na Faculdade em valor económico e mudar vidas das pessoas é o que nos move diariamente. Durante a visita será possível conhecer o trabalho que fazemos, algumas das empresas que incubamos e alguns dos projetos ou núcleos empreendedores que apoiamos. Das ciências da vida à informática, da realidade virtual à energia, das neurociências à impressão 3D, serão várias as possibilidades. Só falta juntares-te a nós!
10h | 14h30 | Duração: 60m | Vagas por sessão: 40 | Saber mais

Ponto F | MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

VISITA AO MARE | Atividade - Esgotado!
Os visitantes terão a oportunidade de visitar o MARE e os seus laboratórios, guiados pelos seus investigadores. Poderão visitar os laboratórios de macroinvertebrados, de ecologia marinha e a algoteca e terão a oportunidade de ficar a conhecer o trabalho desenvolvido no centro de investigação, observar diferentes espécies de organismos marinhos e aprender sobre as técnicas utilizadas no estudo dos mesmos.
10h | 14h | Duração: 120m | Vagas por sessão: 30 | Saber mais