Nova App do Jardim Botânico Tropical

APP JBT- 4 percursos que permitem uma experiência em realidade aumentada e multimédia.

 

O Jardim Botânico Tropical (JBT), em Belém, um dos jardins da nossa universidade, reabriu ao público a 25 janeiro de 2020, depois de terem sido realizadas obras de recuperação. No dia 14 de junho de 2020 foi lançada uma nova aplicação móvel, designada App JBT que oferece aos visitantes uma experiência diferente de interação com os diferentes espaços e épocas deste jardim.

App JBT está disponível em quatro idiomas (português, inglês, francês e espanhol) e foi concebida para o sistema Android 6.0 ou mais recente. Esta aplicação proporciona quatro percursos temáticos que recorrem a experiências de realidade aumentada e multimédia: “Árvores a não perder”, onde se identificam as árvores mais emblemáticas do Jardim; “Jardim com história”, em que o visitante é convidado a conhecer as várias épocas históricas representadas neste espaço, que remonta ao século XVII; “Aves”, que permite conhecer as espécies de aves mais comuns no Jardim; e “Sensores da natureza”, onde o público pode conhecer a diversidade natural que este espaço tem para oferecer.

Os quatro percursos da App poderão ser descarregados, existindo no local um ponto de wi-fi gratuito junto do edifício da “Casa da Direção” e permitirão ao visitante explorar o Jardim de uma forma orientada, encaminhando-o para os principais pontos de interesse.

A App JBT foi desenvolvida por uma equipa do Departamento de Informática da Ciências ULisboa - Rafael Torres, Stefan Postolashe, Ana Paula Afonso, Ana Paula Cláudio, António Ferreira, Maria Beatriz Carmo e Maria Dulce Domingos, no âmbito de um projeto da Reitoria da ULisboa liderado pelo vice-reitor Pinto Paixão, professor do Departamento de Estatística e Investigação Operacional da Ciências ULisboa. Este projeto envolveu ainda outros parceiros da Ciências ULisboa, nomeadamente dos Departamentos de Biologia Animal, Biologia Vegetal e Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia; bem como do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da ULisboa - Maria Cristina Duarte, Ana Godinho, Raquel Barata, César Garcia, Ana Leal, Palmira Carvalho, Cecília Sérgio e Paula Redweik.