Projetos COVID-19

Photo by CDC on Unsplash

Portal Science 4 COVID-19: descubra o portal da FCT que permite a compilação de ideias, ações em curso, identificação de capacidade instalada disponível e grupos de trabalho, ao mesmo tempo que disponibiliza meios de trabalho colaborativo online.

Portal Science 4 COVID-19 é uma iniciativa da FCT - Fundação para Ciência e a Tecnologia e da AICIB - Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, em parceria com as autoridades de saúde e instituições de investigação científica, públicas e privadas, para mobilizar as comunidades científicas em projetos e atividades conjuntas de Investigação e Desenvolvimento (I&D) que visem o combate à COVID-19.

Em linha com o Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença da Direção Geral da Saúde (DGS), bem como com as estratégias de outras autoridades europeias e internacionais de saúde.

Destaca-se que a comunidade científica e tecnológica nacional tem mobilizado toda a sua capacidade humana e material para dar respostas ao atual surto do novo coronavírus e da COVID-19.

Saiba mais em Science 4 COVID-19.

 

CEAUL e CMAFcIO - Dados COVID-19

CEAUL e CMAFcIO - Informações associadas à COVID-19

Informação disponível em http://ceaul.org/covid19/.

 

Mapa de risco para Portugal

Mapa

O modelo visa estimar a taxa de risco de cada concelho de Portugal, tendo em consideração a dinâmica de transmissão do SARS-COV-2, os padrões de mobilidade recorrente em Portugal e a demografia da população portuguesa
Fonte: https://covid-19-risk.github.io/map/

O Centro de Física Teórica e Computacional de Ciências ULisboa participa no desenvolvimento do mapa de risco de propagação da COVID-19 por contágio comunitário em Portugal, um projeto coordenado pelas Universitat Rovira i Virgili, em Tarragona, e Universidad de Zaragoza, em Zaragoza, ambas em Espanha e que em Portugal tem como parceiros a NOS, a Data Science Portuguese Association e a Closer Consulting.

Ler notícia.

 

ICAM COVID-19

ICAM COVID-19: Informação Científica de Apoio aos Médicos

Um repositório de sinopses em português, produzidas por uma equipa de médicos e investigadores voluntários, que diariamente selecionam os artigos científicos mais relevantes sobre a COVID-19.

O projeto nasceu da colaboração voluntária entre estudantes de Medicina, internos de formação geral e médicos especialistas do Centro Hospitalar Universitário do Algarve e do ABC - Algarve Biomedical Center, investigadores do Biosystems & Integrative Sciences Institute (BioISI) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em parceria com as empresas Algardata, Senso Comum, e a task force voluntária Tech4Covid.

Repositório disponível em http://www.icam.org.pt/.