Matemática

Estágios de Verão em Matemática

A 1.ª edição dos Estágios de Verão em Matemática organizados pelo DM chegou ao fim do dia 26 de julho de 2024.

O evento decorreu durante duas semanas no DM e foi acolhido com muito entusiasmo pelos estagiários, orientadores, palestrantes e público em geral.

Fotografia de grupo dos vários participantes
Foto de despedida do evento

Fotografia de grupo dos vários estagiários
Foto dos estagiários

Fotografia de grupo dos vários mentores
Foto dos mentores

Abertos a alunos de licenciatura, os EVM contaram com estagiários da FCUL - do DM e DF- e da Universidade Nova de Lisboa. O programa consistiu em trabalho realizado pelos estagiários na forma de um pequeno projeto matemático desenvolvido sob a orientação dos mentores (doutorandos e mestrandos do DM), seminários científicos ou workshops diários, e terminou com “chave de ouro” com a apresentação individual dos projetos de trabalho dos estagiários, no dia 26/07 à tarde.

Dado o sucesso do evento, a 2.ª edição dos EVM está desde já prometida para o verão de 2025.

Ver detalhes dos projetos, orientadores, candidaturas e o seu programa em https://evmfcul.wixsite.com/matematica.

 

Estamos a contratar

O Departamento de Matemática é um departamento que oferece amplas oportunidades, pois está em franco processo de renovação.

A faculdade está presentemente a contratar professores auxiliares para o seu Departamento de Matemática, uma política a seguir nos próximos anos.

 

Bem-vindos ao Departamento de Matemática

O nosso Departamento tem uma longa tradição e prestígio, sendo o mais antigo Departamento de Matemática na região de Lisboa, inserido na centenária Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O Departamento tem quatro missões fundamentais:

  1. Lecionar cursos de Matemática necessários para a Faculdade de Ciências e Universidade de Lisboa. No que se refere à Matemática, o Departamento oferece graus em matemática pura e aplicada, desde Licenciaturas ao seu Programa Doutoral.
  2. Formar matemáticos para o mundo contemporâneo e para múltiplas profissões. O raciocínio rigoroso, o conhecimento científico, a criatividade, a habilidade para estruturar problemas da vida real são qualidades bem apreciadas por uma variedade de empregadores.
  3. Fazer investigação em matemática e treinar futuros investigadores. A investigação no Departamento abrange um largo leque de áreas científicas, desde lógica a complexidade computacional, teoria matricial a combinatória, equações diferenciais ordinárias e parciais, geometria diferencial e algébrica, entre outras, com aplicações relevantes a problemas da vida real.
  4. Participar na formação de professores de matemática dos ensinos básico e secundário. O Departamento mantém a longa tradição de contribuir para a formação de professores. Tem também uma larga gama de ações de divulgação, destinadas em particular a estudantes e professores das escolas de ensino pré-universitário.

A atividade do departamento não se esgota nestas missões, já que, através das contribuições individuais dos seus membros, ao longo dos tempos o Departamento tem tido uma vincada presença intelectual na sociedade. Desde a matemática pura às aplicações, passando pelo reconhecimento da importância da informática nos dias de hoje, o Departamento está decididamente virado para o futuro como um departamento vibrante, internacional e cientificamente sólido.

Teresa Faria
Presidente